Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Brasil com mais de 5 milhões de casos; Trump promete "cura"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil com mais de 5 milhões de casos; Trump promete "cura"
Notícias ao Minuto

15:30 - 07/10/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

O novo coronavírus continua a somar vítimas em todo o mundo. Em Portugal, há registo de 81.256 casos confirmados e 2.040 óbitos, sendo que 944 infeções e oito mortes ocorreram nas últimas 24 horas. 

Setembro foi, até agora, o mês com maior número de casos, com 18.153 contágios, afirmou a Direção-Geral da Saúde, durante a conferência de imprensa desta quarta-feira. Mas este aumento, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, "não surpreende quando consideramos o retomar progressivo da atividade a que assistimos".

Nos Estados Unidos, o número de casos de infeção ligados a Donald Trump - que está infetado - continua a aumentar, tendo sido hoje anunciado pela Casa Branca que o conselheiro sénior do chefe de Estado norte-americano, Stephen Miller, também testou positivo à SARS-CoV-2.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Este registo termina por aqui, mas será retomado um novo na manhã de quinta-feira. Mantenha-se em segurança e se tiver dúvidas consulte o site da Direção-Geral de Saúde. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h50 - Regresso às aulas do pré-escolar em Angola é facultativo. O regresso às aulas presenciais do pré-escolar em Angola, previsto para dia 26, fica ao critério dos pais e encarregados de educação, como definem as novas regras de prevenção e combate à Covid-19 no país.

23h35 - Trump diz que tratamento que recebeu "é uma cura" e promete que será gratuito para todos os americanos. O presidente norte-americano partilhou um vídeo no Twitter, onde explicou o tratamento a que foi submetido enquanto esteve hospitalizado, identificando-o como "uma cura". 

Recorde-se que Donald Trump foi submetido um tratamento experimental com anticorpos fabricado pela Regeneron"Se estiverem no hospital e se estiverem mal, quero que o obtenham rapidamente e de forma gratuita", disse.

"Vão dizer que isto é terapêutico (...) e se calhar é mesmo, algumas pessoas não sabem definir ‘terapêutico’, mas para mim é uma cura", insistiu Trump.

23h15 - Seis funcionárias infetadas em creche da Misericórdia da Maia. Seis funcionárias de uma creche da Santa Casa da Misericórdia da Maia testaram positivo para a Covid-19, levando ao isolamento profilático de 35 crianças, por indicação das entidades de saúde, avançou hoje a provedora da instituição.

23h05 - Tunísia volta a impor recolher obrigatório na Grande Tunis. As autoridades tunisinas decidiram hoje restabelecer a partir de quinta-feira o recolher obrigatório noturno para limitar os surtos de contágios por Covid-19, anunciou o governador da província de Tunis.

22h53 - Brasil ultrapassou 5 milhões de casos confirmados de Covid-19. As autoridades de Saúde brasileiras reportaram esta quarta-feira 31.553 novos casos de infeção, um número inferior ao da véspera, mas que eleva o total acumulado de casos no país para lá dos 5 milhões (5.000.694).

A tutela reporta ainda mais 734 mortes associadas à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, fixando o total em 148.228.

22h47 - Itália impõe testes obrigatórios a quem viaja do Reino Unido, Países Baixos, Bélgica e República Checa. A medida, que surge na sequência de um agravamento da pandemia na Europa, foi anunciada esta quarta-feira pelo ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

22h39 - Angola passa a cobrar por testes de iniciativa própria. O Governo angolano vai criar dois regimes de testagem a partir de sexta-feira, consoante sejam realizados por iniciativa própria, que passam a ser comparticipados, ou por iniciativa das autoridades de saúde, que continuam gratuitos.

22h11 - Macron admite restrições em zonas em que vírus circula "muito rápido". O Presidente francês, Emmanuel Macron, admitiu hoje a imposição de novas restrições em zonas em que a circulação do novo coronavírus está a ser "muito rápida".

"Em locais onde [o vírus] circula muito rápido, em particular onde circula entre os idosos, que são os mais vulneráveis, e onde há cada vez mais camas de hospital ocupadas, devemos avançar com mais restrições, como por exemplo já acontece em Bouches-du-Rhône, em Paris ou nos subúrbios", afirmou Emmanuel Macron, durante uma entrevista televisiva.

22h01 - Trump regressa à sala oval seis dias depois de testar positivo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, regressou hoje à sala oval da Casa Branca, apenas seis dias depois de ter testado positivo à Covid-19, confirmou o seu porta-voz, Brian Morgenstern.

21h01 - Angola mantém praias fechadas e retoma espetáculos a 50%. O governo angolano anunciou hoje que as praias e as zonas balneares em Angola se vão manter interditas pelo menos até 07 de novembro, enquanto os espetáculos vão retomar de forma gradual e lotação limitada.

21h00 - Idosas que morreram em Bragança tinham várias doenças associadas à idade. A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste esclareceu hoje que as idosas que morreram depois de testarem positivo no surto de coronavírus na Santa Casa da Misericórdia de Bragança tinham várias doenças associadas à idade avançada.

20h52 - Surto na Universidade de Aveiro. "Hoje, quarta-feira, as autoridades de saúde confirmaram infeção por SARS-CoV-2 de 15 estudantes da UA", refere uma informação da Reitoria dirigida à comunidade académica a que a Lusa teve acesso.

Fonte da Reitoria esclareceu que os alunos infetados são estudantes Erasmus e muitos deles apresentam sintomas, mas não estão hospitalizados.

20h45 - Cabo Verde isenta do pagamento de teste viajantes para o exterior. Os doentes cabo-verdianos transportados para o exterior, estudantes que prosseguiam os estudos em universidades fora do país e crianças passam oficialmente, a partir de quinta-feira, a estar isentos do pagamento dos testes de despiste à Covid-19 para viajar.

20h34 - Ministra questiona hospitais sobre acompanhamento de grávidas. A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje ter questionado todos os presidentes de conselhos de administração dos hospitais sobre o cumprimento da orientação da DGS que permite às grávidas ter acompanhamento durante o parto, depois de algumas queixas.

19h28 - Itália aprova obrigatoriedade de uso máscaras ao ar livre. Itália aprovou hoje a obrigatoriedade de uso de máscaras ao ar livre, com multas que podem chegar aos 1.000 euros por incumprimento, numa tentativa de travar um aumento descontrolado de contágios de Covid-19.

19h23 - Madeira com mais dez casos, total de infeções ativas sobe para 83. A região autónoma registou hoje dez casos de Covid-19, todos importados, elevando o número de infeções ativas no arquipélago para 83, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASaúde), apontado que um dos novos casos é um médico.

19h19 - França ultrapassa os 650 mil casos de infeção. As autoridades sanitárias francesas reportaram esta quarta-feira 18.746 novos casos de infeção pelo novo coronavírusNo total, desde o início de março, quando a pandemia chegou ao país, já foram identificados 653.509 casos positivos, de acordo com dados da instituição de Saúde Pública de França.

Já o número total de mortes aumentou para 32.445, com um acréscimo de mais 80 óbitos em relação ao dia anterior

19h08 - "Levaram-nos ao limite, não aguentamos mais". Laura Bonillo é uma das muitas enfermeiras de Madrid em serviços mínimos devido à greve convocada pelo sindicato Satse. Exausta devido à pandemia do novo coronavírus, a profissional de saúde deixou uma mensagem a quem considera que esta não é a altura certa para greves sanitárias ou educacionais.

“Em março sofremos uma sobrecarga brutal e ninguém reclamou. Nos hospitais tínhamos o triplo do trabalho, cancelavam feriados e férias, fazíamos turnos muito longos, não tínhamos máscara, nem equipamento de proteção... e não pensávamos em fazer nada. Agora, não aguentamos mais", disse, em declarações ao El País.

19h04 - Misericórdia de Montalegre detetou utente positiva no Lar São José. A Santa Casa da Misericórdia de Montalegre revelou hoje ter detetado uma utente do lar com Covid-19 em testes de despistagem realizados após informação de que dois médicos do centro de saúde local estavam infetados.

18h44 - Europa ultrapassa os seis milhões de casos. A Europa ultrapassou os seis milhões de casos de Covid-19 desde que se detetou no continente a primeira infeção, segundo a contagem realizada até hoje à tarde pela agência noticiosa France Presse (AFP) a partir de dados oficiais.

18h35 - Quinze profissionais do INEM infetados desde início da pandemiaUm total de 15 profissionais do INEM estiveram infetados com Covid-19 desde o início da pandemia, indicou hoje o coordenador da unidade de gestão de crises daquele organismo.

18h25 - Gestão de Trump? "Maior falhanço desde o Pearl Harbor". O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, que já por diversas vezes acusou o governo de Donald Trump de ser responsável pelo elevado número de mortes naquele estado, voltou a tecer críticas ao chefe de estado norte-americano, agora, no seu novo livro, 'Crise Americana: Lições de Liderança da Pandemia de Covid-19', que será lançado na próxima semana.

O democrata voltou a acusar Trump de negligência nos primeiros meses da pandemia, o que levou "ao maior falhanço em detetar um ataque inimigo desde o Pearl Harbor".

18h17 - Autarca de Gaia critica atuação do Estado em lar de Coimbrões. O presidente da Câmara de Gaia criticou hoje a atuação das entidades desconcentradas do Estado, acusando-as de responder "com grande dificuldade" a casos como o do lar de Coimbrões, que tem seis utentes e seis funcionários infetados com Covid-19.

18h07 - Detenções por violência doméstica diminuíram 32% desde início da pandemia. As detenções pelo crime de violência doméstica diminuíram cerca de 32% desde o início da pandemia de Covid-19 em relação ao mesmo período de 2019, revelou hoje a Polícia de Segurança Pública.

18h05 - Bónus a profissionais de saúde será pago ainda este ano. A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que os 'bónus' aos profissionais de saúde aprovados pelo parlamento serão pagos ainda no vencimento deste ano, em resposta ao PSD.

17h59 - Donald Trump "estável" e "sem sintomas há 24 horas".  De acordo com a mais recente atualização do estado de saúde do presidente norte-americano, esta quarta-feira, Donald Trump encontra-se "estável" e "sem sintomas há 24 horas", não tendo necessitado de oxigénio suplementar desde a sua hospitalização. 

De acordo com o médico Sean Conley, exames feitos ao presidente dos Estados Unidos indicaram "níveis detetáveis de anticorpos" contra a Covid-19.

17h52 - Infeções pela Covid-19 na Casa Branca podiam ter sido evitadas, diz Anthony Fauci. O imunologista e principal responsável pela resposta dos EUA à pandemia do novo coronavírus, cuja defesa das diretrizes de saúde pública entrou em conflito com a minimização da gravidade da pandemia de Donald Trump, disse que a recente onda de infeções na Casa Branca poderia ter sido evitada, reporta a Reuters.

17h45 - Sri Lanka impõe restrições após detetar surto com mais de mil contágios. O maior surto de Covid-19 no país, até ao momento, numa fábrica de roupa, obrigou as autoridades de saúde a impor recolher obrigatório em parte do país, reporta o El País.

17h39 - Com o número de casos confirmados sempre a subir, a Direção-Geral da Saúde relembra a importância de continuar a cumprir as medidas de proteção. "Pela tua segurança e pela segurança de todos, continua a cumprir as medidas de proteção da Covid-19. Lembra-te que um descuido pode deixar-te em risco. A ti e aos teus", pode ler-se na mais recente publicação da autoridade de saúde.

17h30 - Risco de transmissibilidade muito próximo de um em todo o país. O risco de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 está com valores "muito próximos de um" em todo o país, o que indicia "apesar de tudo, uma estabilidade na progressão da pandemia", disse hoje a diretora-geral da Saúde.

17h19 - Médicos do Centro preocupados com sobrecarga de urgências pediátricas. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) voltou hoje a alertar que a linha SNS24 está a encaminhar crianças e jovens "sem critério clínico que o justifique" para as urgências hospitalares, originando sobrecarga dos serviços.

17h09 - Espanha notifica mais 10 mil casos e 76 óbitos. Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 10.491, dos quais 5.075 são referentes às últimas 24 horas, o maior registo diário desde 9 de abril. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 76 pessoas nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 32.562.

17h04 - Pessoas em pobreza extrema aumentam 150 milhões em 2021. O número de pessoas em situação de pobreza extrema no mundo vai aumentar em 150 milhões em 2021 devido à pandemia de Covid-19, segundo previsões do Banco Mundial hoje divulgadas.

17h00 - Sobe para 4 número de mortes de utentes da Misericórdia de Bragança. Mais três idosas utentes da Santa Casa da Misericórdia de Bragança morreram hoje, elevando para quatro o número de óbitos entre os 102 utentes com infeção pelo novo coronavírus, informou a instituição.

16h59 - "A grande lição desta crise é que é preciso reforçar o sistema de saúde". O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, admitiu esta quarta-feira que a situação em Espanha é "muito preocupante", numa altura em que o país assiste a uma subida drástica do número de casos de contágio, e concluiu que existe uma lição última a retirar desta crise pandémica:

"A grande lição desta crise sanitária é que é preciso reforçar todo o sistema nacional de saúde".

16h57 - Itália com maior número de novos casos em quase seis meses e 31 mortes. As autoridades de Saúde italianas notificam hoje mais uma subida no registo diário de novos casos de contágio, com 3.678 novas infeções nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 333.940. Este registo diário é o maior desde 16 de abril (3.786), há quase seis meses. 

Foram ainda notificados mais 31 óbitos referentes às últimas 24 horas, de acordo com a Proteção Civil italiana, elevando o número total de mortes para 36.061.

16h56 - Panenka internado nos cuidados intensivos depois de contrair Covid-19. Antonín Panenka, ex-internacional checo que, em 1976,  no Europeu de futebol, marcou uma grande penalidade com um gesto técnico que teria, para sempre, o seu nome, está em estado grave por causa da Covid-19.

16h55 - Reino Unido com 14 mil novos casos pelo 2.º dia e mais 70 óbitos. Autoridades britânicas reportam mais 14.162 novos casos de infeção confirmados na região, mantendo-se este dado acima da média da semana passada. São ainda notificadas mais 70 mortes associadas à doença.

16h54 - ONU critica subinvestimento em saúde: "Temos de aprender as duras lições". A ONU pediu hoje aos seus Estados-membros que dupliquem esforços para permitir que o acesso a cuidados de saúde seja universal o mais rapidamente possível, frisando que, apesar dos custos, é imprescindível em tempo de pandemia.

"Temos todos de aprender as duras lições desta crise. Uma delas é que o subinvestimento em saúde pode ter um impacto devastador nas sociedades e economias", disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, num vídeo hoje divulgado.

16h53 - Madeira regista 1.º caso positivo de um profissional de saúde. A região autónoma identificou o primeiro profissional do Serviço Regional de Saúde infetado com Covid-19, que não exerce funções desde 01 de outubro e que se encontra em isolamento, foi hoje anunciado.

16h52 - Número diário de novos casos na Suíça a subir e chega aos mil. As autoridades suíças apelaram hoje à população para se precaver face ao aumento dos contágios de Covid-19 no país, que registou nas últimas 24 horas, pela primeira vez desde 21 de abril, mais de 1.000 novos casos.

16h49 - Início de ano escolar sem impacto significativo nos contágios em Espanha. Um estudo publicado pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) concluiu que o início presencial do ano escolar em cinco comunidade autónomas de Espanha não teve um impacto significativo na evolução da Covid-19 no país.

15h57 - DGS desaconselha uso de parques infantis por terem "riscos acrescidos". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, frisou hoje que a utilização de parques infantis encerra "riscos acrescidos", desaconselhando a sua utilização por serem equipamentos que "nem sempre são devidamente higienizados entre utilizações".

15h45 - Restaurantes e bares na Escócia proibidos de vender bebidas alcoólicas em espaços fechados. Bares, restaurantes e cafés estão proibidos de vender bebidas alcoólicas em espaços fechados durante duas semanas, anunciou hoje a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, citada pela Sky News.

Os estabelecimentos vão poder continuar a vender comida e bebidas sem álcool até às 18h00 e bebidas alcoólicas, em espaço exterior, até às 22h00.

15h40 - Imunologista demite-se de cargo acusando Trump de "ignorar a ciência". Rick Bright demitiu-se do Instituto Nacional de Saúde depois de, em abril, ter sido afastado da direção da agência especializada em biodefesa por discordar do uso de hidroxicloroquina.

15h35 - Aumento de casos não está a resultar em mais internamentos. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, disse hoje que o aumento de casos de Covid-19 que se tem verificado em Portugal não está a exigir uma utilização acrescida dos serviços hospitalares.

"O aumento do número de casos não está a implicar, a esta data, uma utilização igual e muito menos maior, dos serviços hospitalares, tanto em enfermaria como em unidades de cuidados intensivos do que aquele a que assistimos nos meses de abril e maio deste ano", disse o secretário de Estado da Saúde na conferência de imprensa regular de atualização de informação sobre a pandemia me Portugal.

15h34 - Ana Catarina Mendes em quarentena. A líder parlamentar do PS está em quarentena voluntária após, na passada quarta-feira, ter contactado com António Lobo Xavier, no programa 'Circulatura do Quadrado', da TVI24, avança o Diário de Notícias. Recorde-se que o Conselheiro de Estado testou positivo para o novo coronavírus

15h33 - Vinte e três escolas do país com surtos ativos. Vinte e três escolas do país têm surto ativos de Covid-19, com 136 casos de infeção entre alunos, professores e funcionários, disse hoje a diretora-geral da Saúde, afirmando, contudo, que a situação "está controlada".

15h32 - Moçambique regista mais um óbito e 96 novas infeções. Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais um óbito de um paciente com Covid-19, elevando o total para 68 mortos, tendo ainda registado 96 novas infeções, informou hoje o Ministério da Saúde.

15h22 - Mais de 1,051 milhões de mortos em 10 meses. Pelo menos 1.051.149 de pessoas morreram em todo o mundo devido à Covid-19, desde que a doença foi descoberta, em dezembro do ano passado, na China, indicou hoje o balanço diário divulgado pela agência de notícias francesa AFP.

15h20 - Trace Covid? "Autorreporte" está "em desenvolvimento". A Direção-Geral da Saúde está a "fazer tudo" para "simplificar os procedimentos [da aplicação] continuando a garantir a segurança das pessoas que, por terem sintomatologia ligeira ou até por não terem sintomatologia, estão em casa", disse hoje a autoridade de saúde, durante a conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.

O que está "em desenvolvimento", afirmou Graça Freitas, é "um autorreporte, para as pessoas poderem, elas próprias, reportar os seus sintomas, sendo que a primeira avaliação é sempre de iniciativa médica". 

15h15 - Cantor Gutto Soares infetado com Covid-19. Segundo uma nota enviada às redações, o artista brasileiro realizou o teste no seguimento "sentir sintomas semelhantes aos de gripe", como sinusite, falta de paladar e olfato.

15h10 - Restrições horárias por causa da Covid-19 ameaçam negócio das PME.Três em cada cinco gestores de pequenas e médias empresas (PME) responderam num inquérito que as restrições horárias impostas pelos governos ameaçam a viabilidade do negócio (65%) e os requisitos das autoridades de saúde pesam excessivamente no negócio (59%).

Boa tarde. Acompanhe neste registo todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Pode recordar o registo anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório