Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Caos em Nápoles. Autarca contesta casamento com 200 pessoas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Caos em Nápoles. Autarca contesta casamento com 200 pessoas
Notícias ao Minuto

15:31 - 23/10/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, 2.899 novos casos e 31 óbitos nas últimas 24 horas. Segundo os dados mais recentes, divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o total acumulado de casos confirmados é atualmente de 112.440 e o de vítimas mortais 2.276. Saliente-se ainda que desde 24 de abril que o país não registava tantos óbitos.

Com a pandemia sem dar tréguas, o Governo anunciou ontem novas medidas, decretando a proibição da circulação entre concelhos do continente entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro (o fim de semana correspondente ao Dia de Finados). E, avisou já esta sexta-feira, o ministro da Administração Interna, as forças de segurança farão a fiscalização.

Foram também anunciadas medidas mais duras e específicas para os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde há dever de permanência em casa já a partir de hoje.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected].

23h54 - O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou hoje a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento "com cerca de 200 pessoas", considerando que vai colocar a população do concelho "em risco".

23h49 - O Exército Português informou ter iniciado hoje a operação de descontaminação das instalações do Lar António Barbosa, da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, onde se registaram casos de Covid-19.

23h42 - Face ao aumento "alarmante" de casos de contágio com o novo coronavírus, várias são as regiões italianas a endurecer as medidas restritivas. Exemplo é a região de Campânia, cuja capital é Nápoles, que vai ordenar, em breve, um confinamento geral, enquanto o governo em Roma continua a resistir ao confinamento total do país.

23h18 - O Brasil contabilizou 571 mortos e 30.026 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 156.471 óbitos e 5.353.656 infetados desde a chegada da pandemia ao país, informou hoje o executivo. De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, encontra-se ainda a ser investigada a eventual relação de 2.374 mortes com a doença causada pelo novo coronavírus.

22h36 - Fausto Pinto, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, defendeu o uso da máscara como forma de quebrar a transmissão do vírus: "Hoje em dia sabemos que o uso da máscara, neste momento, é, possivelmente, a medida mais eficaz contra esta pandemia". "Acho que, neste momento, a combinação daquilo que são medidas assertivas em termos de saúde pública - e a saúde pública tem de estar de mãos dadas com a economia, só pode haver economia se houver uma saúde pública adequada e vice-versa - e, nesse sentido, algumas medidas como por exemplo o recolher obrigatório, que seguramente está no pensamento das nossas autoridades, é algo que temos de começar a pensar muito seriamente", defendeu, para não terem de ser tomadas "medidas ainda mais restritivas como seja o confinamento mais pesado". 

22h32 - O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola avisou que o país está "no limiar do estado de emergência" e exortou ao cumprimento das medidas de combate à Covid-19.

22h29 - O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola avisou que o país está "no limiar do estado de emergência" e exortou ao cumprimento das medidas de combate à Covid-19.

22h24 - Cento e sete lares de idosos registam surtos ativos de covid-19, com cerca de 1.400 casos entre utentes e 570 entre profissionais, segundo dados divulgados hoje pela ministra da Saúde.

22h18 - As autoridades de saúde têm identificadas no país 63 escolas com surtos ativos de covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde, sublinhando que a estratégia passa por não encerrar estabelecimentos de ensino.

22h13 - A ministra angolana da Saúde, Silvia Lutucuta, anunciou hoje mais 247 casos de covid-19 no país, alertando para o aumento exponencial dos últimos 15 dias, e para o risco de "colapso" do sistema se as medidas não forem cumpridas.

22h09 - O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Rodrigo Maia, pediu hoje "diálogo" para superar a disputa política em torno da vacina contra a covid-19 do laboratório chinês Sinovac, cuja compra foi proibida pelo Presidente, Jair Bolsonaro.

22h03 - A comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, defendeu hoje que Portugal e Espanha devem começar "muito cedo" a preparar uma estratégia comum para aproveitar os fundos do próximo quadro comunitário destinados à cooperação transfronteiriça.

21h58 - O Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) recomendou hoje uma "maior aposta nas medidas preventivas" da covid-19 e a alteração na comunicação da informação, com "mais clara separação" das intervenções políticas e técnicas, disse a ministra da tutela.

21h50 - A mara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, decidiu que os estabelecimentos comerciais do concelho passem a encerrar às 20h, a partir de sábado, foi hoje divulgado. Segundo um edital de hoje, do município, assinado pelo presidente da autarquia, Manuel Condenado, a câmara municipal tomou esta decisão "considerando a evolução epidemiológica concelhia e consultada a autoridade local de saúde (sem resposta) e as forças de segurança".

21h47 - O Governo da Madeira aconselhou hoje os residentes no arquipélago a não efetuarem viagens ao território continental, considerando que a situação pandémica está "incontrolável".

21h40 - O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, anunciou hoje que promulgou a legislação, aprovada há precisamente uma semana pelo parlamento, que torna obrigatório o uso de mascarás faciais em todos os espaços públicos, incluindo a via pública.

21h33 - O Ministério da Saúde aceitou a proposta de fornecimento de 500 mil testes rápidos de deteção de infeção com o novo coronavírus apresentada pela Cruz Vermelha, anunciou hoje a ministra da tutela, Marta Temido. Na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, a governante revelou que estes testes vão chegar por fases e que a primeira entrega deve ocorrer no início do próximo mês.

20h45 - O governo angolano alterou as regras da situação de calamidade, 15 dias depois de entrar em vigor o último decreto, e decidiu agravar as multas para quem não use máscara facial ou viole as cercas sanitárias. Admitiram ainda reduzir a frequência de voos para o país, caso se mantenha o aumento dos casos de covid-19 que se têm verificado nos últimos dias.

20h43 - A capacidade máxima de resposta dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para assistência na pandemia de covid-19 é de cerca de 17.700 camas, esclareceu hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

21h02 - As autoridades de saúde têm identificadas no país 63 escolas com surtos ativos de covid-19, revelou hoje a ministra da Saúde, sublinhando que a estratégia passa por não encerrar estabelecimentos de ensino.

20h39 - Cabo Verde registou mais três mortes por covid-19, chegando aos 94 óbitos por causa da doença no país, que diagnosticou mais 76 novos casos positivos, de um total acumulado agora de 8.198 infeções, foi hoje anunciado.

20h07 - O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, garantiu hoje que a região Centro tem "uma capacidade hospitalar ainda a dar franca resposta" ao nível dos cuidados intensivos e dos internamentos.

19h51 - Com os concelhos "semi" confinados, moradores de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira acreditam que as medidas para mitigar as infeções pelo novo coronavírus vão ser "facilmente acatadas", nem que seja preciso casar com a polícia à porta.

19h48 - O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, e dois vereadores estão infetados com covid-19, mas estão assintomáticos, disse à Lusa fonte autárquica. Segundo a fonte daquele município do distrito do Porto, os três autarcas conheceram hoje os resultados dos testes e encontram-se a trabalhar a partir de casa.

19h44 - As autoridades sanitárias francesas confirmaram hoje que a França ultrapassou o milhão de casos confirmados de Covid-19 tornando-se o segundo país da Europa Ocidental, depois da Espanha, a atingir esse número simbólico de infeções. A agência nacional de Saúde indicou hoje os números que demonstram que os testes de diagnóstico já realizados confirmaram a deteção de 1.041.075 casos em França este ano, já incluindo os 42.032 novos casos reportados nas últimas 24 horas. No total, há também mais de 34 mil mortes associadas ao novo coronavírus, um dos números mais altos na Europa.

19h40 - O Ministério da Saúde disse hoje estar a acompanhar a situação das Comunidades Terapêuticas e as suas dificuldades financeiras, e adiantou que está prevista uma equipa 'não Covid-19' que ajude na recuperação da atividade assistencial.

19h37 - O presidente da câmara de Lagos, a cidade mais populosa da Nigéria, anunciou hoje que vai levantar o recolher obrigatório no sábado, permitindo que as pessoas saiam de casa, após vários dias de confrontos violentos.

19h34 - A autoridade regional de saúde anunciou que se registaram hoje na Madeira quatro novos casos importados de covid-19, estando outros 31 em estudo, contabilizando um total de 111 situações ativas no arquipélago.

19h28 - A ministra da Saúde começou por dizer que se vive “um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa” e que “os próximos dias anteveem-se complicados e com elevada pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde”.

19h26 - Já começou a conferência de imprensa da Direção Geral da Saúde, acompanhe os pontos mais importantes aqui e em direto abaixo:

19h05 - O fecho provisório das escolas de Vila Viçosa e Borba (Évora), determinado pela Autoridade de Saúde, é visto como positivo por pais e responsáveis escolares e camarários, para procurar "quebrar" cadeias de transmissão do coronavírus SARS-CoV-2.

18h38 - A antiga ministra da Saúde Maria de Belém Roseira admitiu hoje que foram cometidos erros na gestão da pandemia da covid-19, mas sublinhou que o momento atual deve ser de união e humildade para aprender. Apesar de reconhecer falhas do governo na gestão da pandemia, que afeta Portugal há mais de sete meses, a antiga detentora da pasta da Saúde não quis especificar a que erros se referia, insistindo que esta altura deveria servir para os analisar e ultrapassar.

18h14 - Os cemitérios do Porto vão estar encerrados nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de Novembro, revelou, esta sexta-feira, o autarca Rui Moreira através de uma mensagem publicada nas redes sociais. 

17h51 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Em muitas cidades pela Europa, a capacidade máxima das unidades de cuidados intensivos será atingida nas próximas semanas" e essa é a principal preocupação daquela agência das Nações Unidas, afirmou a principal responsável técnica pela resposta à pandemia de covid-19, Maria Van Kerkhove.

17h42 - A Esquadra de Estremoz da PSP, no distrito de Évora, reabriu hoje após a desinfeção de espaços e viaturas, na sequência de um caso positivo de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

17h38 - Espanha reporta, esta sexta-feira, um acréscimo de 19.851 casos de contágio ao balanço total. Destes, 8.293 são referentes às últimas 24 horas (os restantes são diagnósticos referentes aos últimos dias e reportados com atraso). O número total de casos é agora de 1.046.132 desde o início da pandemia. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 231 pessoas, segundo o reportado pelas comunidades. Em termos globais, Espanha já contabiliza 34.752 mortes desde o início da crise pandémica.

17h35 - A greve geral de enfermeiros convocada pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) realiza-se entre 9 e 13 de novembro, em todo o país, à exceção da Região Autónoma da Madeira, anunciou hoje o sindicato.

17h26 - As visitas a doentes internados no Hospital Pedro Hispano vão ficar suspensas a partir de sábado devido ao aumento de infeções associadas ao novo coronavírus, revelou hoje a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM).

17h03 - A mara de Esposende decidiu que os cemitérios do concelho vão estar encerrados no dia 01 de novembro devido à pandemia de covid-19 e "em consonância com as recomendações das autoridades de saúde", anunciou hoje a autarquia. Em comunicado enviado à Lusa, aquela autarquia do distrito de Braga recomenda aos munícipes que façam a romagem aos cemitérios antes do Dia de Todos os Santos (01 de novembro).

16h57 -Reino Unido superou esta sexta-feira a barreira dos 830 mil casos de infeção confirmados desde o início da pandemia no país. As autoridades sanitárias reportaram hoje mais 20.530 novos casos, numa tendência de descida face à véspera (21.238). São ainda reportadas mais 224 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus. Aumenta assim para 44.571 o total de óbitos associados à Covid-19.

16h49 - A chraf Hakimi, jogador do Inter Milano, viveu esta semana dias de pesar e alegria, isto porque o jogador foi diagnosticado com Covid-19 apenas há dois dias. Repetidos os testes esta quinta-feira, o ex-Real Madrid, contudo, já regista um resultado negativo para Covid-19, algo que está a gerar estupefação

16h40 - Exército Português iniciou, esta sexta-feira, a missão de descontaminação no Lar António Barbosa, da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, "em resposta aos casos positivos de Covid-19" ali detetados.

Notícias ao Minuto© Exército Português

16h35 - Itália regista 19.143 novas infeções nas últimas 24 horas, numa subida desde o dia de ontem, em que foram registados 16.079 infetados. O número total de casos subiu para 484.869. No caso dos óbitos diários foi registada uma descida, com mais 91 mortes referentes às últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 37.059.

16h27 - Há seis meses que Portugal não registava um número diário de óbitos relacionados com a covid-19 tão elevado, tendo hoje sido notificados 31 mortos. Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, a última vez que Portugal ultrapassou a barreira dos 30 mortos foi em 24 de abril, dia em que 34 pessoas morreram devido à doença. Até ao momento, o maior número de mortes foi registado a 03 de abril quando 37 pessoas perderam a vida devido à doença da covid-19.

Até ao momento, o maior número de mortes foi registado a 03 de abril quando 37 pessoas perderam a vida devido à doença da covid-19.

16h13 - Os pagamentos com cartão registaram em setembro uma subida homóloga, em valor e quantidade, o que acontece pela primeira vez desde o início da pandemia e os primeiros dados de outubro indicam nova subida, revelou o Banco de Portugal.

16h - O concelho de Grândola, no distrito de Setúbal, identificou seis casos de infeção pelo vírus que provoca a doença Covid-19 na comunidade, associados ao surto detetado na Misericórdia local, revelou hoje o presidente do município.

15h57 - A Associação profissional da Guarda (APG/GNR) afirmou hoje que se desconhece o número total de profissionais da GNR infetados desde o início da pandemia de Covid-19 e pediu para que sejam feitos rastreios periódicos aos militares.

15h51 - Moçambique anunciou hoje a morte de um bebé por covid-19, de acordo com o boletim diário de evolução da pandemia do Ministério da Saúde, que regista ainda 189 casos de infeção pelo novo coronavírus. A vítima, com menos de um mês de vida, do sexo masculino e de nacionalidade moçambicana, morreu após o agravamento do seu estado clínico durante o internamento numa unidade hospitalar de Maputo.

15h48 - Com Cristiano Ronaldo a testar novamente positivo para a Covid-19, Dolores Aveiro recorreu à sua página de Instagram para deixar publicamente uma mensagem ao filho

View this post on Instagram

Bom fim de semana pra todos .com muita boa disposição, beijinhos!!!enviando boas energias de rápida recupercao para o meu filho ,e com este sorriso que ele sempre gosta de me ver!!!!......

A post shared by Maria Dolores (@doloresaveiroofficial) on Oct 23, 2020 at 6:18am PDT

15h43 - Iris Davies, de 69 anos, do País de Gales, colocava sempre os outros à sua frente. A mulher, que morreu de Covid-19, deixou de rastos uma família que desembrulhou, dias depois da sua morte, os presentes que Iris já tinha comprado para lhes oferecer no Natal.

15h21 -  O ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros rejeitou hoje a hipótese de voltar a encerrar as fronteiras devido ao agravamento da pandemia de Covid-19. Questionado hoje pelos jornalistas, à margem de um evento de comemoração dos 75 anos das Nações Unidas, sobre se equaciona fechar as fronteiras tendo em conta o aumento de casos na Europa, Augusto Santos Silva disse "não".

15h18 - Quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 24 e os 47 anos, foram detidas pela GNR, em Barcelos, por violação do confinamento obrigatório. Estavam a trabalhar contrariando, assim, a determinação da Autoridade de Saúde.

15h07 - O Irão registou 6.134 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário de contágios, e 335 mortes, o que eleva os totais para 556.891 infeções e 31.985 óbitos desde o início da pandemia.

15h03 - Parlamento aprovou esta sexta-feira o projeto-lei do PSD que impõe o uso obrigatório de máscara em espaços públicos durante pelo menos três meses, uma medida que poderá ser renovada. Projeto de lei prevê coimas entre 100 e 500 euros para os incumpridores.

15h - Iniciamos um novo acompanhamento, mas pode consultar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório