Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Ana Catarina Mendes em quarentena. Contactou com Lobo Xavier

Líder parlamentar do PS fez um teste na segunda-feira e deu negativo. Decidiu pelo isolamento profilático até saber resultado de novo teste.

Ana Catarina Mendes em quarentena. Contactou com Lobo Xavier
Notícias ao Minuto

15:16 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Covid-19

Ana Catarina Mendes está em quarentena voluntária após, na passada quarta-feira, ter contactado com António Lobo Xavier, no programa 'Circulatura do Quadrado', da TVI24, avançou o Diário de Notícias e confirmou o Notícias ao Minuto. De lembrar que o Conselheiro de Estado testou positivo para o novo coronavírus

De acordo com a publicação, a líder parlamentar do PS fez um teste na segunda-feira e deu negativo. Contudo, decidiu pelo isolamento profilático até saber resultado de novo teste

Uma informação também confirmada por fonte da bancada socialista à agência Lusa: "Seguindo as recomendações da Direção Geral da Saúde, a presidente do Grupo Parlamentar do PS está em isolamento profilático até conhecer o resultado de um segundo teste que irá fazer. Esse segundo teste deverá ser feito até ao final desta semana".

Ana Catarina Mendes estará, por isso, ausente no primeiro debate sobre política geral com a presença do primeiro-ministro, António Costa, na Assembleia da República, bem como nas reuniões plenárias do Parlamento agendadas para esta quinta e sexta-feira. E também não marcará presença na reunião semanal do Grupo Parlamentar do PS, mas acompanhará e participará nos trabalhos através do recurso a meios digitais.

Recorde-se que, depois de no domingo à noite, a Presidência da República ter sido informada de que Lobo Xavier está infetado com o novo coronavírus, foi conhecido que todos os restantes membros do Conselho de Estado, presentes na última reunião, testaram negativo.

O Conselho de Estado reuniu-se na terça-feira, no Palácio da Cidadela, em Cascais, entre as 14h00 e as 18h00, tendo como convidada Ursula von der Leyen. Apesar de ter também ter testado negativo, a presidente da Comissão Europeia irá manter-se em isolamento até terça-feira.

"Há, nesta história, apenas uma vítima"

António Lobo Xavier, em entrevista à TVI24, fez revelações sobre a sua situação de saúde. "Estou bem. Às vezes ouço as notícias e acho que se esquecem que há, nesta história, apenas uma vítima, um doente a precisar de cuidados, com riscos de sequelas que não foi foco de nenhum surto nem com os seus familiares, nem com os seus amigos, nem com os membros do Conselho de Estado", começou por apontar. 

Questionado sobre se tem ideia de como poderá ter contraído o vírus, Lobo Xavier foi taxativo ao assegurar que cumpre "todas as regras". "Sou até acusado de ser cauteloso demais. Mas, obviamente, ponho gasolina nas áreas de serviço, desloco-me para trabalhar..."

"Até agora, nenhuma das pessoas com quem contactei estava infetada. Não sei, sequer, se estava infetado durante o Conselho de Estado". Sobre esta reunião, onde marcaram também presença Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Ursula Von der Leyen, entre outros, Lobo Xavier frisou que "até sabermos os resultados, felizmente, negativos - e eu lamento o incómodo que causei aos conselheiros - podia ter sido eu a infetar alguém ou um desses conselheiros a infetar-me a mim".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório