Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Hospital de Beja com 33 casos; Mais 36 mil contágios no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Hospital de Beja com 33 casos; Mais 36 mil contágios no Brasil

Portugal contabilizou esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a Covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.977 mortes e 76.396 casos de infeção, estando hoje ativos 25.482 casos, mais 441 do que na quarta-feira.

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim revela que estão internadas 682 pessoas (mais 16 em relação a quarta-feira), o maior registo acumulado desde 13 de maio. Em cuidados intensivos estão 107 pessoas (mais duas).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sexta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h54 Brasil reporta mais 36 mil casos e aproxima-se das 145 mil mortes. O Ministério da Saúde brasileiro reporta esta quinta-feira mais 728 mortes associadas ao novo coronavírus, fixando o total acumulado em 144.680 óbitos desde o início da pandemia no país. Este balanço diário é mais baixo que o da véspera (1.031). Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 36.157 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, um número superior ao do dia anterior (33.413) e o terceiro dia consecutivo acima dos 30 mil casos diários.

23h35Sobe para 33 número de infetados em surto no hospital de Beja. O número de profissionais de saúde infetados no surto de Covid-19 identificado no bloco operatório do hospital de Beja subiu de 32 para 33, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

23h34Subiu para 49 o número de infetados em lar de Bragança. O número de infetados no lar da Santa Casa da Misericórdia de Bragança subiu para 49, com mais 16 utentes positivos para o novo coronavírus a juntar aos 27 e seis funcionários confirmados na manhã de hoje.

23h15Empresários consideram que Fátima podia receber mais de 6 mil peregrinos. A presidente da Aciso - Associação Empresarial Ourém-Fátima, Purificação Reis, disse hoje que o Santuário de Fátima poderia ter uma lotação superior a 6.000 pessoas na peregrinação do 13 de outubro.

22h55 Deputada suspensa após mentir sobre infeção e voltar para casa de comboio. Uma parlamentar escocesa foi suspensa do partido por ter ido até à Câmara dos Comuns discursar com sintomas e depois de ter apanhado um comboio de Londres para a Escócia, já sabendo que estava infetada com o novo coronavírus. A líder do SNP, a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, apelidou a situação de "indefensável". "É difícil expressar o quão zangada me sinto, em nome de todas as pessoas no país que estão a fazer sacrifícios diariamente para ajudar a combater a Covid-19. As regras aplicam-se a toda a gente e existem para manter as pessoas seguras".

22h43 Brasil anuncia análise do primeiro pedido para registo de vacina. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador e de controlo sanitário do Brasil, anunciou hoje que vai começar a análise do primeiro pedido de registo de uma vacina contra a covid-19 no país, formulado pelo laboratório AstraZeneca.

22h03Lotação de Fátima "deve estar a ser acertada com autoridades de saúde". O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que questão da lotação do Santuário de Fátima para a peregrinação do 13 de outubro deve estar acertada com as autoridades de saúde.

"Vou falar com o senhor reitor para saber quantos [peregrinos] são e como serão, mas é uma realidade que deve estar a ser acertada com as autoridades sanitárias", disse esta noite Marcelo Rebelo de Sousa, antes de um jantar com empresários de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém.

21h34 Estudante de 19 anos morre após complicações raras causadas pela Covid-19. Chad Durrill obteve diagnóstico positivo no dia 7 de setembro e ficou 10 dias em quarentena. Depois, porém, começou a desenvolver sintomas neurológicos severos. "Quando tentava sair da cama, as pernas não funcionavam, e o meu irmão teve que o carregar até ao carro para o levar às urgências", disse um tio do jovem.

21h02Oito pessoas do surto no lar ilegal de Évora recuperaram da doença. Oito das pessoas infetadas com Covid-19 no surto detetado num lar ilegal em Évora já recuperaram da doença, revelou hoje o município, acrescentando que se tratam de três utentes, duas funcionárias e três pessoas da comunidade.

20h59Plano de saúde Outono-Inverno "fica aquém das necessidades". A Convenção Nacional de Saúde (CNS) considerou hoje que o Plano Outono-Inverno 2020/21 de resposta à pandemia de Covid-19 apresentado pelo Governo "fica aquém das necessidades de saúde dos portugueses".

20h58 Governo aprova resolução sobre desfasamento de horários na função pública. O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que estende à Administração Pública o regime excecional e temporário que contempla o desfasamento de horários e que visa reduzir os riscos de transmissão da Covid-19.

20h20Trump foi o principal impulsionador de 'fake news' sobre a pandemia. O Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, foi, possivelmente, a pessoa que mais contribuiu para a propagação da desinformação sobre a pandemia, segundo um estudo divulgado hoje pela Universidade Cornell.

19h39 - Salas de aula em Cabo Verde obrigadas a fechar com dois casos positivos. Todas as escolas cabo-verdianas estão obrigadas a definir planos de contingência, no âmbito da pandemia de Covid-19, estando previsto o encerramento das salas de aula em que forem confirmados dois casos da doença por 10 dias.

19h15 Mais seis infetados com Covid-19 na Madeira. A Madeira registou seis novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, todos importados, e sinalizou cinco situações suspeitas, anunciou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), referindo que o arquipélago tem agora 67 infeções ativas.

19h13Colocar, usar, transportar e retirar a máscara corretamente? DGS ajuda. A Direção-Geral da Saúde explica as formas corretas de lidar com este equipamento de proteção individual em todas as fases do seu uso no combate à propagação do novo coronavírus.

19h08 França notifica quase 14 mil novos casos e mais 63 óbitos em 24h. A França registou esta quinta-feira mais 13.970 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número superior ao apresentado na véspera (12.845) e que se mantém acima dos 10 mil, algo que acontece com mais incidência desde o início de setembro. O número total de mortes aumentou esta terça-feira para 32.019, com mais 63 óbitos registados no último dia.

18h45 Finlândia ultrapassa as 10 mil infeções e aumenta as restrições. A Finlândia ultrapassou hoje os 10.000 casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia que, segundo as autoridades, está em plena fase de aceleração, para a qual o Governo anunciou novas restrições e recomendou uso amplo de máscaras.

18h38 Covid-19 "não parou a nossa ação". O Governo salientou hoje que a situação de pandemia não travou o empenho de Portugal em matérias migratórias e na "ação" do país na promoção de migrações regulares, ordenadas e legais.

18h31 - Bolsonaro pede normalidade e diz que Deus deu a hidroxicloroquina. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, insistiu num regresso à normalidade, apesar de a pandemia ainda não ter sido superada, e disse que Deus deu a hidroxicloroquina para combater o novo coronavírus.

18h20 - Turquia acusada de esconder casos. A principal associação médica turca e o principal partido da oposição criticaram uma decisão do governo de Erdogan de anunciar apenas os novos casos de coronavírus de pacientes que exibam sintomas. Os médicos da Associação Médica Turca (TTB) e do partido republicano (CHP) dizem que a decisão, assumida na quarta-feira pelo ministro da Saúde, Fahrettin Koca, esconde a verdadeira dimensão da situação pandémica no país e que foi tomada para manter a economia a funcionar. A TTB, que já alerta para subnotificação há meses, anunciou que as suas suspeitas estavam confirmadas. "Não estão a conduzir um processo transparente. Estão a esconder a verdade. Não impediram a pandemia de se espalhar", indicaram, num comunicado publicado através do Twitter. 

"Apelamos mais uma vez ao Ministério da Saúde, que oculta os fatos, para que conduza o processo de forma transparente e combata a epidemia de acordo com dados epidemiológicos e científicos", acrescentaram.

18h13 - Paris poderá fechar restaurantes e bares se situação não melhorar. As autoridades francesas poderão declarar a capital como zona de "alerta máximo", o que significa o encerramento de bares e restaurantes a partir de segunda-feira, se a situação pandémica não melhorar. O governo usa três critérios para declarar "alerta máximo" num dado território, que inclui o número de infeções geral, o número de infeções nos grupos de risco e o número de camas disponíveis nas unidades de cuidados intensivos (UCI). O alerta foi feito pelo ministro da Saúde, Olivier Véran, que explicou esta quinta-feira que esta possibilidade está em cima da mesa se a situação se mantiver durante o fim de semana, conforme explica a imprensa francesa.

18h06 Desfasamento do horário até 31 de março de 2021 e pode ser prolongado. O regime excecional que contempla o desfasamento de horários vigora até 31 de março de 2021, podendo ser prolongado, e os trabalhadores sem transportes públicos que lhe permitam cumprir o horário podem opor-se.

18h05 Linha de emergência para as artes apoiou 314 entidades. Trezentas e catorze entidades foram apoiadas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, tendo o valor inicialmente previsto, de 1,7 milhões de euros, sido reforçado com mais 22 mil euros, disse fonte do gabinete da ministra da Cultura.

17h42 Guterres avisa que pandemia "ameaça" o progresso na igualdade de género. O secretário-geral das Nações Unidas advertiu hoje que a pandemia do novo coronavírus pode acabar com uma geração de progresso na igualdade de género, apelando aos governos para agirem imediatamente e protegerem mulheres e raparigas.

17h41"Temos que olhar com cuidado para como vai emergir o mundo pós-Covid". O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, alertou hoje para o impacto de pandemia provocada pelo novo coronavírus em regiões "muito importantes" para o equilíbrio mundial, como África, a América Latina ou a Índia.

17h40 Madeira com descidas de 59,8% de hóspedes e de 71% de dormidas em agosto. Os alojamentos turísticos na Madeira registaram em agosto quebras de 59,8% ao nível dos hóspedes e de 71% em relação a dormidas, quando comparado com igual mês do ano anterior, revelou hoje a Direção Regional de Estatística da região (DRAM).

17h26Espanha notifica mais 9 mil casos de infeção e 184 mortes por Covid-19. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quinta-feira, um acréscimo de 9.419 casos de contágio ao balanço total. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 778.607 desde o início da pandemia em Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 182 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o reportado pelas comunidades, um  número superior ao dia anterior (177). Em termos globais, Espanha já contabiliza 31.973 mortes desde o início da crise pandémica.

17h05Reino Unido reporta mais 59 mortes e 6.914 novos casos nas últimas 24h. O Reino Unido registou mais 59 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 42.202 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta quinta-feira as autoridades de Saúde britânicas.  No que diz respeito ao número casos de infeção confirmados, verifica-se uma descida em relação à véspera, com mais 6.914 pessoas com diagnóstico positivo (na quarta-feira foram reportadas 7.108). Até ao momento, 460.178 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

17h04 Itália reporta 24 mortes e 2.548 novos casos, o maior registo em 5 meses. As autoridades sanitárias italianas reportam esta quinta-feira mais uma subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 2.548 novas infeções, o maior registo diário em mais de cinco meses (desde 24 de abril, quando se notificaram 3.021 novos casos). O número de casos de infeção por via do vírus SARS-CoV-2 subiu para os 317.409.

15h51 App gratuita assegura intervenção psicológica a quem precise. Uma empresa e duas instituições criaram uma aplicação móvel gratuita que assegura a intervenção psicológica em crise a todos os que dela necessitem no atual contexto de pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado. Em comunicado, os promotores da 'Psicovida' explicam que a aplicação coloca utentes a falar diretamente com psicólogos "credenciados", através de videochamada, disponibilizando também diversas estratégias de autoajuda.

Os utentes podem descarregar a aplicação para iOS (iPhone/iPad) ou para Android.

15h16 - Itália vai avaliar alargamento do estado de emergência até janeiro. O primeiro-ministro italiano vai propor no Parlamento o alargamento do estado de emergência por causa da pandemia até ao final de janeiro, numa tentativa de evitar maior aumento de casos, conforme se tem verificado em outros países europeus. "Vamos propor ao Parlamento a extensão do estado de emergência, provavelmente até ao final de janeiro de 2021", disse Giuseppe Conte, esta quinta-feira. O estado de emergência, que deveria terminar agora em meados de outubro, confere maior poder ao governo central na aplicação de medidas de proteção.

15h15 Vacina da AstraZeneca em avaliação pela Agência Europeia de Medicamentos. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla inglesa) iniciou hoje a avaliação da vacina produzida pela farmacêutica AstraZeneca contra a Covid-19, processo que surge após os resultados preliminares dos estudos clínicos apontarem a produção de anticorpos.

15h03 Suécia regista 752 novas infeções nas últimas 24 horas. As autoridades de saúde da Suécia registaram 752 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o máximo diário no país nórdico desde junho passado.

15h02Sintomas iniciais da Covid-19 podem aparecer quando está mais contagioso. Os principais sintomas da Covid-19 são a febre, a tosse e a perda de paladar ou olfato. Porém,  alguns especialistas afirmam que existem sinais de alerta que podem aparecer antes dos mais comuns - quando as pessoas são mais infecciosas.

15h01Portugal contabiliza 6 mortes e 854 contágios nas últimas 24h. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais seis mortes associadas à Covid-19 (um aumento de 0,30% face a ontem) e mais 854 contágios  pelo novo coronavírus (um aumento de 1,13%), revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta quinta-feira. No total, desde o início da pandemia, o país contabiliza 76.396 infeções e 1.977 óbitos.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório