O Santos colocou, na madrugada de segunda para terça-feira, um ponto final num ciclo de três jogos consecutivos sem conhecer o 'sabor' da vitória (derrotas perante Mirassol, por 3-0, e Internacional, por 1-2, que se juntaram ao empate a duas bolas com o Sport), ao receber e bater o Juventude, por 3-1.
O Estádio Cícero Pompeu de Toledo (mais conhecido por Morumbi) foi palco de um autêntico espetáculo de Neymar, que começou a desenhar-se à passagem dos 37 minutos, na sequência de uma jogada de insistência, que inaugurou o marcador da partida de encerramento da 18.ª jornada do principal escalão do futebol brasileiro.
Álvaro Barreal ampliou a vantagem do Peixe, apenas três minutos depois, quando deu o melhor seguimento possível a um passe de Benjamín Rollheiser, antigo jogador do Benfica. No entanto, um golo de Wilker Ángel, à beira do apito para o intervalo, reabriu a discussão pelos pontos.
As dúvidas acabariam, de resto, por manter-se até aos 80 minutos, quando Neymar voltou a surgir em cena, desta feita, para converter uma grande penalidade e sentenciar, de uma vez por todas, o resultado final, no recinto paulista, provocando uma 'onda' de euforia.
Feitas as contas, com este triunfo, o Santos passa a somar 18 pontos e 'cola-se' ao 15.º classificado, o Vitória, que tem mais um jogo disputado, depois de, na véspera, ter surpreendido tudo e todos, ao conquistar um empate a duas bolas perante o Palmeiras, equipa orientada pelo treinador português Abel Ferreira.
Os lugares de despromoção ficam, para já, a três pontos de distância. Mais atrás, encontram-se Vasco da Gama (que saiu derrotado da visita ao Mirassol, por 3-2) e Fortaleza (que registou uma igualdade a um golo com o Corinthians). No entanto, os primeiros têm menos um jogo realizado.
O Juventude, por seu lado, vive uma situação bem mais delicado, uma vez que permanece com apenas 11 pontos conquistados ao cabo de 16 jogos, o que o deixa na 19.ª e penúltima posição da tabela.
Segue-se... Leonardo Jardim
O Santos deu, assim, mais um passo no sentido de garantir a manutenção no Brasileirão, competição à qual regressou esta temporada. Agora, vira todas as atenções para o Cruzeiro, num embate que está agendado para as 22h30 (hora de Portugal Continental) do próximo domingo, no Estádio Mineirão.
A equipa orientada pelo treinador português é uma das sensações da temporada de 2025 do campeonato canarinho, até ao momento, de tal maneira que já o lidera, com 37 pontos, tantos quanto o Flamengo, que, no entanto, conta com menos um duelo disputado.
Na presente jornada, a Raposa foi ao Estádio Olímpico Nilton Santos derrotar o Botafogo, por 0-2, à 'boleia' dos golos de Christian e Matheus Pereira, jogador luso-brasileiro que, em Portugal, representou Sporting e Desportivo de Chaves. Agora, procurará somar mais três pontos, de maneira a manter-se 'viva' na busca pelo título de campeão, que lhe escapa já desde o 'longínquo' ano de 2014.
Leia Também: Neste 'Rio', manda o Cruzeiro. Leonardo Jardim recupera trono no Brasil