Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Médico de Trump diz que presidente já desenvolveu anticorpos contra vírus

Comunicado lançado esta quarta-feira pelo médico pessoal de Donald Trump indica que o presidente está sem sintomas há 24 horas e que já desenvolveu anticorpos contra a doença Covid-19. Não é, porém, revelado quando é que o presidente testou negativo.

Médico de Trump diz que presidente já desenvolveu anticorpos contra vírus

O presidente norte-americano continua sem sintomas da doença Covid-19 e agora poderá ter desenvolvido anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, de acordo com a última atualização do médico da Casa Branca, Sean Conley, lançada esta quarta-feira.

"O presidente disse esta manhã 'sinto-me ótimo'! O seu exame físico e os sinais vitais, incluindo a saturação de oxigénio e frequência respiratória, permanecem estáveis e dentro dos parâmetros normais", indicou o especialista.

"Está sem febre há mais de quatro dias e sem sintomas há mais de 24 horas, e nem recebeu ou precisou de oxigénio suplementar desde a hospitalização inicial", acrescentou.

Sean Conley revelou, ainda, que os exames laboratoriais do presidente, feitos na segunda-feira, mostram "níveis detetáveis de anticorpos IgG do SARS-CoV-2".

Não foi, porém, revelado quando é que o presidente testou negativo pela primeira vez. De acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC), pode demorar entre uma a três semanas após a infeção para o corpo desenvolver anticorpos. Sabe-se, também, que Donald Trump foi tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma percentagem média inferior a 10% da população desenvolveu anticorpos contra a Covid-19. A diretora técnica da OMS para a organização do estudo da doença, Maria Van Kerkhove, indicou no final de setembro que existem centenas de estudos de soroprevalência com resultados muito diferentes e que, "por isso, é difícil chegar a conclusões categóricas, mas em princípio mostram que mais de 90% dos indivíduos permanecem livres de anticorpos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório