O piloto britânico Lando Norris (McLaren) conquistou, ao início da tarde domingo, o primeiro lugar no Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, 12.ª prova da temporada, alcançando a sua primeira vitória em solo britânico. É a quarta vitória da época do inglês.
Numa corrida em que a chuva marcou presença de forma intensa. o que acabou por provocar alguns acidentes, Oscar Piastri (McLaren) foi o segundo classificado. Nico Hulkenberg (Sauber) foi terceiro e somou um pódio pela primeira vez na carreira.
Com a ameaça permanente de chuva, ninguém sabia muito bem o que esperar do Grande Prémio da Grã Bretanha, Max Verstappen partiu da pole position que tinha sido conquista à risca na tarde de sábado. O início da corrida trouxe consigo sol, mas também a primeira baixa na grelha de partida.
Liam Lawson teve um furo na primeira volta após uma colisão com Esteban Ocon. A sua saída forçada da pista provocou a entrada do safety car. A corrida foi reiniciada à 4.ª volta, antes de Gabriel Bortoleto sair.
Verstappen resistiu na liderança até à oitava volta, quando acabou ultrapassado por Oscar Piastri. À 10.ª volta, começou a chover de forma intensa. Uma grande parte da grelha teve de mudar de pneus. Piastri e Norris foram trocar de pneus. Verstappen, que estava à frente do britânico antes de entrar nas boxes, beneficiou de uma melhor paragem para voltar a ficar à frente do piloto da McLaren (12.ª volta).
A chuva caía cada vez com mais intensidade e a visibilidade ficou cada vez mais reduzida. A direção da corrida fez entrar o safety car às 13 voltas. Piastri seguia isolado na liderança, mas perdeu os 13 segundos de vantagem que tinha sobre Max Verstappen.
O reinício da corrida deu-se na 17.ª volta. No entanto, e duas voltas depois, Hadjar teve um acidente e o safety car voltou a entrar no asfalto. Entretanto, no reinício, na 21.ª volta, Max Verstappen caiu para o 10.º lugar por culta de um pião. Kimi Antonelli também abandonou a corrida na volta 23.
Piastri reiniciou a corrida muito lentamente e foi penalizado com uma penalidade de 10 segundos, à 25.ª volta, quando Norris estava a 3 segundos. Depois disso, as coisas foram ficando gradualmente paradas.
Oscar Piastri cumpriu a penalização na volta número 44 e Norris acabou por subir para a liderança da corrida quando faltavam sete voltas para o fim. O que se seguiu foram minutos tranquilos para o britânico que acabou por assegurar a primeira vitória em Silverstone.
O piloto da McLaren cortou a meta com 6,821 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) e 34,742 face ao alemão Nico Hulkenberg (Kick Sauber), que terminou no pódio pela primeira vez, à 239.ª corrida.
Piastri mantém o comando do campeonato, com 234 pontos, contra os 226 de Lando Norris, que é segundo, enquanto o tetracampeão em título, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), é terceiro, com 165, depois de ser quinto em Silverstone.
Leia Também: Max Verstappen conquista pole position no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1