Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Polémico conselheiro de Trump para a imigração também está infetado

O conselheiro sénior do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Stephen Miller, que é também responsável pela controversas política de imigração restritiva do republicano Donald Trump, está infetado com o novo coronavírus, anunciou a Casa Branca.

Polémico conselheiro de Trump para a imigração também está infetado
Notícias ao Minuto

00:48 - 07/10/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A informação é avançada pela Associated Press (AP), que cita uma fonte sénior da administração Trump e dá conta de que Miller testou positivo à presença do SARS-CoV-2 na terça-feira.

Conselheiro sénior do chefe de Estado norte-americano, Miller é também responsável pela redação dos discursos de Trump e, principalmente, é o arquiteto da política externa "America First" ("[Estados Unidos da] América em Primeiro Lugar") e pelas medidas restritivas em relação à imigração implementadas pela Casa Branca.

Stephen Miller já tinha sido testado à presença do novo coronavírus - na sequência do contágio de Trump, da primeira-dama e de mais de uma dúzia de colaboradores do Presidente -, mas o primeiro o resultado foi negativo.

As autoridades sanitárias vão continuar a testar funcionários da Casa Branca, para tentar conter a propagação da covid-19.

Trump regressou à Casa Branca na noite de segunda-feira, depois de ter dado entrada numa unidade hospitalar na sexta-feira.

Num vídeo divulgado posteriormente, o Presidente norte-americano voltou a desvalorizar o novo coronavírus, contrariando as advertências das autoridades de saúde pública dos Estados Unidos.

"Não tenham medo [do novo coronavírus]", disse Trump, acrescentando que os norte-americanos têm tudo para superar esta pandemia.

"Temos o melhor equipamento médico. Temos os melhores medicamentos", disse Trump, que foi sujeito a um 'cocktail' experimental de antivíricos, durante os três dias de internamento, após ter testado positivo por covid-19, não tendo ficado claro se terá sido submetido a intervenções de oxigenação.

Trump também utilizou a sua conta pessoal na rede social Twitter para anunciar que se sente preparado para participar no próximo debate televisivo, dia 15 de outubro, com o seu adversário democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório