A McLaren voltou a fazer das suas no Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, que este domingo decorreu no circuito de Hungaroring. Lando Norris fez melhor do que o colega de equipa Oscar Piastri e venceu a última corrida antes da paragem para as férias. O pódio ficou fechado com George Russel (Mercedes). A corrida marcou os 40 anos da disputa no autódromo húngaro.
Mas as coisas nem começaram da melhor maneira para os McLarens. Charles Leclerc partiu da pole position, ele que não saía do primeiro lugar da grelha desde o Grande Prémio do Azerbaijão de 2024, teve um excelente começo. O piloto monegasco defendeu-se bem, tal como Oscar Piastri, e foi líder durante várias voltas.
Mas tudo se desmoronou nas voltas seguintes. O piloto da Ferrari criticou algumas das decisões da sua equipa, que o fizeram perder competitividade ao longo da prova. O monegasco acabou por perder o lugar no pódio. Após uma luta fraticida com George Russell, em que os carros quase se tocaram, o britânico ficou com o terceiro.
No que diz respeito à luta entre os dois McLarens, tudo ficou resolvido na penúltima volta, disputada por Oscar Piastri e Lando Norris. O australiano, líder do mundial de pilotos, tentou ultrapassar o companheiro de equipa, mas falhou o objetivo e quedou-se pelo segundo lugar, falhando a hipótese de vencer uma segunda corrida de forma consecutiva.
Já o piloto britânico estrou-se a vencer em Budapeste e pela terceira vez nas últimas quatro corridas. A estratégia de pneus acabou por favorecer Norris. Depois da conturbada primeira volta, em que caiu para quinto, Lando acertou o passo e acabou por sorrir no final das 70 voltas. Os campeonatos podem depender destas coisas.
Charles Leclerc, que largou na pole, terminou a corrida na quarta posição. Fernando Alonso, que acaba de completar 44 anos, ficou na quinta posição, a mesma em que tinha terminado na pole position. Foi também a melhor corrida na Fórmula 1 do jovem piloto brasileiro Gabriel Bortoletto, que ficou em sexto lugar.
Norris terminou a prova com 0,698 segundos de vantagem para o australiano Oscar Piastri (McLaren) e 21,916 para o compatriota George Russell (Mercedes), terceiro. O britânico reduziu para nove pontos a diferença para o líder do Mundial.
Com estes resultados, Piastri mantém o comando do campeonato, com 284 pontos, enquanto Norris segue em segundo, com 275.
Esta foi a décima quarta etapa do campeonato mundial. Segue-se agora a pausa de verão até o fim do mês, sendo a próxima corrida no dia 31 de agosto, nos Países Baixos.
Leia Também: Charles Leclerc conquista pole position inesperada no GP da Hungria de F1