Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais 944 novos casos por cá; Morreu utente de lar em Bragança

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 944 novos casos por cá; Morreu utente de lar em Bragança
Notícias ao Minuto

08:54 - 07/10/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Em Portugal registaram-se nas últimas 24 horas mais oito óbitos e foram identificados 944 novos casos. Os números continuam a preocupar e já se temem as consequências da crise provocada pela pandemia. Em entrevista, o empresário Pedro Ferraz da Costa defende que o país não tem condições para acudir a todos os problemas decorrentes da crise económica provocada pela Covid-19 e, em muitos casos, as pessoas "vão ter de se fazer à vida".

Entretanto, a Casa Branca anunciou que há mais um membro da equipa de Donald Trump infetado com Covid-19. Trata-se de Stephen Miller, conselheiro sénior do chefe de Estado norte-americano, responsável pela redação dos discursos de Trump e é, sobretudo, o arquiteto da política externa 'America First' ('[Estados Unidos da] América em Primeiro Lugar') e pelas medidas restritivas em relação à imigração implementadas pela Casa Branca.

Este anúncio foi feito no mesmo dia em que a Agência do Medicamento dos Estados Unidos (FDA) estabeleceu os critérios de aprovação de uma futura vacina contra a Covid-19, que tornam improvável a sua autorização antes das eleições presidenciais naquele país, que acontecem a 3 de novembro

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar toda atualidade sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo aqui.

14h57 - Itália em fúria. Cristiano Ronaldo e vários jogadores internacionais da Juventus que abandonaram Turim para se juntar às respetivas seleções estão agora envolvidos num enorme embróglio, visto que serão denunciados à justiça italiana, pelas autoridades sanitárias locais, por terem violado as regras de isolamento à Covid-19.

14h50 - As autoridades da Polónia registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de casos de infeção por Covid-19, com 3.003 novos infetados em 24 horas. O porta-voz do Ministério da Saúde, Wojciech Andrusiewicz, referiu também que se registaram mais 75 mortos, um número que considera "bastante alto".

14h40 - O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, fez hoje, durante a conferência de imprensa da DGS, um 'retrato' da evolução da pandemia em Portugal. "Durante o mês de setembro, registámos um total de 18.153 casos por infeção por Covid-19. Este número compara com o mês de abril, 16.736 casos que era, até agora, o mês com maior número de casos". Este aumento, acrescentou, "não surpreende quando consideramos o retomar progressivo da atividade a que assistimos", não apenas na "dimensão económica, mas também em setores como a Educação, com o regresso às aulas, ou na Saúde com o regresso da atividade assistencial"

14h15 - Atenção! A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia alertou hoje que a interrupção dos tratamentos oculares pode levar a perda grave de visão e cegueira, apelando aos doentes para não terem receio de ir aos hospitais e retomar as consultas.

14h09 - Acompanhe a conferência de imprensa da DGS

14h00 - A presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou hoje, mais uma vez, para a falta de recursos humanos e lembrou que, este ano, mesmo sem cativações, continuam os constrangimentos que impedem a ERS de contratar técnicos superiores e executar o orçamento.

13h50 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico das últimas 24 horas em Portugal e que dá conta de mais 944 novos contágios (a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo) e há a lamentar mais oito mortos. De referir ainda que estão mais 32 pessoas internadas (764 no total), mas não houve alterações nos internamentos em unidades de Cuidados Intensivos, mantendo-se o mesmo número de 104 doentes internados.

13h48 - Em declarações à RTP3, José Fernandes, porta-voz da Misericórdia de Bragança, revelou que uma utente infetada, que foi na manhã desta quarta-feira transportada para o hospital, acabou por falecer

13h33 - A BioJam informa em comunicado enviado às redações que, em conformidade com a legislação para Dispositivos Médicos de Diagnóstico In Vitro, já notificou o INFARMED para a distribuição dos testes rápidos antigénico NADAL® COVID-19 Ag. Este teste "permite detetar, desde as primeiras 24 horas de contágio, uma proteína do vírus que permite determinar a infecção, preenchendo assim uma lacuna de diagnóstico rápido na fase inicial da infecção".

Os resultados dos testes, garante a BioJam, "são obtidos em apenas 15 minutos, sem a necessidade de instrumentação, o que reduz significativamente os falsos positivos gerados por contaminação de outros testes".

13h28 -  O porta-voz do Ministério da Saúde do Irão, Sima Sadat Lari, citado pela televisão, declarou hoje que o país atingiu o maior número de mortes diárias, após 239 óbitos nas últimas 24 horas. Com este novo dado, o número total de mortes causadas pela covid-19 passou para 27.658.

13h05 - Bucareste decidiu encerrar os bares, cinemas e teatros, na sequência do aumento de casos e mortes por Covid-19 no país. A Ucrânia, saliente-se, atingiu um novo recorde de casos, mortos e hospitalizações.

12h50 - O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, anunciou hoje que testou positivo para o novo coronavírus, mas que os sintomas da covid-19 são leves.

12h42 - Subiu o número de infetados em lares da Misericórdia de Bragança. De ontem para hoje, avança a RTP3, registaram-se mais três casos positivos, o que leva a um total de 123 infetados. São 102 utentes e 21 colaboradores. 

12h20 - Morreu, em Espanha, o chefe do serviço de Urgências do Hospital de Melilla. O médico  José Manuel Galindo Gómez, de 54 anos, foi vítima da Covid-19.

12h00 - Bruxelas, a capital belga e sede das instituições europeias, tomará medidas ainda mais restritivas do que as avançadas ontem pelo governo federal para lidar com o forte aumento dos casos de coronavírus nas últimas semanas. A partir de amanhã às 7:00, os cafés e bares devem fechar durante um mês, disse Rudi Vervoort, primeiro-ministro da região de Bruxelas.

11h38 - Esta quarta-feira, Portugal e Espanha defrontam-se em Alvalade, em Lisboa, com público. As seleções entram em campo a partir das 19h45, num estádio com ocupação máxima de 5% da sua capacidade, ou seja, 2.500 adeptos. Devido à pandemia, serão medidas as temperaturas à entrada, com a PSP a deixar um apelo: se sentir algum sintoma, "não se desloque ao estádio".

11h20 - A DGS volta a lembrar que qualquer descuido pode resultar em mais um caso de infeção por Covid-19 e alerta: "Pela tua segurança e pela segurança de todos, continua a cumprir as medidas de proteção da COVID-19. Lembra-te que um descuido pode deixar-te em risco. A ti e aos teus".

10h26 - A República Checa divulgou hoje 4.457 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo recorde que eleva a taxa acumulada nas últimas duas semanas para 327 por 100 mil habitantes, superando os números de Espanha.

10h22 - A Nova Zelândia afirma ter "controlado" o segundo surto de coronavírus, garantindo que não tem casos locais activos da doença. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde Chris Hipkins, que fez saber que desde 11 de agosto foram comunicados 186 casos comunitários de coronavírus, todos eles recuperados até à data de hoje. Existem ainda 37 casos activos, todos importados e isolados.

10h10 - África registou nas últimas 24 horas mais 177 mortes e 7.338 infeções devido à covid-19, elevando o número de óbitos para 37.098.

10h05 - O empresário Pedro Ferraz da Costa defende a criação de uma estrutura com representantes dos partidos com assento parlamentar para controlar a aplicação do dinheiro que Portugal receberá no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência da União Europeia.

09h57 - No Reino Unido, e numa altura em que várias universidades do país estão a retomar as aulas online, alunos retidos nas suas residências escolares estão a promover festas Covid-19, como uma forma de retomar a sua vida social.

09h32 - Roma Popat e Vinal Patel arranjaram uma forma original de conseguir contornar as regras de segurança contra a Covid-19 e casar perante 250 pessoas. Isto porque a cerimónia desenrolou-se como se de uma sessão de cinema drive-in se tratasse. Todos os convidados mantiveram-se dentro das suas viaturas, de onde assistiram à cerimónia, que foi transmitida numa tela gigante. 

09h25 -  A pandemia do novo coronavírus fez surgir uma crise económica, cujas consequências se fazem sentir por todo o mundo. A segunda vaga da pandemia não facilita e, por isso, a recuperação económica completa não deverá chegar antes do final de 2022.  O alerta é da presidente do Banco Central Europeu.

09h21 - Centenas de judeus ortodoxos manifestaram-se, esta terça-feira à noite, nas ruas de Borough Park, em Nova Iorque, Estados Unidos, contra as medidas de restrição impostas pelo estado de limitar o número de crentes dentro das sinagogas, de fechar escolas e de encerrar alguns estabelecimentos de comércio não-essencial devido à pandemiaVeja as imagens do momento aqui.

09h12 - As autoridades da província de Manica, no centro de Moçambique, lançaram hoje um apelo para que as crianças que vendem nas ruas usem máscaras para prevenção da covid-19, caso contrário pondera recolhê-las pela polícia.

09h00 - Máscaras de proteção. Portugal gastou 197 milhões de euros no primeiro semestre na importação de máscaras de proteção contra o novo coronavírus. O país que mais gastou, contudo, foi a Alemanha.

08h56 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, em junho, que se encontrava a analisar a combinação dos medicamentos Lopinavir e Ritonavir, habitualmente utilizados contra o VIH (vírus da sida), no tratamento de pacientes infetados com o novo coronavírus. Esta terça-feira, um estudo publicado no The Lancet afirma que esta junção de fármacos não é recomendada em pacientes hospitalizados com Covid-19 

08h53 - Uma patologia semelhante à de Kawasaki - provocada pelo novo coronovaírus SARS-CoV-2 - e que tem afetado crianças pode ser fatal na população adulta, alertam médicos.

08h49 - Especialistas da área da saúde defendem que é urgente uma estratégia coordenada que integre as entidades regionais e locais para que as urgências hospitalares não colapsem, porque neste inverno à pressão da gripe junta-se a da covid-19.

08h30 - Trey Songz é uma das mais recentes caras conhecidas a revelar que testou positivo para a Covid-19. O cantor, de 36 anos, partilhou a informação, esta segunda-feira, na sua página de Instagram, explicando que tem feito testes com regularidade devido à interação com grandes grupos de pessoas.

Ver esta publicação no Instagram

Down but not out! Stay safe y’all! Wear your mask. Wash your hands. 

Uma publicação partilhada por treysongz (@treysongz) a 5 de Out, 2020 às 5:04 PDT

08h25 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 16 mortos e 2.828 novos casos da Covid-19. No total, o país soma 306.086 casos confirmados e 9.562 óbitos pelo novo coronavírus.

08h17 - Dos 308 concelhos do país, apenas 19 não registaram ainda nenhum caso de Covid-19. São eles: "seis concelhos da Região Autónoma dos Açores, cinco do distrito de Portalegre, três do distrito de Beja, dois do distrito de Viseu e três de outros três distritos não têm casos confirmados da doença", refere a Marktest

08h14 - O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, defendeu hoje o controlo sanitário na fronteira com Espanha para deteção de possíveis casos de covid-19 que sejam "importados" de outros países europeus.

08h10 - Portugal não tem condições para acudir a todos os problemas decorrentes da crise económica provocada pela Covid-19 e as pessoas "vão ter de se fazer à vida", adverte o empresário Pedro Ferraz da Costa.

07h44 - A Índia registou 986 mortos e 72.049 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas

07h00 - A China somou hoje 52 dias consecutivos sem infeções locais de Covid-19, mas registou sete casos oriundos do exterior nas últimas 24 horas.

06h45 - Vacina só depois das eleições norte-americanas. A Agência do Medicamento dos Estados Unidos (FDA) estabeleceu na terça-feira critérios de aprovação de uma futura vacina contra a Covid-19, que tornam improvável a sua autorização antes das eleições presidenciais em 3 de novembro.

06h19 - Os Estados Unidos registaram 657 mortes devido à covid-19 e 41.583 casos da doença, nas últimas 24 horas, indicou na terça-feira a Universidade John Hopkins. Este último balanço elevou o número total de óbitos para 210.774 e de casos para 7.495.165 casos, registados desde o início da pandemia.

06h15 - A TAP realizou terça-feira o primeiro voo para Caracas desde que, em fevereiro, foi impedida pelo Governo venezuelano de operar para a Venezuela, tendo repatriado 241 portugueses retidos no país devido à pandemia de covid-19.

06h02 - Timor-Leste está novamente livre de casos da covid-19. O único paciente que ainda estava infetado já recuperou e teve alta do centro de isolamento em Díli.

00h48 - O conselheiro sénior do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Stephen Miller, que é também responsável pela controversas política de imigração restritiva do republicano Donald Trump, está infetado com o novo coronavírus, anunciou a Casa Branca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório