Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: É "estúpido" fazer tantos testes; Batidos (novos) recordes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: É "estúpido" fazer tantos testes; Batidos (novos) recordes

Portugal registou 3.669 novos casos e 21 óbitos nas últimas 24 horas, totalizando, segundo os dados mais recentes, divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), este sábado, 116.109 infeções e 2.297 vítimas mortais.

Perante o aumento substancial de casos, o Governo anunciou novas medidas, decretando a proibição da circulação entre concelhos do continente entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro (o fim de semana que correspondente ao Dia de Finados).

Mas não é só em Portugal que o número de infeções está a aumentar e a bater recordes nunca antes ultrapassados. A Alemanha, por exemplo, nas últimas 24h registou 14.714 contágios, o maior número de sempre do país.

A boa notícia hoje é que a AstraZeneca e a Johnson & Johnson vão retomar os testes da vacina contra a Covid-19.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Boa noite! Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de domingo. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected].

23h45 - O número de casos de infeção relacionados com o novo coronavírus desceu, este sábado, no Brasil, reportando o Ministério da Saúde brasileiro mais 26.979 novos contágios referentes às últimas 24 horas, quando na véspera foram notificados 30.026 casos. O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 5.380.635.

22h56 - O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, denunciou através das redes sociais que um surto de Covid-19 naquele concelho terá tido como uma das origens uma festa de aniversário, que decorreu num clube privado, na Avenida de Liberdade, em Lisboa.

Segundo o autarca, o evento contou com "dezenas de jovens de Cascais" que ficaram infetados, sendo que "alguns no dia seguinte tiveram outra festa de aniversário e criaram mais cadeias de transmissão".

22h50 - O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai passar as atividades letivas para a modalidade de ensino à distância, a partir de segunda-feira, devido a um surto de Covid-19 com 13 casos positivos, anunciou hoje a instituição.

22h12 - A França atingiu hoje um novo recorde de casos diários de infeção de Covid-19, com mais 45.422 pessoas a contraírem a doença nas últimas 24 horas, anunciou a Agência de Saúde Pública do país.

22h09 - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou hoje "estúpido" que o seu país faça tantos testes para detetar a Covid-19, parecendo defender a sua redução, um dia depois de os EUA registarem um novo recorde de contágios.

"Sabem porque temos tantos casos? Porque fazemos muitos testes. E em muitos sentidos, isso é bom, e em muitos outros, é estúpido. Em muitos aspetos, é muito estúpido", afirmou

21h42 - Cabo Verde diagnosticou mais 124 infetados por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando a 8.322 casos o acumulado desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

21h14 - Travar a propagação do novo coronavírus "depende de cada um de nós". O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recorda as medidas que devemos tomar para nos mantermos seguros: "Lembre-se sempre destas 5 regras simples. Cuide de si, cuide de todos!"

21h07 - Duas idosas associadas ao surto de Covid-19 em Vila Viçosa que estavam internadas no hospital em Évora tiveram hoje alta e permanecem na unidade quatro infetados com novo coronavírus oriundos deste concelho, revelou fonte hospitalar.

20h52 - Pedidos de ajuda de famílias aumentou junto das instituições. O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) revelou hoje que, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, "têm aumentado" os pedidos de ajuda das famílias, tendo essa preocupação sido manifestada ao Presidente da República.

20h36 - Sobe para sete número de idosos da Misericórdia de Grândola infetados. O número de utentes do lar da Misericórdia de Grândola (Setúbal) infetados com o vírus que provoca a Covid-19 subiu de seis para sete, com este surto a registar um total de 18 casos, foi hoje revelado.

20h34 - Angola registou hoje 197 novos casos positivos de Covid-19 e dois óbitos, somando 9.026 infeções e 267 mortes, anunciaram as autoridades sanitárias do país, que alertaram para o risco de saturação dos hospitais.

20h26 - A Madeira assinalou hoje 15 novos casos de Covid-19, elevando o número de infeções ativas no arquipélago para 124, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que há também dois recuperados e nove situações suspeitas em estudo.

19h24 - A Fundação Casa da Música, no Porto, anunciou hoje que vai suspender até 3 de novembro as atividades artísticas e educativas devido a seis casos positivos de Covid-19 no coro, disse o diretor-geral da instituição.

19h04 - Reino Unido superou esta sábado a barreira dos 850 mil casos de infeção confirmados desde o início da pandemia no país. As autoridades sanitárias reportaram hoje mais 23.012 novos casos, numa tendência de subida face à véspera (20.530). Desde 13 de outubro que o país notifica mais de 15 mil novos casos por dia, subindo este número para mais de 20 mil nos últimos cinco dias.

18h52 - O Chile ultrapassou hoje a barreira de meio milhão de contágios por Covid-19, em véspera de um referendo histórico sobre uma mudança na Constituição, para o qual será aplicado um rígido protocolo de saúde.

18h39 - Este selo presta 'tributo' à pandemia e é feito... de papel higiénico. O novo selo da Áustria contém o desenho do vírus, juntamente com a representação de um elefante bebé - a mascote do país que tem acompanhado os esforços de distanciamento social.

Notícias ao Minuto[Selo tem representação de um elefante bebé]© Reuters

18h20 - O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas revelou hoje que a classe "rejeita a ideia de um novo confinamento", após a sua atividade ter sido afetada pela pandemia de Covid-19, mas prometeu colaboração em qualquer outra circunstância.

MIguel Pavão disse ter comunicado ao Presidente da República que esta classe profissional foi "afetada" pela pandemia, desde o seu início, mas há "sinais de extrema confiança" na classe, porque a taxa de infeção entre os médicos dentistas é "muito baixa" face à média nacional.

18h11 - "O descartável voltou a invadir as nossas vidas". O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, lamentou o aumento da utilização de materiais descartáveis devido à pandemia de Covid-19, mas considerou que é o único aspeto em que a atual crise prejudica o que estava a ser feito a nível ambiental.

17h37 - Dezenas protestam em Lisboa contra o uso obrigatório de máscaras na rua. Medida que prevê que as máscaras de proteção individual passem a ser obrigatórias na rua quando não é possível manter o distânciamento social foi aprovada na Assembleia da República.

17h20 - Proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos? O grupo parlamentar do CDS-PP questionou o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fieis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a administração central esta autorização.

17h12 - Itália ultrapassa 500 mil casos desde o início da pandemiaA Itália registou 19.644 novos casos de infeção e 151 mortes devido à doença Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo chegado a um total de meio milhão de casos desde o início da pandemia.

17h05 - Um dos seis utentes do lar da Santa Casa da Misericórdia de Grândola infetados com o vírus que provoca a doença Covid-19 está internado no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, foi hoje revelado.

16h10 - Recolher obrigatório antecipado para as 22 horas em Bruxelas. O anúncio foi feito pelo ministro presidente da região, Rudi Vervoort, uma decisão que vai além das adotadas na sexta-feira pelo Governo belga e que inclui ainda a proibição de atividades culturais e desportivas a partir de segunda-feira.

15h49 - O lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, tem 71 casos com resultado positivo de infeção pelo novo coronavírus, entre 64 utentes e sete funcionários, foi hoje anunciado.

14h53 - A Europa tornou-se hoje na segunda região, depois da América Latina, a ultrapassar as 250 mil mortes (19% das mortes registadas no planeta devido à Covid-19) de acordo com uma contagem da Reuters, baseada nos números oficiais revelados pelos vários países europeus. Já a nível de casos, o Velho Continente é responsável por 22% das infeções registadas à volta do mundo.

Além disso, na passada quinta-feira, a Europa registou, em conjunto, o número recorde de 200 mil infeções diárias.

14h45 - A chanceler Angela Merkel apelou este sábado aos alemães que restrinjam ao máximo os contatos sociais e reduzam o número de viagens, devido ao aumento de casos de Covid-19.

14h42 - A concelhia do CDS/PP de Gondomar propôs hoje ao presidente da autarquia, Marco Martins, que reative os centros de acolhimento temporário de retaguarda, montados na primeira vaga de Covid-19 no Pavilhão Municipal de Fânzeres e no Pavilhão Multiúsos.

14h17 - Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico deste sábado, que deu conta de 3.669 novos casos de coronavírus e 21 óbitos no espaço de 24 horas. Em termos globais, Portugal soma 116.109 casos de contágio e 2.297 vítimas mortais. 

14h04 - As 1.134 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região, nas últimas 24 horas, diagnosticaram três casos positivos de Covid-19 na ilha de São Miguel, nos Açores, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h48 - Andrea Pirlo voltou, este sábado, a abordar a situação de Cristiano Ronaldo, que permanece em isolamento desde o passado dia 14 de outubro, quando regressou a Turim após testar positivo à Covid-19 durante a concentração da seleção nacional. O avançado já falhou os encontros com Crotone e Dínamo Kiev devido à infeção pelo novo coronavírus, e também irá ficar arredado do duelo contra o Hellas Verona, mesmo que o terceiro teste dê negativo.

13h27 - Os passageiros dos navios de cruzeiro cujo destino final seja a Madeira terão de efetuar teste à Covid-19 e aguardar o resultado em confinamento num hotel requisitado pelo Governo regional, indicou hoje a administração dos Portos da região.

13h18 - O INEM montou, esta sexta-feira um hospital de campanha no perímetro do Hospital Padre Américo, em Penafiel, para, segundo o instituto, 2fazer face à pressão exercida pela pandemia de Covid-19 nos serviços de saúde da região Norte do país".

"O recurso à instalação do hospital de campanha do INEM era uma das medidas previstas no Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21 do Ministério da Saúde. O hospital do INEM vai ser operacionalizado por profissionais do Hospital Padre Américo, que definirá igualmente os critérios para a sua utilização", explica o INEM numa publicação partilhada nas redes sociais.

13h02 -  A pandemia da Covid-19 já causou pelo menos 1.145.847 mortos no mundo desde que o novo coronavírus foi descoberto em dezembro na China, indica um balanço da agência France-Presse até às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa).

12h50 - António Costa recusou, este sábado, excluir a adoção de qualquer medida para combater o agravamento da situação pandémica em Portugal, mas afirmou que as medidas extraordinárias para o próximo fim de semana (na sequência do Dia dos Finados) não são um teste para o Natal.

12h31 - Perante a polémica realização de um casamento com 200 pessoas em Arruda dos Vinhos, a Autoridade Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo esclareceu que compete às forças de segurança verificar se o parecer emitido pela autoridade de saúde para a realização do evento.

12h19 - O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante a pandemia de Covid-19.  

12h16 - O centro de combate ao coronavírus na Rússia revelou este sábado que foram diagnosticados 16.521 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, uma ligeira diminuição face aos 17.340 contágios anunciados no dia anterior, de acordo com a agência TASS. Por outro lado, o número de óbitos subiu para 296 desde ontem.

12h01 - A Livraria Ferin, uma das lojas com História Lisboa recebeu vários empresários da área de Retalho e Comércio que partilharam de que forma se reinventaram durante a pandemia e como as alternativas digitais foram uma forma de garantir a sustentabilidade. Assista:

11h57 - Há pessoas a fazer quilómetros e quilómetros pela China na esperança de 'receber' uma vacina experimental gratuita contra a Covid-19. Histórias como a de Anny Ku têm-se multiplicado nos últimos dias. Ora leia aqui

11h26 - Dezenas de milhões de europeus preparam-se para enfrentar restrições ainda mais severas, já este fim de semana, devido à pandemia da Covid-19, enquanto os países do Velho Continente lutam para estabilizar o número crescente de infeções

  • Portugal: O Governo apertou as medidas em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde os casos de coronavírus têm estado a aumentar nos últimos dias. Desde as 00h00 de sexta-feira que os habitantes destas localidades têm o dever de permanência no domicílio;
  • País de Gales: Durante os próximos 15 dias, todas os habitantes do País de Gales devem ficar em casa. Só quem não pode aderir ao teletrabalho é que tem permissão para sair de casa;
  • Itália, França, Espanha, Alemanha: Impuseram o recolher obrigatório;
  • Eslováquia: A partir deste sábado há novas limitações ao movimento e atividades dos locais;
  • Irlanda: Durante seis semanas, os irlandeses estão proibidos de ter "reuniões sociais", ou seja de conviver. Além disso, o país exige que todas as pessoas quem possam, trabalhem a partir de casa.

11h03 - A Bélgica registou 15.432 casos de infeção pelo novo coronavírus na sexta-feira, o maior número de infeções diárias registadas no país desde o início da pandemia, anunciou hoje o instituto de saúde pública Sciensano.

11h02 - África registou nas últimas 24 horas mais 232 mortos devido à covid-19, num total de 40.922 óbitos, e o número de infetados subiu para 1.696.285, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

10h21 - Após sete meses sem cruzeiros, acaba de atracar, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, o 'Seadream'. A felicidade dos madeirenses é tanta, que o navio foi recebido com fogo de artifício. Ora veja:

10h00 - Conselho DGS. A Direção-Geral da Saúde (DGS) uniu-se às Ordens dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e dos Médicos para desenvolver uma campanha de comunicação que reforce a necessidade de todos os cidadãos dos grupos de risco se vacinarem este ano. Este vídeo é direcionado para os profissionais de saúde que integram os grupos prioritários para receber a vacina contra a gripe. "Vacine-se por si, vacine-se por todos!", apela a DGS

09h36 - O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta no país, noticia hoje o jornal El País. De acordo com a publicação espanhola,  a medida poderá ser aprovada já este domingo, numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O Estado de Alerta, que já esteve em vigor, em Espanha, durante a pandemia, em março, permite que o Governo “limite a circulação ou permanência de pessoas ou veículos em horários e lugares determinados”.

09h22 - Ricardo Araújo Pereira anunciou, na noite desta sexta-feira, que está em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com um caso positivo de Covid-19.

09h14 - Ásia tornou-se a segunda região do mundo a ultrapassar 10 milhões de casos de coronavírus, este sábado. De acordo com a Reuters, apesar da desaceleração da pandemia na maioria dos países deste Continente, a Índia continua a registar um grande número de casos diários.

Recorde-se que a primeira região a ultrapassar o redondo número de 10 milhões de casos foi a América Latina.

08h49 - Conselho da DGS. Porque nunca é demais relembrar, lave frequentemente as mãos para ajudar a travar a transmissão da Covid-19.

08h42 - A República Checa registou 15.252 novos casos de coronavírus nas últimas 24h, batendo o recorde de casos diários alguma vez contabilizados no país. De acordo com a Reuters, o número total de infeções pelo novo coronavírus subiu para assim para 238.323 e o número de óbitos para 1.971, mais 126 que no dia anterior.

08h31 - O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje o porta-voz do chefe de Estado.

08h12 - A análise de águas residuais pode ajudar a prever surtos de Covid-19 em zonas onde os habitantes não apresentem sintomas, de acordo com um programa liderado pelo governo do Reino Unido.

08h02 - Dois laboratórios farmacêuticos, a AstraZeneca e a Johnson & Johnson, anunciaram na sexta-feira que vão retomar os testes da vacina contra a Covid-19 com os seus voluntários, segundo a agência Associated Press (AP).

08h00 - O subsecretário de Estado para os Assuntos do Hemisfério Ocidental norte-americano, Michael Kozak, acusou o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, de colocar em "perigo" a saúde dos nicaraguenses pela forma como gere a pandemia de Covid-19.

7h48 - Um helicóptero transportou, na sexta-feira, uma pessoa diagnosticada com Covid-19 dos Países Baixos para a Alemanha, uma medida de último recurso que simboliza o descontrolo da pandemia dentro de vários Estados-membros da União Europeia (UE).

07h41 - A Argentina registou 382 mortos e 15.718 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

07h35 - O México registou 418 mortos e 6.604 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades de saúde.

07h31 - A Comissão Nacional de Saúde da China informou hoje que o país registou 28 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos importados, mais dez do que no dia anterior.

07h17 - A Alemanha ultrapassou hoje os dez mil mortos por Covid-19 desde o início da pandemia, após contabilizar 49 óbitos e 14.714 infetados nas últimas 24 horas, registando um novo recorde diário de contágios.

07h10 - A Índia registou 650 mortos e 53.370 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades.

07h01 - Os Estados Unidos registaram 880 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Começa aqui o registo diário do Notícias ao Minuto sobre as últimas atualizações da pandemia da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Para recordar o que aconteceu ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório