Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de duas dezenas de companhias aéreas não viajaram para Lisboa

Os dados revelam que 23 companhias aéreas não voaram para Lisboa, em consequência da pandemia.

Mais de duas dezenas de companhias aéreas não viajaram para Lisboa
Notícias ao Minuto

09:48 - 09/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Aviação

Mais de duas dezenas de companhias aéreas não realizaram voos para o aeroporto de Lisboa no terceiro trimestre, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). United Air Lines, Aer Lingus e Delta Airlines são alguns dos exemplos. 

Os dados revelam que 23 companhias aéreas não voaram para Lisboa, em consequência da pandemia, o que significa que a United Air Lines que no ano passado realizou 367 ligações no 3.º trimestre, este ano não voou para Lisboa no período de verão. 

Lembra a ANAC que, no 3.º trimestre deste ano, "as restrições impostas ao transporte aéreo foram também aligeiradas, concretamente o fim da Interditação do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal de todos os voos de e para países que não integram a União Europeia ou que não sejam países associados ao Espaço Schengen, para a sua autorização em função da natureza de viagem essencial, cujo conceito foi, igualmente, alargado". 

Porém, "apesar das orientações emanadas pelas entidades reguladoras supranacionais, manteve-se a descoordenação nas respostas dos vários países à forma de processamento dos passageiros dos voos internacionais, um facto que é apontado como um indutor de desconfiança nos passageiros e que compromete a recuperação setorial", refere a ANAC

Além disso, verificou-se uma evolução negativa da pandemia, "contrariando as perspetivas mais otimistas traçadas". 

Em Portugal, o terceiro trimestre de 2020 registou quebras homólogas de 53% em número de movimentos e de 72% em número de passageiros transportados. O aeroporto de Lisboa liderou as quebras homólogas, apresentando cerca de -64% de movimentos e -76% de passageiros transportados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório