Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2020
Tempo
15º
MIN 6º MÁX 15º

Edição

País equaciona fechar novamente fronteiras? "Não"

Hipótese de voltar a encerrar as fronteiras novamente já tinha sido afastada pelos chefes dos governos português e espanhol.

País equaciona fechar novamente fronteiras? "Não"

Perante o agravamento da pandemia na Europa, Portugal não coloca em cima da mesa voltar a fechar as fronteiras, disse esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros em declarações aos jornalistas. Sem tecer qualquer outro comentário, Augusto Santos Silva apenas respondeu que "não", essa não é uma questão que esteja a ser pensada nesta fase, em linha, aliás, com o que tem dito sobre o assunto. 

Recorde-se que no passado dia 10 de outubro, aquando da cimeira Luso-Espanhola, os chefes dos governos de Portugal e Espanha já tinham afastado a hipótese de serem novamente encerradas as fronteiras

António Costa afirmou, na altura, que não se justifica encerrar as fronteiras e defendeu que atualmente o que se exige é "mais responsabilidade individual". Uma posição defendida também pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

"Não contemplamos em absoluto o fecho das fronteiras", dissera também o presidente do governo de Espanha, Pedro Sánchez, clarificando que as medidas que vierem a ser tomadas serão em conjunto com Portugal e os restantes Estados-membros da União Europeia.

Portugal, que se encontra em estado de calamidade, registou esta quinta-feira mais de três mil casos de infeção pela primeira vez desde o início da pandemia. Espanha alcançou também ontem um recorde de contágios ao somar mais 20.986 casos num único dia. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório