Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Madeira com quatro novos casos e 111 situações ativas

A autoridade regional de saúde anunciou que se registaram hoje na Madeira quatro novos casos importados de covid-19, estando outros 31 em estudo, contabilizando um total de 111 situações ativas no arquipélago.

Covid-19: Madeira com quatro novos casos e 111 situações ativas
Notícias ao Minuto

19:34 - 23/10/20 por Lusa

País Covid-19

"Hoje há quatro novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 358 casos confirmados de covid-19 no território regional", indica o boletim epidemiológico diário divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE)

No mesmo documento, complementa que estes novos casos são todos "importados", sendo "dois provenientes da Alemanha e dois da região Norte de Portugal".

"No total, há 31 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, designadamente, 10 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 21 relacionadas com contactos de casos positivos", acrescenta o instituto.

Esta autoridade regional aponta também que existem hoje no arquipélago "111 os casos ativos, dos quais 102 são importados" e foram "identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e nove são de transmissão local".

O IASAÚDE salienta que estas pessoas estão em quarentena, estando 59 a cumprir isolamento numa unidade hoteleira e 52 em alojamento próprio.

Quanto ao doente que se encontrava internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital do Funchal "teve alta e cumprirá isolamento no domicílio", menciona.

O boletim epidemiológico realça que se registam oito novos casos recuperados, totalizando 247 pessoas curadas na região.

"Até ao dia 23 de outubro, foram contabilizadas na Madeira 1.818 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram", afirma o IASAÚDE.

A autoridade regional indica ainda que hoje estão "17.219 pessoas a ser acompanhadas (...) com recurso à aplicação MadeiraSafe, 7.861 das quais estão em vigilância ativa".

Sobre a realização dos testes de despiste, assinala que na operação em curso destinada aos viajantes montada nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, "há a reportar um total cumulativo de 90.734 colheitas realizadas até às 18:00 de hoje".

No que diz respeito ao trabalho desenvolvido no laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde (SESARAM) foram processadas 141.227 amostras, informa.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.276 pessoas dos 112.440 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório