Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Esperou 512 dias detido por julgamento que nunca chegou

Efoagui nunca tinha tido problemas com a lei até ser detido em 2016, no estado de Georgia.

Esperou 512 dias detido por julgamento que nunca chegou
Notícias ao Minuto

17:35 - 28/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Da sua cela, Chinedu Efoagui enviou uma nota ao advogado: "Eu sou inocente". 

Nascido na Nigéria, Efoagui foi considerado um estudante de excelência pelo Ministério da Educação. Tirou um mestrado em Ciências da Computação e conseguiu um visto para os Estados Unidos, onde  trabalhou como programador. "Foi um sonho tornado realidade", diz a irmã, em declarações à Reuters.

Efoagui nunca tinha tido problemas com a lei até ser detido em 2016, no estado de Georgia, nos Estados Unidos, após um confronto bizarro com a polícia.

Foi enviado para o Centro de Detenção de Adultos do Condado de Cobb, em Marietta, para aguardar julgamento. Dias transformaram-se em meses, e meses em anos. Começou a ficar desanimado e a queixar-se de fortes dores no peito e nas pernas. “Temo pela minha vida”, escreveu ao advogado.

Na última carta, escrita após mais de 16 meses a aguardar pelo tão esperado julgamento, perguntou quando podia voltar a ser livre, mas esse dia nunca chegou. Após 512 dias atrás das grades, Efoagui morreu devido a uma embolia pulmonar.

A sua morte, em 2017, é uma das mais de 300 documentadas pela Reuters desde 2008, em que os detidos morrem após definharem em prisões locais sem sequer terem chegado a ir a tribunal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório