Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fátima anuncia 13 de outubro com lotação máxima de seis mil pessoas

A Direção- Geral da Saúde (DGS) autorizou o plano de contingência do Santuário, que revelou esta tarde de quarta-feira o limite máximo de pessoas que terão as celebrações no recinto.

Fátima anuncia 13 de outubro com lotação máxima de seis mil pessoas
Notícias ao Minuto

18:10 - 30/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Depois de a Direção-geral da Saúde (DGS) dar 'luz verde' ao plano de contingência para as celebrações de 12 e 13 outubro, o Santuário de Fátima anunciou, em comunicado, que apenas cerca de seis mil pessoas poderão estar no recinto,  "o que equivale a uma média de 8 metros quadrados por pessoa".

De acordo com o comunicado do Santuário de Fátima, além da redução do número de fiéis presentes no recinto, a sinalética foi reforçada, "com informações mais específicas para esta peregrinação" de forma a prevenir surtos de Covid-19. 

Assim sendo, anuncia o Santuário, o uso de máscara é obrigatório durante as celebrações, "mesmo no espaço aberto do Recinto de Oração", e será feita uma "delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a vedar o acesso a locais suscetíveis de aglomerações".

Além disso, e "para que haja uma uniforme disposição da assembleia no recinto", serão criadas, com marcações no solo, áreas circulares de ocupação, devidamente distanciadas. Em cada círculo, esclarece o Santuário, poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes.

Já o acesso ao Recinto de Oração é feito por oito entradas, com diversos meios de controlo. As deslocações no recinto só podem ser feitas nos corredores assinalados. "Todos os movimentos são constantemente monitorizados através dos meios de videovigilância, de modo a permitir em tempo real, decisões que sejam necessárias para controlo de situações de potencial risco", avisa o Santuário.

Na mesma nota, o Santuário informa os peregrinos que desejarem participar nas celebrações, da noite do dia 12 e da manhã do dia 13, que só poderão entrar no recinto nas entradas devidamente assinaladas e daí "serão conduzidos por acolhedores para as áreas de ocupação de acordo com os critérios estabelecidos", local este em que os fiéis deverão permanecer até saírem do Recinto de Oração.

A terminar, o Santuário informa que o fluxo de peregrinos no exterior do Recinto de Oração será gerido pelas forças de segurança, nomeadamente a GNR que, "a montante, garantirá o controlo de aproximação às zonas limítrofes do Santuário".

Leia Também: AO MINUTO: Fátima com 6 mil pessoas; Clubes pedem "fim da discriminação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório