Meteorologia

  • 20 JANEIRO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

Covid-19. Pedidos de ajuda de famílias aumentou junto das instituições

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) revelou hoje que, devido aos efeitos da pandemia de covid-19, "têm aumentado" os pedidos de ajuda das famílias, tendo essa preocupação sido manifestada ao Presidente da República.

Covid-19. Pedidos de ajuda de famílias aumentou junto das instituições
Notícias ao Minuto

20:23 - 24/10/20 por Lusa

País Covid-19

Manuel de Lemos falava aos jornalistas no final de uma audiência com Marcelo Rebelo de Sousa para analisar a atual situação pandémica em Portugal e em cujo encontro esteve também presente o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia.

Manuel de Lemos disse existirem "muitos exemplos" de pessoas a recorrer às instituições da UMP, cuja missão é apoiar os portugueses quer nas terras "mais pequeninas", quer nos centros com maior população.

O presidente da UMP deixou uma crítica à falta de atenção que à dada pelo Estado a estas instituições, dizendo: "O estado não apoio o setor social, o setor social é que apoia o Estado".

Por seu lado, o padre Lino Maia enalteceu o papel de proximidade exercido pelas instituições que representa e o assinalou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em período de pandemia pelos trabalhadores das instituições, os quais são "bem dedicados".

O padre Lino Maia reconheceu que a situação pandémica em Portugal não é comparável à de outros países, mas, à semelhança de Manuel de Lemos, criticou também a falta de atenção dado pelo Estado e pelo Orçamento do Estado ao setor social.

"O OE2021 passou ao lado deste setor", lamentou Lino Maia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório