Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Calamidade de regresso; Catalunha fecha bares e restaurantes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Calamidade de regresso; Catalunha fecha bares e restaurantes

Esta quarta-feira o Conselho de Ministros, no âmbito do qual deverá ser aprovado o Plano de Recuperação e Resiliência, decidiu fazer regressar o Estado de Calamidade em todo o territónio nacional devido à "evolução grave" da Covid-19 em Portugal, justificou o primeiro-ministro António Costa. 

A notícia da infeção de Cristiano Ronaldo continua também na ordem do dia. A imprensa nacional e mundial deu forte destaque a este tema e, lembre-se, CR7 não poderá, assim, defrontar a Suécia no jogo de hoje a contar para a Liga das Nações. O Governo eleva, assim, o nível de alerta em Portugal Continental. Recorde-se que até às 23h59 desta quarta-feira o país encontra-se em situação de Contingência.

Esta quarta-feira, houve mais óbitos e 2.072 novos contágios pela Covid-19 em Portugal. Este é número mais elevado de sempre de infeções diárias no nosso país, desde que a pandemia teve início.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar todas as informações relativas à Covid-19 aqui.

14h40 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou hoje o líder da oposição de "oportunismo" por tentar aproveitar a crise provocada pela pandemia covid-19 para fins políticos. "Oportunismo é a estratégia do partido da oposição. Ele apoiou a regra dos seis [limite de ajuntamentos a seis pessoas] e depois recusou votar. [Na segunda-feira] às três da tarde o ministro sombra da Saúde disse que um novo confinamento local seria 'desastroso', mas às cinco da tarde estava a pedir um", acusou. 

14h20 - Norris Cole, basquetebolista profissional dos franceses da Asvel, entrou em campo, mesmo sabendo que estava com Covid-19, algo que também seria do conhecimento da restante equipa. Jogador poderá enfrentar sanção dura.

14h11 - A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, disse hoje que cinco estudantes da instituição testaram positivo à covid-19 e assegurou que a atividade académica decorre com normalidade

14h00 - Confira aqui as novas regras e as restrições que vêm aí

Ver esta publicação no Instagram

O @gov_pt, face à evolução da situação epidemiológica em #Portugal, adotou hoje, em Conselho de Ministros, oito medidas essenciais para controlar a pandemia. #COVID19 #COVID19PT

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt) a 14 de Out, 2020 às 6:27 PDT

13h50 - Irão registou nas últimas 24 horas o seu maior recorde diário de mortos e infeções pelo novo coronavírus, com 279 mortes e 4.830 casos.

13h25 - Eis as medidas aprovadas esta quarta-feira pelo Governo e que entram em vigor a partir das 00h desta quinta-feira, 15 de outubro:

  • Estado de Calamidade em todo o território nacional;
  • ajuntamentos na via pública limitados a cinco pessoas;
  • limitar eventos de natureza familiar (casamentos e batizados) a 50 pessoas máximo, sendo também obrigatório o uso de máscara;
  • proibição de todos os festejos e receções académicas em todas as universidades e politécnicos;
  • determinar às forças de segurança e à ASAE o reforço das ações de fiscalização;
  • agravar até 10 mil euros as coimas às empresas que não assegurem cumprimento das regras em vigor;
  • recomendar o uso de máscara na via pública, sempre que não for possível manter o distanciamento físico;
  • apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei para a obrigatoriedade do uso de máscara e da app StayAway Covid em contexto escolar, Administração Pública, laboral e Forças Armadas.

13h14 - O primeiro-ministro já fala ao país após a reunião do Conselho de Ministros, que aprovou "oito decisões fundamentais" e o regresso do Estado de Calamidade em todo o território nacional a partir das 00h de amanhã, dia 15.

Em conferência de imprensa, António Costa afirmou que a evolução da epidemia em Portugal tem sido "grave", razão pela qual o Governo decidiu avançar com estas "oito decisões fundamentais".

12h50 - Portugal faz parte de um grupo de três países europeus onde a primeira vaga da pandemia de Covid-19 teve um "baixo efeito" no aumento total da mortalidade, conclui um estudo realizado por investigadores do Imperial College London, hoje apresentado.

O estudo, que analisa as mortes adicionais que ocorreram entre meados de fevereiro e finais de maio num total de 21 países industrializados e publicado na revista Nature Medicine, o efeito da Covid-19 em Portugal foi dos mais baixos do universo analisado.

12h36 - Após CR7 ser diagnosticado, Katia Aveiro diz que Covid-19 é "fraude". Depois de ter revelado o seu ceticismo quanto ao novo coronavírus, afirmando que "existem outras doenças que matam muito mais", Katia Aveiro voltou às redes sociais para mostrar que não acredita na gravidade da pandemia.

"Se tem que ser o Cristiano Ronaldo a fazer acordar o mundo, tenho que dizer que este português é mesmo um predestinado, um enviado de Deus. Obrigado! Acredito que hoje uns bons milhares vão passar a acreditar tanto nesta pandemia, testes, nas medidas tomadas, como eu... Maior fraude que assisti desde que nasci", começou por escrever.

12h30 - Escola de Sintra suspende aluno por "partilhar lanche" em tempos de Covid. Um aluno do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos, em Rio de Mouro, Sintra, foi suspenso por um dia por ter partilhado um “lanche com os colegas”, numa altura em que o mundo lida com uma pandemia. O Notícias ao Minuto teve acesso à medida disciplinar sancionatória em causa e, no documento, a escola considera a atitude do estudante “como muito grave” e garante que a mesma colocou "em perigo o bem-estar de todos".

12h21 - Catalunha vai fechar bares e restaurantes. A Catalunha vai encerrar bares e restaurantes durante 15 dias de modo a tentar travar a propagação do novo coronavírus e em resposta ao aumento de casos, avança o El País. A proposta foi debatida esta quarta-feira pelo comité que gere a resposta à pandemia.

11h39 - Irlanda do Norte decreta confinamento regional. O governo autónomo da Irlanda do Norte decidiu decretar um confinamento de várias semanas, encerrando escolas e o setor da restauração para tentar diminuir a taxa de transmissão de Covid-19, anunciou hoje. 

A partir de sexta-feira, e durante quatro semanas, bares e restaurantes só poderão vender para fora e encerrar às 23h00, enquanto que as escolas vão fechar na próxima semana durante 14 dias, até 2 de novembro, período que inclui uma semana de férias intercalares. 

11h28 - Polónia (também) regista recorde. As autoridades da Polónia informaram hoje que 6.526 novas infeções pelo Sars-CoV-2 foram registadas nas últimas 24 horas e que 116 pessoas morreram, dois novos máximos desde o início da pandemia no país.

11h16 - Rússia bate novo recorde com mais de 14 mil casos num só dia. A Rússia bateu um novo recorde de infeções diárias por Covid-19. Esta quarta-feira, o país registou 14.231 novos casos do novo coronavírus

Segundo o The Moscow Times, o país bateu um novo recorde pelo sexto dia consecutivo, naquela que é já considerada a segunda vaga da doença no país liderado por Vladimir Putin. Um quarto dos novos casos são doentes assintomáticos.

10h55 - Cantor português emigrado na Venezuela morre vítima de Covid-19. O cantor português Virgílio Góis, emigrado na Venezuela há vários anos, morreu aos 83, vítima de Covid-19, enquanto visitava uma sobrinha, no Brasil. A notícia da morte foi dada pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, através de um comunicado citado pelo Jornal da Madeira. 

10h41 - Dados da República Checa. A República Checa registou nas últimas 24 horas um total de 8.325 novos casos do SARS-CoV-2, no dia em que entram em vigor a ordem de encerramento de escolas, bares e restaurantes por duas semanas.

10h24 - Dados de África. O continente registou nas últimas 24 horas mais 271 mortes devido à Covid-19, para um total de 38.868, havendo 1.592.549 infetados, mais 8.065, segundo os últimos dados relativos à pandemia.

10h06 - Maioria dos hospitais privados sem teleconsultas para utentes da ADSE. A generalidade dos hospitais privados não está a realizar teleconsultas aos beneficiários da ADSE devido a regras "impraticáveis" estabelecidas pelo instituto da proteção na doença da função pública, disse o presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).

As teleconsultas comparticipadas pela ADSE arrancaram em 9 de abril, já em plena pandemia de Covid-19, mas o subsistema de saúde da função pública só comparticipa duas consultas à distância por mês a cada beneficiário e apenas no regime convencionado.

09h57 - Peregrinação a Fátima em imagens. As imagens da Peregrinação Internacional Aniversária que terminou esta terça-feira, dia 13 de outubro em Fátima, teve impactos no estrangeiro. A Agência France-Presse publicou uma reportagem fotográfica, de Patricia de Melo Moreira, onde é mostrado como foram as celebrações nestes tempos de pandemia (e em que as pessoas foram 'separadas' por círculos desenhados no chão). 

09h21 - Oito sintomas menos conhecidos da Covid-19. A febre, a tosse persistente e uma perda do paladar ou do olfato são considerados os principais sintomas, mas não os únicos. Sabe que Conjuntivite pode ser um deles? Ou queda de cabelo? Fique a par.

09h10 - Hoje é notícia: "Mais dinheiro para TAP que SNS"; PSP detido por tráfico. Fique a par dos títulos nas primeiras páginas da principal imprensa nacional, esta quarta-feira, 14 de outubro, aqui.

08h38 - Para provar que é imune, Trump diz que beija homem. Mas "não com prazer". Donald Trump apontou para um homem na plateia de uma das suas ações de campanha em JohnstownPensilvânia, e disse ser capaz de beijá-lo para provar que é "imune" ao coronavírus, num discurso que está a ser descrito como bizarro pela imprensa internacional. Isto depois de já no dia anterior ter afirmado que beijaria uma multidão pelo mesmo motivo. Veja as imagens.

08h22 - Alemanha bate recorde de novas infeções desde abril, com 5 mil casos. A Alemanha registou hoje 5.132 novas infeções pelo novo coronavírus, o maior número de novos casos desde abril, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, que na terça-feira tinha indicado 4.122 infetados.

07h53 - Mundo do futebol parou e Cristiano Ronaldo foi preocupação. Recordemos os factos. Ontem, o mundo do futebol ficou em choque com a notícia e um pouco por todo o planeta se falava em Ronaldo.

Primeiro, a Federação Portuguesa de Futebol, que foi quem avançou com a notícia em 1.ª mão, afiançou que Ronaldo estava sem qualquer sintoma e encontrava-se bem de saúde. Mais tarde, já depois de Marcelo Rebelo de Sousa desejar as melhoras ao craque português, Fernando Santos revelou que Cristiano Ronaldo está em isolamento na Cidade do Futebol em Oeiras.

O capitão das quinas assistiu, inclusive, ao treino dos companheiros antes do jogo desta quarta-feira frente à Suécia. Este é o terceiro caso de infeção registado na seleção nacional, após José Fonte e Anthony Lopes.

Notícias ao MinutoCristiano Ronaldo na varanda do quarto após ser conhecida a infeção por Covid-19© FPF

07h46 - Infarmed suspende máscaras do fabricante LINEFORYOU. O Infarmed suspendeu a comercialização de máscaras cirúrgicas do fabricante LINEFORYOU por usarem de forma indevida a marcação CE, revelou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Em comunicado, o Infarmed adianta que as máscaras em causa usavam indevidamente a marcação CE pois a documentação técnica está incompleta face ao exigido por lei. "O fabricante encetou de imediato e voluntariamente a suspensão da comercialização dos dispositivos médicos em apreço e irá dar início ao processo simplificado de colocação no mercado nacional" desses dispositivos nos termos da lei, "demonstrando a conformidade com os requisitos normativos e especificações publicados".

07h42 - CR7 está infetado com o novo coronavírus. Fique com um resumo do que (já) foi dito: 

Ver esta publicação no Instagram

Unidos dentro e fora do campo! #todosportugal

Uma publicação partilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a 12 de Out, 2020 às 12:56 PDT

07h40 - Revista de imprensa desportiva. A notícia de Cristiano Ronaldo estar infetado com Covid-19 abalou o mundo desportivo e, como tal, não se estranha que os três jornais desportivos dêem destaque ao capitão da Seleção Nacional que esta quarta-feira não alinhará diante da Suécia, em jogo a contar para a Liga das Nações. Veja aqui.

07h33 - Argentina perto do 5.º lugar em número de infetados. Com 917.035 casos de Covid-19 e 24.527 mortes desde o início da pandemia, a Argentina está perto de passar ao quinto lugar mundial no número de infeções, quando aumentam os protestos no país.

07h30 - Dados dos Estados Unidos. Os Estados Unidos registaram 758 mortos e 49.727 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h25 - Dados do México. O México registou 475 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, além de 4.295 infeções, informaram as autoridades de Saúde mexicanas.

07h21 - Perda auditiva? A perda auditiva súbita e permanente, embora rara, pode estar associada à Covid-19 em alguns doentes, alertaram médicos na terça-feira, relatando um "primeiro caso" no Reino Unido.

07h14 - Sem-abrigo podem ser "mais resistentes". O candidato favorito à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, afirmou na terça-feira que os sem-abrigo podem ser mais resistentes à Covid-19 porque "vivem o tempo todo nas ruas e não têm como tomar banho".

07h06 - Dados da China. A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 20 casos de Covid-19, entre os quais seis locais, na província de Shandong, nas últimas 24 horas.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um registo onde poderá acompanhar AO MINUTO todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar os acontecimentos da tarde de ontem, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório