Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Segunda morte na Madeira. Brasil com 10.554 novos casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Segunda morte na Madeira. Brasil com 10.554 novos casos
Notícias ao Minuto

08:11 - 08/11/20 por Anabela Sousa Dantas e Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Foram este sábado anunciadas as novas medidas do Estado de Emergência, tendo o Governo optado por aplicar recolher obrigatório a partir das 23 horas durante a semana e ao fins de semana desde as 13 horas nos 121 concelhos de risco

O primeiro-ministro, António Costa, explicou, depois de terminado o Conselho de Ministros, que os convívios familiares são "momentos de grande contágio" e que estas decisões foram tomadas com "o objetivo de podermos ter todos um Natal em segurança". Estas medidas, sublinhe-se, entram em vigor a partir das 00h00 desta segunda-feira, dia 9 de novembro, até às 23h59 de dia 23 deste mês.

A pandemia de Covid-19 já causou pelo menos 1.250.879 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em dezembro na China.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Termina por aqui este acompanhamento da evolução da Covid-19, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de segunda-feira. 

Se tiver sintomas da Covid-19, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

E não se esqueça: Portugal está, a partir das 00h00 desta segunda-feira, novamente em Estado de Emergência com recolhimento obrigatório. 

23h29 - A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) pede ao Governo e à Assembleia da República a aplicação das rendas variáveis no ano 2021 e uma redução das rendas dos lojistas e dos restaurantes de rua.

22h53 - "Um choque necessário": Marques Mendes considerou, no seu espaço habitual de comentário na SIC, que, "chegados ao estado a que chegamos", as novas medidas tomadas de combate à pandemia em Portugal, sobretudo o recolher obrigatório, são um "choque, mas um choque necessário". 

22h25 - Segunda morte na Madeira: A Madeira registou hoje o segundo óbito por covid-19 desde 16 de março, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde.

22h24 - Atualização no Brasil: O Brasil registou 128 mortes e 10.554 novos casos de infeção pela covid-19 nas últimas 24 horas, revelou hoje o Ministério da Saúde do país.

22h23 - Proteção Civil envia SMS: Também recebeu? A Proteção Civil enviou uma mensagem aos residentes dos 121 concelhos abrangidos pelas medidas anunciadas este fim de semana a alertar sobre o recolher obrigatório entre as 23 horas e as 5 horas, durante a semana, e entre as 13 horas e as 5 horas nos próximos dois fins de semana.

21h57 - Atualização na Madeira: A Madeira registou hoje 13 novos casos de covid-19 - cinco importados e oito de transmissão local - e sete recuperações, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), adiantando que o total de infeções ativas é agora de 198.

20h00 - "O uso obrigatório de máscara em espaços públicos é uma medida preventiva fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença", lembra o SNS

19h51 - Medidas do Governo são "catastróficas": A secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) classificou hoje de "catastróficas" as restrições de circulação anunciadas hoje pelo Governo para os próximos dois fins-de-semana, no âmbito do estado de emergência.

18h52 - Atualização em Angola: Angola registou mais 98 infeções pelo novo coronavírus, quatro mortes e 252 pacientes recuperados, anunciou hoje o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

18h41 - Centro Escolar de Ourique fecha após caso positivo: O Centro Escolar de Ourique (Beja), com jardim-de-infância e 1.º ciclo, está fechado a partir de segunda-feira, após uma funcionária ter tido resultado positivo para o coronavírus que provoca a covid-19, revelou hoje a câmara.

18h36 - Donos de restaurantes concentram-se em protesto 2.ª feira no Porto: Um grupo de proprietários de restaurantes promove na segunda-feira uma concentração nos Aliados, no Porto, seguida de marcha lenta até à VCI, para denunciar o "desespero" do setor face às novas restrições anunciadas para combater a pandemia.

18h00 - INEM transportou 3.072 casos suspeitos e efetuou 843 colheitas biológicas

17h41 - O presidente da Câmara da Batalha (PSD) considera que as medidas determinadas para apenas 121 concelhos "não fazem sentido" de "forma isolada", tendo exposto a crítica numa carta ao primeiro-ministro.

17h38 - A Iniciativa Liberal reagiu às medidas decretadas pelo Governo: 

17h36 - Reação da Ordem dos Advogados: As medidas anunciadas pelo Governo, no âmbito do Estado de Emergência, são segundo a Ordem dos Advogados (OA), "uma fortíssima restrição do direito ao repouso", ao lazer e "ao descanso semanal dos trabalhadores".

17h16 - A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) avisou hoje que, face ao recolher obrigatório determinado para os dois próximos fins de semana a partir das 13h00, as dioceses devem reagendar as celebrações vespertinas e restantes atividades para outros horários.

17h02 - Atualização no mundo: Mais de 50 milhões de casos do novo coronavírus foram oficialmente detetados em todo o mundo, desde o início da pandemia no final de 2019, até às 16h15 de hoje, segundo o último balanço da AFP.

16h59 - Atualização no Reino Unido: Reino Unido registou mais 20.572 novos casos de Covid-19 e 156 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, indicam os dados atualizados este domingo pelo Ministério da Saúde britânico, depois de ontem terem sido notificadas 413 mortes, o maior registo diário desde maio

16h51 - Fenprof desiludida: A Fenprof mostrou-se hoje desiludida com as medidas do Governo para as escolas nesta fase de estado de emergência e criticou a falta de diálogo sobre as tarefas a desempenhar pelos professores sem componente letiva.

16h45 - Reação do PCP: O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, classificou hoje as medidas aprovadas pelo Governo no sábado como "desproporcionais, incongruentes e desadequadas", defendendo que o caminho deveria ser o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

16h15 - Atualização em Itália: Itália soma mais 32.616 diagnósticos positivos de Covid-19, um aumento de 3,6% face ao dia anterior,  fazendo aumentar o total de casos, desde o início da pandemia, para 935.104, de acordo com a atualização feita este domingo pelas autoridades. 

16h13 - Atualização nos Açores: As 1.121 análises realizadas nos Açores nas últimas 24 horas revelaram 15 casos de covid-19, dos quais 11 são em São Miguel, três na Terceira e um em São Jorge.

16h11 - Atualização em Moçambique: Moçambique registou mais 191 novos casos positivos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, subindo o total para 13.768 casos positivos e mantendo-se com 99 óbitos, anunciou o Ministério da Saúde.

15h36 - Veja as imagens do Conselho de Ministros extaordinário de sábado, onde o Governo adotou novas medidas de combate à pandemia.

15h23 - INATEL disponibiliza camas: A Fundação INATEL tem disponíveis de imediato cerca de 250 camas para acolher utentes não covid, que tiveram alta dos hospitais mas que não têm para onde ir, criando assim mais vagas de internamento.

14h50Centros comerciais consideram recolher obrigatório um golpe para o setor. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou hoje para as "graves consequências" e "grande golpe" dado ao comércio e restauração com a proibição de circulação nos próximos dois fins de semana, aprovada sábado no âmbito do estado de emergência.

14h48 Circulação limitada é "mais um prego no caixão" nos espetáculos. A limitação de circulação ao fim de semana é "mais um prego no caixão" do setor da cultura, que já está "numa situação dramática", afirmou hoje dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, Audiovisual e Músicos (Cena-STE).

14h22 - Atualização dos dados epidemiológicos em Portugal. O relatório da situação epidemiológica divulgado este domingo pela Direção-geral de Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 5.784 novos casos de infeção e mais 48 mortes devido à Covid-19. Em comparação com ontem, verifica-se um aumento significativo do número de hospitalizações devido ao novo vírus, sendo que este domingo foram internados mais 102 doentes, elevando o número total para 2.522. No sábado, o número de hospitalizados tinham descido (menos cinco casos).

13h20 Surto infeta 37 utentes e nove funcionários em lar de Caminha. Trinta e sete utentes e nove funcionários do lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, estão infetados com o novo coronavírus, revelou hoje à Lusa o presidente da Câmara.

12h51 Número de mortes e de infeções volta a subir em África. África registou nas últimas 24 horas um aumento 378 mortes relacionadas com a Covid-19 e quase mais 15 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, mas o indicador que mais subiu foi o número de recuperados.

12h48 Ex-jogador do Sporting testa positivo horas antes de defrontar Mourinho. O treinador dos baggies, Slaven Bilicinformou que Matheus Pereira e Branislav Ivanovic testaram positivo ao novo coronavírus, o que os afastou do duelo frente aos 'spurs'.

12h35 Reino Unido proíbe entrada de transportes com origem na Dinamarca. O governo do Reino Unido proibiu temporariamente, a partir de hoje, a entrada de camiões, navios e aviões provenientes da Dinamarca, após ter sido detetada uma mutação do vírus SARS-CoV-2 que passou de animais para humanos.

12h21 - OMS deseja retoma de relações com os EUA prometida por Biden. A Organização Mundial de Saúde (OMS) deseja retomar as relações com os Estados Unidos, após a vitória de Joe Biden nas presidenciais, que na campanha prometeu reavaliar o processo de saída do país ordenada por Donald Trump.

12h10 Pandemia foi fator decisivo para derrota de Trump. A gestão da pandemia foi um dos fatores decisivos para a derrota de Donald Trump nas eleições norte-americanas, segundo o analista de relações internacionais Filipe Vasconcelos Romão, que destacou a "surpreendente" mobilização do eleitorado.

11h56Brasil poderá fabricar um milhão de vacinas por dia em 2021. Uma nova fábrica do Instituto Butantan poderá produzir por dia um milhão de doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 a ser testada no Brasil, a partir do segundo trimestre de 2021, disse à Lusa o secretário de Saúde de São Paulo.

11h20Ordem dos Médicos concorda com Emergência e faz aviso à população. A Ordem dos Médicos congratulou-se hoje com a declaração de estado de emergência, que queria ativado mais precocemente, e avisou a população sobre um agravamento da pandemia nas próximas semanas e a necessidade de manter medidas preventivas. Reagindo à aprovação pelo Governo, no sábado, das medidas que vão vigorar entre segunda-feira e 23 de novembro, o bastonário e o Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos (OM) manifestaram, "neste momento de crescente atividade pandémica e de imperiosa coesão nacional no combate ao inimigo comum, a total concordância" com a declaração do estado de emergência. 

Em comunicado hoje divulgado, a OM faz também um alerta à população, avisando que vai haver um agravamento progressivo da covid-19 nas próximas semanas, e que é necessário manter "uma total adesão" às medidas preventivas.

11h01 - Chefe das forças armadas britânicas diz que risco de nova guerra mundial é real. O chefe das forças armadas britânicas afirmou que existe "um risco" de uma nova guerra mundial se os atuais pequenos conflitos mundiais subirem de tom, agregando mais países e mais armas. O general Nick Carter explicou, em entrevista à Sky News, que a crise económica global causada pelo novo coronavírus poderá espoletar novas ameaças de segurança, inclusive uma nova guerra. "Temos que nos lembrar de que a história poderá não se repetir, mas tem um ritmo, e se olharmos para o último século, antes das duas guerras mundiais, acho que é inegável que houve escalada, o que levou a erros de cálculo e que, em última instância, levou a uma guerra a uma escala que esperamos não viver de novo".

10h10Turismo no interior adapta oferta ao teletrabalho mas procura é tímida. Unidades hoteleiras e de alojamento local no interior da região Centro têm estado a adaptar a sua oferta para o teletrabalho de famílias que procuram sair dos concelhos do litoral do país, com a expectativa de que este tipo de procura aumente.

9h53 Alemanha com mais 16.017 contágios e 63 mortes no último dia. Autoridades sanitárias contabilizam mais 16.017 casos de infeção confirmados no último dia, uma descida significativa em relação ao dia anterior, em que foram reportados mais de 23 mil casos.

8h03 Funcionários públicos em isolamento ou sem atividade vão dar apoio. Funcionários públicos em isolamento profilático ou sem atividade por serem de grupos de risco e professores sem componente letiva vão ser mobilizados para o acompanhamento e vigilância relativamente à Covid-19, visando atenuar a pressão nos sistemas de saúde.

8h02 - Não acompanhou a comunicação do primeiro-ministro, ontem à noite? Eis o mais importante:

8h01 - Algumas atualizações da situação pandémica nas últimas horas:

  • México regista 485 mortos e 6.807 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o número total de óbitos subiu para 94.808 e o de casos para 961.938.
  • China regista 28 casos oriundos do exterior. Os 28 casos importados foram diagnosticados nos municípios de Xangai (leste) e nas províncias de Fujian (leste), Sichuan (sudoeste), Shaanxi (centro), Shanxi (centro), Hubei (centro), Zhejiang (leste) e Guangdong (sul).
  • EUA com 994 mortos e mais de 124 mil casos em 24 horas. O balanço, feito pelas 22h00 de sábado (3h00 de hoje em Lisboa), eleva para 237.019 o número total de óbitos no país e para 9.851.717 o número de casos contabilizados desde o início da pandemia.

8h00 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, este domingo. Clique aqui para conferir as atualizações de sábado, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório