Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Mais de mil mortes no Brasil; Vacina? Moderna contradiz Trump

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de mil mortes no Brasil; Vacina? Moderna contradiz Trump

O boletim epidemiológico desta quarta-feira indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, oito vítimas mortais e mais 825 infetados com Covid-19. No total, desde que a pandemia chegou ao país, foram contabilizados 1.971 óbitos e 75.542 casos da doença provocada pelo novo coronavírus

Na habitual conferência de imprensa de atualização da evolução da doença, a ministra Marta Temido esclareceu que "97,3% dos [25.041] casos ativos estão em casa e 2,3% em enfermaria".

A situação de contingência que vigora em Portugal continental desde 15 de setembro é prolongada esta quarta-feira até às 23h59 de 14 de outubro, face ao aumento de casos de Covid-19 registado nas últimas semanas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Boa noite! Este registo chegou ao fim, mas será retomado um novo pela manhã. Mantenha-se em segurança e caso tenha sintomas, contacte:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h43 - América Latina perdeu mais de 34 milhões de empregos. A América Latina registou uma queda de pelo menos 34 milhões de empregos devido à pandemia de Covid-19, indicou hoje a Organização Internacional do Trabalho, exortando os países da região a adotarem "estratégias imediatas" para combater o problema.

23h27 - Dados do Brasil. Os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Ministério da Saúde brasileiro dão conta de 33.413 novos casos de infeção pelo novo coronavírus face a ontem. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados no país sobe para 4.810.935.

No que diz respeito ao número de vítimas mortais, morreram 143.952 pessoas desde o início da pandemia no país, um aumento de 1.031 face ao dia de ontem.

22h42 - Moderna contradiz Trump e diz que não haverá vacina até às eleições. A empresa de biotecnologia Moderna diz que não estará pronta para solicitar uma autorização de emergência para a sua potencial vacina contra o novo coronavírus antes das eleições presidenciais norte-americanas, a 3 de novembro, reporta o Financial Times, que cita o diretor executivo da empresa.

21h48 - São Paulo assina contrato para 46 milhões de doses da vacina Coronavac. São Paulo, o estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, assinou hoje um contrato para receber 46 milhões de doses da vacina "coronavac", do laboratório chinês Sinovac, e que pretende aplicar à população a partir de 15 de dezembro.

21h31 - Marcelo promulga lei que prolonga proteção de arrendatários. O Presidente da República promulgou hoje o diploma do parlamento que prolonga a proteção de arrendatários até 31 de dezembro, por considerar que neste período "é necessária uma especial proteção das famílias e da sua habitação". 

21h10 - Apoio em São Tomé. O Governo são-tomense anunciou hoje que "dentro de uma semana" colocará nos bancos três milhões de dólares (2,5 milhões de euros) para créditos "ao setor primário e agricultura em particular" para fazer face aos efeitos da pandemia de Covid-19.

20h31 - Dados de Cabo Verde. Cabo Verde registou 124 novos infetados pelo novo coronavírus e uma morte nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 6.024 casos de Covid-19 desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

20h10 - Dados de Angola. Angola registou mais 67 casos de Covid-19 e quatro mortes devido à doença no país, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h57 - Mais quatro infetados na Madeira. A autoridade regional de Saúde da Madeira regista hoje quatro novos casos positivos de Covid-19 importados e outras sete situações em estudo, totalizando 61 ativos e um cumulativo de 222 infetados confirmados no arquipélago.

19h48 - Acordo em Espanha. O Governo espanhol anunciou hoje um acordo que estende medidas para combater a Covid-19 já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid a toda a capital e várias localidades da periferia onde a situação epidemiológica é "preocupante".

19h46 - Recapitulemos. Conhece e recorda-se (mesmo) de todas as medidas aconselhadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a tomar contra a Covid-19? A Autoridade para a Saúde fez um esquema para o ajudar:

19h32 - Dados de França. As autoridades de saúde francesas reportaram, esta quarta-feira, 12.845 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (um aumento face a ontem, em que foram reportados 8.051). Recorde-se que na sexta-feira, o país reportou um novo recorde de novos casos, com 16.096 contágios num único dia. A taxa de testes positivos é, tal como ontem, de 7,6%.

19h23 - Sobreviventes de AVC ficaram com sequelas maiores. A coordenadora da Unidade Cerebrovascular do Hospital São José, em Lisboa, afirmou hoje que sobreviventes de AVC com "enorme potencial de recuperação" ficaram com sequelas "muito maiores" devido à paragem dos tratamentos de reabilitação devido à pandemia de Covid-19.

19h14 - JP de Setúbal questiona Ministério da Saúde. Em comunicado enviado às redações, a Juventude Popular Distrital de Setúbal informa que enviou ao Ministério da Saúde "um conjunto de questões relacionadas com a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) nos centros de saúde e hospitais do distrito de Setúbal"

Houve a receção de “algumas denúncias que davam nota da parca disponibilidade de EPIs nos centros de saúde do nosso distrito, o que por si só é inaceitável quanto mais em tempos de pandemia”, afirma José Coutinho, presidente da JP de Setúbal.

19h08 - Associação Portuguesa de Bancos não prolonga moratórias privadas. A Associação Portuguesa de Bancos (APB) anuncia que não vai fazer alterações às moratórias privadas que implementou na sequência da pandemia de Covid-19, também devido ao prolongamento das moratórias legais anunciado pelo Governo.

18h59 - Perto de 42 mil empresas recorreram aos apoios pós lay-off simplificado. Perto de 42 mil empresas recorreram aos apoios que substituíram o 'lay-off' simplificado, sendo que a maior parte optou pelo incentivo financeiro que contempla um apoio equivalente a dois salários mínimos por trabalhador, de acordo com dados avançados hoje pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Dentro do leque de três instrumentos financeiros disponibilizados às empresas a partir de agosto, em substituição do 'lay-off' simplificado, o que registou menos pedidos (7,7 mil) foi o que contempla a atribuição de um salário mínimo por trabalhador pago de uma vez. No total, foram abrangidos por estes apoios cerca de 380 mil trabalhadores.

18h45 - Valor das bolsas de formação de alguns trabalhadores vai duplicar. O Governo vai duplicar o valor das bolsas associadas ao plano de formação dos trabalhadores que se encontrem com redução temporária do horário de trabalho no âmbito do regime de apoio à retoma progressiva.

O apoio, no valor de 150 euros, é atribuído em partes iguais à entidade empregadora e ao trabalhador, sendo que o valor recebido soma à remuneração paga de acordo e com os limites previstos no âmbito do instrumento de apoio à retoma progressiva. Valor esse que, adiantou a ministra Ana Mendes Godinho, vai ser duplicado passando para 300 euros.

18h20 - Alerta na Misericórdia de Ovar. Três funcionárias afetas ao ensino pré-escolar na Santa Casa da Misericórdia de Ovar estão infetadas com Covid-19, revelou hoje essa instituição do distrito de Aveiro, após enviar para quarentena três turmas, num universo de cerca de 40 crianças.

18h16 - Surto com origem em espaço público onde idosos jogam cartas em Alenquer. Onze pessoas estão infetadas pela Covid-19 devido a um surto com origem num espaço público ao ar livre onde se joga às cartas na freguesia de Meca, no concelho de Alenquer, disse hoje o delegado de saúde.

18h11 - Fátima vai contar com cerca de 6 mil pessoas na peregrinação de outubro. O Santuário de Fátima viu, esta quarta-feira, a Direção-geral da Saúde (DGS) dar 'luz verde' ao plano de contingência para realizar a peregrinação de outubro, com cerca de seis mil pessoas no recinto.

18h07 - Dados de Espanha. O Ministério da Saúde espanhol notificou, esta quarta-feira, 11.016 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Com esta atualização, o total acumulado de infetados no país sobe para 769.188. Em termos de vítimas mortais, foram somados 177 óbitos ao total, que é agora de 31.791.

17h55 - Utilização de testes rápidos não está "suficientemente esclarecida". A ministra da Saúde disse hoje que a utilização de testes rápidos de diagnóstico Covid-19 "não foi ainda considerada" para outros contextos para além do "diagnóstico urgente" em casos suspeitos sintomáticos quando está em causa "o controlo da transmissão".

17h40 - Utentes e funcionários de lar de Mértola testados após caso positivo. Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no Alentejo, testou positivo à Covid-19, pelo que vão ser feitos testes aos restantes utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.

17h27 - Ministra admite casos de infeção decorrentes do surto de Beja. A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu hoje que possam surgir mais casos de infeção com o novo coronavírus decorrentes do surto detetado no hospital de Beja que regista 32 casos entre profissionais de saúde.

17h21 - Dados da Bélgica. A Bélgica, um dos países mais atingidos pela pandemia do coronavírus, ultrapassou hoje a barreira dos 10 mil mortos no dia quem que as autoridades apresentaram a sua aplicação móvel para rastrear os contágios.

17h08 - Lisboa e Vale do Tejo com 351 internados, Norte com 162. A região de Lisboa e Vale do Tejo contabiliza 351 doentes internados por Covid-19, 66 dos quais em cuidados intensivos, e a região Norte tem um total de 162 internamentos, anunciou hoje a ministra da Saúde.

17h04 - Público nos jogos da Seleção são "testes" e nada mais do que isso. A diretora-geral da Saúde disse hoje que a presença de público nos dois jogos da seleção portuguesa "não quer dizer mais nada se não que estão a ser feitos testes" e acrescentou que poderá ser feito um terceiro "piloto".

17h00 - África do Sul coloca Portugal na lista de países de "alto risco". A África do Sul não vai autorizar a entrada de turistas oriundos de Portugal quando reabrir as suas fronteiras na quinta-feira, por ser um "país de alto risco" de Covid-19, anunciou hoje o ministro do Interior sul-africano.

16h47 - Clubes querem fim da "discriminação" e regresso imediato do público. Os clubes profissionais de futebol, reunidos hoje em assembleia geral, subscreveram uma declaração conjunta em que reclamam pelo "fim da discriminação em relação às demais atividades económicas" e em que solicitam "o regresso imediato do público aos estádios".

16h39 - Suínos e aves são imunes... mas há espécies suscetíveis. Os suínos e as aves não são suscetíveis à infeção pela pandemia de Covid-19, segundo estudos experimentais, mas "várias espécies animais" correm esse risco natural ou experimental, avançou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

16h33 - Dados do Reino Unido. Depois de na terça-feira ter alcançado um novo recorde de casos diários (7.143), o Reino Unido voltou a registar, esta quarta-feira, mais de sete mil novos contágios, com 7.108 infetados. Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados no país sobe para 453.264.

16h04 - Dados de Itália. Desde o início da pandemia em Itália, 314.861 pessoas testaram positivo à doença, um aumento de 1.851 casos face a ontem (em que foram 1.647). Em termos de óbitos, o total acumulado é de 35.894, sendo que 19 ocorreram nas últimas 24 horas.

15h55 - Taxa de desemprego no Brasil chega a 13,8% devido ao impacto da pandemia. A taxa de desemprego no Brasil foi de 13,8% no trimestre de maio a julho, atingindo 13,1 milhões de pessoas, o maior patamar da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 2012.

15h34 - Peregrinação de 13 de outubro em Fátima terá peregrinos. A peregrinação de 13 de outubro terá peregrinos no recinto de Fátima, adiantou hoje a diretora-geral da Saúde, remetendo para o santuário e para as próximas horas mais pormenores de um plano que inclui "o cumprimento de regras de segurança".

15h17 - Pandemia causa "redução acentuada" da rendibilidade da banca. A rendibilidade do ativo (ROA) da banca portuguesa caiu 0,48 pontos percentuais, para 0,08%, no primeiro semestre face ao período homólogo, refletindo um "aumento significativo" das imparidades para crédito devido à pandemia, divulgou hoje o BdP.

15h10 - Abertas candidaturas à nova linha de apoio à economia de 400 milhões. O Sistema Português de Garantia Mútua abriu hoje as candidaturas para a nova Linha de Apoio à Economia Covid-19 - Médias Empresas, Small Mid Caps e Mid Caps, num montante de 400 milhões de euros.

15h02 - Identificado grupo de genes herdado dos Neandertal que agrava Covid-19. Genes herdados dos homens de Neandertal podem colocar a algumas pessoas em risco maior de adoecerem gravemente com a Covid-19, segundo um estudo de cientistas europeus.

15h00 - Boa tarde! Começa aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar o AO MINUTO desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório