Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

EUA ultrapassam os dez milhões de casos, quase 20% do total mundial

Os Estados Unidos ultrapassaram hoje os dez milhões de contágios pelo novo coronavírus, contabilizando 19,7% do total de infetados em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o último balanço da Universidade de Johns Hopkins.

EUA ultrapassam os dez milhões de casos, quase 20% do total mundial
Notícias ao Minuto

21:45 - 09/11/20 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com esta instituição académica, os Estados Unidos da América (EUA) contabilizaram até ao dia de hoje 10.018.278 infeções pelo SARS-CoV-2 e 237.742 mortes.

Os EUA são o país mais afetado pela pandemia, registando também 18,7% do total de óbitos em tudo o mundo por causa da covid-19, explicita a Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, a índia é o país que regista o maior número de contágios (8.553.657), seguida pelo Brasil (5.664.115).

Estes números são conhecidos horas depois de o Presidente eleito dos EUA, o democrata Joe Biden, reunir uma equipa de especialistas para delinear uma estratégia para mitigar a propagação do novo coronavírus.

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, insistiu hoje no apelo para que todos os norte-americanos usem máscaras de proteção individual, alertando que o país enfrenta um "inverno muito sombrio" devido à crescente ameaça do novo coronavírus.

"Estamos diante de um inverno muito sombrio", disse Joe Biden numa intervenção em Wilmington, estado de Delaware, depois de uma reunião com o recém-criado grupo de trabalho para o combate à pandemia da doença covid-19, cuja composição de peritos foi hoje anunciada.

"Peço-vos. Usem máscara", afirmou o político democrata, insistindo: "Façam-no por vocês. Pelo vosso vizinho. Uma máscara não é uma declaração política, mas é uma boa maneira de começar a unir o país".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório