Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Moeda comemorativa da morte de Júlio César vendida por valor recorde

A moeda foi vendida em leilão por 3,5 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros).

Moeda comemorativa da morte de Júlio César vendida por valor recorde
Notícias ao Minuto

21:38 - 03/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Leilão

Uma moeda comemorativa do assassinato de Júlio César em ouro cunhada apenas dois anos após a morte do líder romano, atingiu um recorde ao ser vendido em leilão por 3,5 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros).

A moeda contém o retrato de Marcus Brutus, um dos líderes do assassinato, bem como as adagas usadas para matar o antigo general e as palavras 'Eid Mar', que significam 'Idos de Março', uma referência a 15 de março, a data da morte de César, em 44 a.C..

Segundo a casa de leilões, em Londres, e a Roma Numismatics que conduziu o leilão, a moeda foi cunhada em 42 a.C., dois anos depois do assassinato.

Há cerca de 100 moedas semelhantes feitas em prata, mas a que foi vendida no leilão é uma de três existentes feitas em ouro. Foi arrebatada por um colecionador anónimo e marca um novo recorde para a moeda mais cara alguma vez vendida.

O recorde anterior tinha sido atingido por um estáter da Grécia Antiga em ouro, vendido por 3,25 milhões de dólares (2,7 milhões de euros) em 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório