Um leão fugiu de um parque zoológico privado no distrito de Manavgat, no sul da Turquia, e feriu gravemente um agricultor antes de ser recapturado pelas autoridades, durante a madrugada deste domingo.
De acordo com o Turkiye Today, que cita as autoridades locais, o leão, chamado Zeus, escapou do seu recinto do Parque Zoológico Aslan Diyari, conhecido como a Terra dos Leões, pelas 2h00 locais deste domingo (23h00 de sábado em Lisboa).
Horas depois, pelas 5h00, o animal atacou Suleyman Kir, de 53 anos, um agricultor que estava a dormir após regar os seus campos de pistácios, localizados a cerca de um quilómetro do parque.
O homem, que sofreu ferimentos graves na cabeça e num braço, foi assistido pelos serviços de emergência e transportado para um hospital
"Ouvi um farfalhar. Quando levantei a manta, o leão caiu sobre mim. Lutámos e lutámos... Agarrei-lhe o pescoço e apertei-o. Nesse momento, ele afastou-se um pouco", contou num vídeo, gravado a caminho do hospital e divulgado nas redes sociais.
Dayı ben senin şansını bahtını s*keyim ya..
— Emre Samur (@emresamur) July 6, 2025
İleride torunlarına Manavgat’ta uyuyordum gözümü bir açtım bana aslan saldırdı diye anlatsan inanmazlar muhtemelen.
Milyarda bir ülke topraklarımızda başımıza gelen olay..
Çok ama çok geçmiş olsun..
pic.twitter.com/WfcMiknh6E
Após a fuga do animal, cujas circunstâncias ainda não são conhecidas, as autoridades locais lançaram uma extensa operação de busca pela região, utilizando drones para ajudar a localizar o animal. Os residentes foram aconselhados a evitar a área.
De acordo com a agência de notícias The Associated Press, o animal foi intercetado algumas horas depois, mas teve de ser abatido a tiro.
À imprensa turca, Faruk Zeybek, que vive na região, recordou os momentos de pânico. "Vi as luzes dos carros da polícia e pensei que havia um assalto", disse. "A polícia disse-me: 'Um leão fugiu. Não saia de casa'".
Zeybek contou que depois viu o letão deitado perto do jardim da sua casa, provocando-lhe um "grande medo".
O incidente ocorreu na província de Antália, um destino turístico popular na costa mediterrânica da Turquia.
Até ao momento, o Parque Zoológico Aslan Diyari, que tem "a maior família de leões do mundo", não se pronunciou sobre o incidente deste domingo.
As autoridades deram, então, início a uma investigação para determinar como o leão escapou das suas instalações.
Nereden baksan ayrı skandal. Manavgat'ta dün gece Zeus isimli aslan hayvanat bahçesindeki kafesinden kaçıyor. Sabah 1 km uzaklıktaki tarlada bir adımı yaralıyor. Sonra da aslan ormanda AVCILAR tarafından tüfekle vurulup öldürülüyor. pic.twitter.com/0Hi1Cv6bvU
— Orhan Pamukov (@agahpamukov) July 6, 2025
Leia Também: Três homens deixam leão à solta em rua do Paquistão e ficam a ver ataques