Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Grécia protesta contra nova missão de prospeção turca no Mediterrâneo

A Grécia protestou hoje contra o "comportamento ilegal" da Turquia, depois do prolongamento da missão de um navio turco de prospeção de gás numa zona do Mediterrâneo Oriental disputada pelos dois países.

Grécia protesta contra nova missão de prospeção turca no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

15:19 - 01/11/20 por Lusa

Mundo Grécia

A Marinha da Turquia emitiu uma mensagem no sistema marítimo de alerta NAVTEX anunciando que o navio de investigação sísmica Oruc Reis prolonga a sua missão até 14 de novembro.

Atenas "condenou o comportamento ilegal da Turquia" e apelou para a "retirada imediata" do navio da zona, através de uma mensagem na rede social Twitter na conta do Ministério dos Negócios Estrangeiros grego.

O chefe da diplomacia grega, Nikos Dendias, "vai efetuar diligências junto da Turquia" e alertar "os aliados e parceiros" da Grécia, informou por outro lado o Ministério dos Negócios Estrangeiros grego em comunicado.

Esta nova escalada ocorre depois de os dois países, afetados por um forte sismo na sexta-feira, terem tido manifestações de solidariedade mútua na resposta à emergência.

Mas o prolongamento da missão do Oruc Reis, símbolo dos interesses energéticos da Turquia em zonas disputadas do Mediterrâneo, voltou a aumentar a tensão entre os dois países, ambos membros da NATO.

"Esta ação contribui para elevar a tensão numa região vulnerável onde a atenção está atualmente focada na ajuda e expressão de apoio e solidariedade", lê-se no comunicado do ministério grego.

A Grécia acusa a Turquia de violar o Direito Marítimo Internacional ao fazer prospeções na plataforma continental grega, designadamente ao largo da ilha de Kastellorizo, e exige sanções europeias contra Ancara.

A Turquia defende o seu direito a conduzir prospeções energéticas na zona, argumentando que a ilha, situada perto da costa turca, não é suficiente para impor a soberania de Atenas.

Em setembro, num gesto destino a apaziguar a tensão, a Turquia retirou o Oruc Reis, mas a 12 de outubro voltou a enviá-lo para a zona, prolongando desde então por várias vezes a missão do navio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório