Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Ronaldo? Nenhuma equipa não tendo o melhor do mundo pode ficar melhor"

Seleção Nacional volta a entrar em ação, nesta quarta-feira, para a Liga das Nações.

"Ronaldo? Nenhuma equipa não tendo o melhor do mundo pode ficar melhor"
Notícias ao Minuto

19:22 - 13/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Santos

O selecionador português Fernando Santos lamentou a ausência de Cristiano Ronaldo do encontro com a Suécia, mas afirmou que a equipa já deu provas de que consegue jogar bem sem o seu capitão.

Na antevisão ao confronto com a Suécia, o técnico considerou que o jogo irá ser difícil e mostrou-se estusiasmado pelo regresso do público aos estádios.

Também Rúben Dias lamentou a ausência do capitão, mas prometeu que a equipa irá lutar para conseguir os três pontos.

Fique com as principais declarações de Fernando Santos e Rúben Dias.

Regresso do público: Sem público uma parte da vantagem desaparece. Cinco mil já é muito bom, em muitos campeonatos e campos. É sempre entusiasmante ter o público, seja o número que for. Um estádio cheio a cantar o hino era melhor, mas com cinco mil vamos ouvir mais o hino. É muito importante isso. Em França sentiu-se isso. Éramos só nós a puxar o hino. É muito importante que venha de fora, bom para mim, para os jogadores. É fundamental, sendo muitos ou poucos, é muito importante.

Alternativa a Cristiano Ronaldo na ala: Só amanhã é que vão saber, lá por volta das 18 horas."

Alterações no onze: Mexer já vou mexer, não tinha muita vontade mas já vou mexer [devido ao caso positivo à Covid-19 de Cristiano Ronaldo]. Poderá acontecer mais uma ou outra, mas a equipa não será muito diferente do último jogo. Se houver será devido ao desgate físico. É um jogo de elevada importância para nós."

Qualidade da equipa da Suécia: Todas as equipas da Liga A da Liga das Nações são as equipas do top-16 mundial, basicamente são as melhores seleções. As equipas nórdicas, normalmente, têm jogadores com bastante qualidade. Os jogadores das alas, quer Kulusevki quer Forsberg levam a equipa para a parte da imaginação, transportam para o jogo mais criativo. As contas deste grupo passam muito pela Suécia, há que ter isso em atenção.

Candidatura à vitória na Liga das Nações: "Acho que Portugal nos últimos anos, e já lá vão uns anos largos, que sempre demonstrou essa capacidade de lutar contra os adversários. Temos feito excelentes campanhas nos últimos anos. Eu desde que cheguei disse logo para o que vinha, disse que Portugal é candidato e todos achavam que eu era maluqinho. Hoje, Portugal entra em qualquer jogo para ganhar. Contra o campeão do Mundo e outra das melhores seleções do Mundo, jogamos para ganhar e será sempre assim. O que eu acho é que sim, Portugal neste momento afirma-se e nota-se que Portugal é uma equipa respeitada pelos adversários. Mais importante que isso é que Portugal estará sempre preparado estes jogos, como disse o Rúben e bem, para jogarem os outros"

Efeito da ausência do Ronaldo: "O plano é o mesmo. É claro que as dinâmicas são diferentes, mas não a organização e a estratégia. O Cristiano tem características próprias e os próprios comentadores dizem isso. Tendo Cristiano, que é um jogador mais móvel, obviamente que nesses detalhes é diferente. Mas a equipa já jogou sem ele e esteve bem, mas isso tem a ver com o ADN que a equipa tem agora."

Como Ronaldo está a viver o momento: "Está a viver bem. A partir do momento em que fez o segundo teste e foi confirmado... Entrou em isolamento ontem à noite. Jogadores foram para os quartos, durante a noite soube-se a notícia, de manhã voltou-se a testar, Cristiano num primeiro momento isolado dos outros. Cristiano está no quarto, diz que quer jogar, comunica connosco lá de cima. Está bem, completamente assintomático, não tem problemas nenhuns, nem percebe muito bem o que lhe aconteceu".

Preparar a partida com várias baixas por Covid-19: "No primeiro jogo, tive de alterar. Fonte ia jogar com Espanha, mas não alterei os planos estratégicos com essas baixas. Em termos de jogo não alterei nada, só troquei de jogador. Tenho confiança no Fonte e nos que aqui estavam. Já estava previsto lançar Semedo, foi questão de fazer ajuste e gestão da parte física. No segundo não houve alteração. O que temos a lamentar é que dois jogadores nossos testaram positivo e isso não é positivo. Infelizmente voltámos a ter esta questão anormal. Em relação ao jogo, nenhuma equipa não tendo o melhor do mundo pode ficar melhor. Esta equipa já demonstrou que tem capacidade para resolver as questões que são colocadas. Tenho confiança nos jogadores e naquilo que amanhã irão fazer. Se gostava de ter o Cristiano? Sim, mas tenho absoluta confiança que os 11 que vão entrar irão cumprir à risca o que têm de fazer. Temos feito tudo o que nos têm dito. Desde segunda-feira que estamos aqui confinado. O staff e os jogadores entraram aqui e fomos todos testados. Aqui há uma bolha. Não há ninguém que saia ou que entre. Desta vez aconteceu, mas não porque não houve cumprimento das regras. Os jogadores têm se preocupado em manter as regras de segurança. Já fizemos sete testes. Aconteceu aqui e vai acontecer em qualquer lado qualquer. Nenhum de nós ainda não percebeu bem o que é a Covid.

Fala agora Fernando Santos

Ausência de Ronaldo: Como é obvio qualquer jogador que se ausente é uma baixa de peso. O Cristiano é uma baixa maior que outro jogador, mas estamos preparados para isso. iremos dar a volta a isso.

Elogios de Jorge Jesus: Vou limitar-me a falar sobre o jogo e a Seleção.

Conselho a Ronaldo para fazer marcação a Kulusevski: Não pedi nenhum conselho. Abordamos qualquer jogo sobre uma perspetiva coletiva. Temos consciência de que a Suécia é uma equipa que se destaca pelo seu conjunto. Tem boas individualidades, mas o nosso foco está sempre naquilo que é o perigo que podem causar-nos enquanto equipa. Estaremos preparados

Perigos da Suécia: Não nos devemos enganar pelo jogo que já disputámos. Foi um jogo que se tornou mais fácil pelas dificuldades que lhes causámos, mas não nos podemos esquecer da equipa que no criou dificuldades antes da expulsão. É uma equipa com grande qualidade,forte fisicamente e nas bolas paradas. Não podemos esquecer isso. Vai ser um jogo difícil e só estando ao nosso melhor podemos ganhar. 

Aprendizagem com Pepe: Não é normal um jogador da idade dele continuar com a performance que tem tido e devemos estar felizes por ele ter saúde, discernimento e capacidade de tem para jogar ao nível que tem jogado. Individualmente, há poucos privilégios melhores do que poder ter a experiência dentro de campo e ter a oportunidade de estar a jogar com ele ao meu lado por tudo aquilo que representa e já ganhou.

Golos sofridos em quatro jogos: Pensamos jogo a jogo e treino a treino, e o obejtivo é fazer melhor no próximo jogo. O momento em que começarmos a pensar que somos imbatíveis esse será o primeiro passo para podemos ficar fragilizados. Será mais um jogo e queremos muito vencer.

Receio na Seleção: Não, esta situação, infelizmente, já se prolonga há imenso tempo. Por essa razão já todos aprendemos a viver com isso e com os cuidados que temos de ter. Faz parte, ninguém o deseja, mas temos de lidar com isso. Existe um certo à vontade em ldiar com toda a situação.

Ronaldo: Como é obvio não são fatores positivos, não é algo que se quer que aconteça. Faz parte do jogo e há que saber lidar com isso. Estamos preparados para qualquer situação

Fala Rúben Dias

Portugal e Suécia defrontam-se, nesta quarta-feira, num duelo relativo à quarta jornada da Liga das Nações, pelas 19h45, no estádio de Alvalade.

Nesta terça-feira,  Fernando Santos e Rúben Dias farão a antevisão à partida frente aos nórdicos. Uma conferência de imprensa que estava agendada para a parte da manhã, mas foi adiada para o período da tarde.

Acompanhe em direto as declarações de ambos na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório