Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Máscaras de proteção? Portugal gastou quase 200 milhões em importações

Números referem-se ao 1.º semestre e foram divulgados pelo Eurostat.

Máscaras de proteção? Portugal gastou quase 200 milhões em importações
Notícias ao Minuto

08:59 - 07/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Máscaras de proteção

Portugal gastou 197 milhões de euros no primeiro semestre na importação de máscaras de proteção contra o novo coronavírus. O número é elevado, mas a Alemanha foi o país que mais gastou com a importação deste tipo de artigos (4.402 milhões de euros). 

"Comparando o primeiro semestre de 2019 com o primeiro semestre de 2020, o valor das importações da UE de máscaras faciais cresceu dramaticamente, de 800 milhões de euros para 14 mil milhões de euros; um aumento de 1800%", sublinha o Eurostat

O número da Alemanha tem explicação: "Como seria de esperar, os Estados-membros com mais população importaram mais máscaras do que os Estados-membros com uma população mais pequena", sublinha a agência de estatísticas. 

Importa, por isso, olhar para as importações per capita, onde há diferenças entre os Estados-membros, de acordo com o Eurostat. O Luxemburgo, com uma política do governo de distribuição de máscaras, "teve de longe a maior importação per capita de máscaras faciais", refere a agência de estatísticas da UE. 

E Portugal? No nosso país foi registada uma despesa de 19 euros por habitante. Bulgária, Grécia e Croácia foram os países onde a  importação per capita foi mais baixa, de três, seis e sete euros, respetivamente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório