Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: 854 novos casos e internados 'sobem'. Aprovado reforço no SNS

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 854 novos casos e internados 'sobem'. Aprovado reforço no SNS
Notícias ao Minuto

07:50 - 01/10/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O boletim epidemiológico desta quinta-feira indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, seis vítimas mortais e mais 854 infetados com Covid-19. Em termos acumulados, já foram contabilizados por cá 1.977 óbitos e 76 396 casos da doença provocada pelo novo coronavírus.

Perante o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o Governo decidiu prolongar até às 23h59 de 14 de outubro a situação de contingência que vigora em Portugal continental desde 15 de setembro

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

Este registo termina por aqui, mas pode continuar a acompanhar os desenvolvimentos da tarde aqui.  

14h49 - Vacina em análise - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla inglesa) iniciou hoje a avaliação da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19, processo que surge após os resultados preliminares dos estudos clínicos apontarem a produção de anticorpos.

14h23 - Acabam de ser divulgados os dados mais recentes sobre a evolução da Covid-19 em Portugal. Nas últimas horas, o país registou mais seis óbitos e 854 novos contágios. De referir ainda que mais 407 pessoas foram dadas como recuperadas.

14h16 - As autoridades de saúde russas anunciaram hoje ter registado quase nove mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa um dos maiores aumentos desde junho passado.

13h47 - mais de 34 milhões de infetados no mundo desde início de pandemia. Quanto ao número de mortos, segundo o balanço mais recente da AFP, foi no mesmo período de 1.018.634 e pelo menos 23.506.700 pessoas são consideradas curadas.

Nas últimas 24 horas registaram-se 6.206 mortos e 304.965 novos casos de covid-19. Os países que registaram mais mortes no último dia foram a Índia (1.181), o Brasil (1.031) e os Estados Unidos (964).

13h42 - Adeptos separados por cinco lugares. Vai ser assim no Santa Clara- Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, que será o primeiro jogo profissional a ter público esta época em Portugal devido à Covid-19. As normas sanitárias que vão estar em vigor durante o jogo foram anunciadas pelo presidente do Santa Clara, Rui Cordeiro, em conferência de imprensa, no estádio de São Miguel.

"Será feita a ocupação obrigatória do lugar identificado no ingresso, inclusive entre coabitantes. Os lugares disponíveis serão devidamente sinalizados, através da sinalética 'não sentar' e haverá existência de cinco cadeiras de intervalo entre cada lugar ocupado", afirmou Rui Cordeiro.

13h39 - O Governo brasileiro emitiu esta quinta-feira uma medida provisória para a criação de barreiras sanitárias em áreas indígenas, de forma a evitar o contágio e a disseminação do novo coronavírus na população nativa. A medida provisória, com força de lei, foi publicada em Diário Oficial da União e assinada pelo chefe de Estado, Jair Bolsonaro, que determinou que as barreiras sanitárias sejam compostas por funcionários públicos ou por militares.

13h30 - Regresso de público aos estádios - A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) delineou um plano de três fases para o regresso do público aos estádios, que tem início no sábado com o jogo da I Liga entre Santa Clara e Gil Vicente.

13h09 - Governo aprova regime para integrar 2.995 profissionais no SNS - Através deste regime pretende-se integrar 2995 trabalhadores no SNS, distribuídos por vários grupos profissionais (enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e operacionais), sem prejuízo de contratações de profissionais de saúde, ao abrigo de procedimentos concursais específicos.

12h54 - Prolongamento do estado de emergência em Itália? - Giuseppe Conte anunciou, esta quinta-feira, que vai ser proposto o prolongamento do estado de emergência até 31 de janeiro em Itália, revela a agência ANSA. 

12h45 - 27 infetados em lar de Bragança - O lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança tem 27 utentes e seis funcionários que testaram positivo para a infeção pelo novo coronavírus, sendo que "todos se encontram assintomáticos".

12h14 - Peregrinação em Fátima - O cardeal António Marto apelou hoje para a responsabilidade cívica dos participantes na peregrinação de 12 e 13 de outubro, no Santuário de Fátima, cujo acesso estará limitado a cerca de seis mil pessoas devido à pandemia. 

12h13 - O Governo turco está a ser acusado de esconder a verdadeira extensão da epidemia do novo coronavírus, após o ministro da Saúde ter revelado que os números diários divulgados refletem os doentes com sintomas e não todos os infetados.

12h01 - Prolongada calamidade nos Açores - O Governo dos Açores decidiu prolongar a situação de calamidade pública devido à covid-19 em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial até 15 de outubro, mantendo Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo em alerta.

11h43 - Mais três casos em Centro Social de Santarém - Mais três funcionárias da valência de apoio domiciliário do Centro Social Serra do Alecrim, em Alcanede, Santarém, testaram positivo à covid-19, elevando para 12 o número de pessoal infetado, a que se juntam dois utentes, disse fonte do município.

11h23 - Desemprego - A taxa de desemprego em Portugal continental deverá alcançar os 10,2% no final do ano, segundo as previsões avançadas hoje pela Nova IMS, da Universidade Nova de Lisboa, e COTEC Portugal.

11h21 - De acordo com a Sky News, a aplicação de rastreio de Covid-19 (semelhante à StayAway Covid em Portugal) está a dar falsas indicações de que os utilizadores estiveram próximos de pessoas infetadas

11h11 - Atualização em Israel - Israel registou hoje um novo recorde de infeções diárias de covid-19, com quase 9.000 casos, apesar do confinamento nacional que está em vigor há quase duas semanas, anunciou o Ministério da Saúde do país.

11h10 - Voluntários em França - 25.000 voluntários franceses estão a ser chamados para testar vacinas contra Covid-19, indica o Le Monde

10h57 - Novas restrições (locais) no Reino Unido - O Secretário de Estado de Saúde do Reino Unido, Matthew Hancock, anunciou esta quinta-feira restrições aplicáveis às cidades de Liverpool, Warrington, Hartlepool e Middlesbrough

"No início desta semana, introduzimos novas medidas no Nordeste, no entanto, em partes de Teesside e no noroeste da Inglaterra, os casos continuam a aumentar rapidamente", vincou numa declaração esta manhã. 

De acordo com o governante, as regras a aplicar são as mesmas anunciadas no início da semana para o Nordeste. Sugere-se que membros de diferentes famílias não se reúnam e que as pessoas não compareceram em eventos desportivos profissionais ou amadores nas áreas afetadas.

10h53 - Dados parciais em Espanha - A Catalunha soma 1.605 novos casos de contágio e 26 mortes nas últimas 24 horas. 

10h37 - Recorde as técnicas de colocação, uso e remoção da máscara indicadas pela DGS

10h35 - "Usar máscara é tão importante como haver uma vacina" - O diretor do África CDC disse hoje que a utilização de máscaras é tão importante para prevenir a propagação da covid-19 como a existência de vacinas, avisando que ninguém se pode cansar de usar máscara.

10h28 - Quatro funcionárias de lar em Montalegre infetadas - Quatro funcionárias do Lar Nossa Senhora do Pranto em Salto, concelho de Montalegre, deram positivo à covid-19 e na sexta-feira vão ser testados os 30 utentes e restantes 19 trabalhadores, disse hoje o presidente da instituição.

09h42 - Governo 'abre o leque' ao novo lay-off - Há novidades relativamente ao apoio à retoma progressiva - o sucedâneo do lay-off simplificado. O Governo decidiu 'abrir o leque' às empresas abrangidas, de modo a tentar garantir a manutenção dos postos de trabalho numa altura particularmente desafiante para as empresas. 

09h41 - Atualização na Alemanha - A Alemanha registou mais de 2.500 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, após 1.798 casos na quarta-feira, segundo dados fornecidos pelo Instituto Robert Koch (RKI) de virologia que foram hoje divulgados.

09h30 - Em entrevista à CBS News, três especialistas deram conselhos para a população se proteger da Covid-19. Leia mais aqui

09h04 - Casos de Covid a abrandar? - O maior estudo feito sobre infeção pelo novo coronavírus em Inglaterra, citado pela BBC, afirma que o crescimento dos casos pode estar a abrandar.

09h00 - A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) recomenda aos vencedores do primeiro leilão de energia solar que peçam a prorrogação dos prazos para realização dos projetos, devido aos imprevistos criados pela pandemia de covid-19.

08h52 - Confinamento em Israel - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse hoje que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da pandemia de covid-19. 

08h26 - Luz verde para uso de dexametasona - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu parecer favorável ao uso de dexametasona em doentes com covid-19 que necessitem de suporte ventilatório, anunciou o Infarmed.

08h25 - Pai de Boris Johnson não usou máscara e pediu desculpa - O pai de Boris Johnson foi fotografado pelo jornal Daily Mirror, na terça-feira, sem máscara no interior de uma loja de venda de jornais.  Stanley Johnson justificou que esteve fora do país durante três semanas e poderá não estar a par das mais recentes regras adotadas.

08h21 - Polícia espanhola vai controlar quarentenas - A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso , anunciou que a partir desta quinta-feira a polícia espanhola vai poder aceder aos dados da Saúde Pública para controlar quarentenas. 

07h40 - Os fatores de risco em Lisboa - A densidade populacional e a mobilidade estão a ser os fatores mais determinantes para a rápida propagação da Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, defendeu o coordenador da resposta à doença neste território, Duarte Cordeiro.

07h24 - Os Trabalhadores da Eurest, que prestam o serviço de Bar e Restauração nos barcos da Transtejo/Soflusa, promovem hoje uma concentração de protesto para exigir a retoma do serviço nos barcos entre a margem sul e Lisboa.

07h23 - Marcelo vai ouvir setor da hotelaria e do turismo de Fátima - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem hoje um jantar de trabalho com empresários do setor da hotelaria e turismo de Fátima para debaterem as dificuldades do setor no atual momento de pandemia.

07h10 - Covid-19 obriga a repensar envelhecimento - A pandemia da Covid-19 foi "a pior coisa" que aconteceu aos idosos e expôs as dificuldades no apoio a estas pessoas, e se, no início, a preocupação foi salvar vidas, agora importa repensar o envelhecimento, defenderam especialistas.

07h08 - Atualização na Argentina - A Argentina registou 14.392 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país que agora totaliza 751.001 desde que a pandemia da covid-19 começou.

07h06 - Atualização no México - O México registou 483 mortos e 5.053 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 77.646 e o de casos para 743.216, de acordo com as autoridades.

07h05 - Despedimentos na American Airlines - A companhia aérea American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 funcionários a partir de hoje, uma vez que os políticos norte-americanos não chegaram a acordo sobre uma extensão da ajuda ao setor aéreo, em crise devido à pandemia.

07h02 - Atualização nos EUA - Os Estados Unidos registaram 964 mortos e 41.252 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h00 - Bom dia! Começa aqui um novo registo onde pode acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar o AO MINUTO de ontem, clique aqui. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório