Aos 59 anos de história, a McLaren obteve, no último domingo, a sua vitória número 200 na Fórmula 1 - alcançada por Lando Norris no GP da Hungria no Hungaroring, ao bater o colega Oscar Piastri.
O primeiro triunfo de um piloto com as cores da equipa de Woking aconteceu em 1968. O autor? O próprio fundador da estrutura, Bruce McLaren, no GP da Bélgica desse ano num M7A equipado com motor Ford Cosworth. Nunca mais subiu ao lugar mais alto do pódio. Mais tarde, Denny Hulme acrescentou duas vitórias, que ajudaram a McLaren a terminar em segundo no campeonato - o melhor resultado até então.
1974: Os primeiros títulos
Até 1973, a McLaren só venceu por intermédio de Hulme, até que Peter Revson mudou isso com o êxito no GP da Grã-Bretanha desse ano. A época de 1974 foi histórica, com Emerson Fittipaldi a vencer três corridas a caminho do título. Hulme também voltou a vencer e, com tudo junto, a McLaren foi campeã de construtores pela primeira vez.
Dois anos mais tarde, foi o histórico título de James Hunt numa luta com Niki Lauda - essa rivalidade que até deu um filme, 'Rush'. Para tal, o britânico ganhou seis das 16 corridas, ao serviço da McLaren. Mas os anos áureos da equipa sediada em Woking surgiram na segunda metade da década de 1980.
O ano histórico de 1988
E destaca-se um ano em particular: 1988, quando Alain Prost e Ayrton Senna obtiveram, entre si, 15 vitórias em 16 corridas. Desses triunfos, 11 foram consecutivos, num recorde que perdurou até 2023 quando foi batido pela Red Bull. Também durante décadas, a McLaren possuiu o recorde de maior percentagem de triunfos numa única época, sendo igualmente superada pela Red Bull em 2023.
Depois do título que Ayrton Senna conquistou em 1991, o ritmo de triunfos da McLaren abrandou nos anos seguintes, mas no fim da década de 1990 voltou a estar numa posição forte graças a Mika Häkkinen - que, entre 1998 e 1999, foi campeão duas vezes com 13 vitórias no somatório dos dois anos. A estas, somaram-se duas do seu colega, David Coulthard.
Nos anos 2000, mais pilotos vencedores passaram pela McLaren, como Fernando Alonso ou Lewis Hamilton - que lá obteve o seu primeiro título e também as suas primeiras vitórias. A estreia do britânico no lugar mais alto do pódio foi no GP do Canadá de 2007, logo na sua primeira época de Fórmula 1.
A recuperação depois da 'tempestade'
Mesmo com uma dupla de campeões constituída por Hamilton e Jenson Button de 2010 a 2012, a McLaren tornou-se numa vencedora mais esporádica. Os resultados agravaram com a chegada das unidades motrizes híbridas em 2014. Em alguns momentos, foi uma das formações menos competitivas do pelotão - até bem recentemente, no início de 2023, isso aconteceu. A recuperação foi lenta mas, desde 2024, a McLaren regressou consistentemente à luta pelo topo.
No GP de Miami do ano passado, Lando Norris triunfou, sendo o primeiro a fazê-lo com um monolugar da McLaren desde uma improvável vitória de Carlos Sainz no GP de Itália de 2021. Na altura, o espanhol quebrou um 'jejum' da escuderia que durava desde o GP do Brasil de 2012.
Mais tarde, no GP da Hungria de 2024, Oscar Piastri inscreveu o seu nome entre os pilotos vencedores com a McLaren. Este ano, o australiano já subiu ao lugar mais alto do pódio em seis corridas e Norris fê-lo pela quinta vez na Hungria. Até agora, o triunfo só escapou aos 'Papaya' em três das 14 corridas principais já realizadas.
Duas lendas destacam-se entre os vencedores
Ayrton Senna foi o piloto que mais vezes venceu pela McLaren (35), seguindo-se Alain Prost com 30 triunfos. No somatório, os dois têm 65 triunfos - ou seja, 32,5 por cento do total da equipa.
Seguem-se Lewis Hamilton (21 vitórias), Mika Häkkinen (20) e David Coulthard (12), que até ao momento é o último dos que alcançou pelo menos uma dezena de triunfos em Woking.
A esse 'lote' devem juntar-se, em breve, Lando Norris (9 triunfos) e Oscar Piastri (8 triunfos) - previsivelmente, ainda esta época, se a tendência de domínio avassalador dos dois verificada até agora continuar.
Leia Também: Lando Norris bate Piastri e vai de férias com o GP da Hungria no 'bolso'