Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Deputada suspensa após mentir sobre infeção e voltar para casa de comboio

Margaret Ferrier soube que estava infetada, mentiu ao líder parlamentar, em Londres, e voltou para a Escócia de comboio.

Deputada suspensa após mentir sobre infeção e voltar para casa de comboio
Notícias ao Minuto

22:51 - 01/10/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Margaret Ferrier

Uma parlamentar escocesa foi suspensa do partido depois de ter apanhado um comboio de Londres para a Escócia sabendo que estava infetada com o novo coronavírus.

Margaret Ferrier, deputada parlamentar do Partido Nacional Escocês (SNP) pelo circuito eleitoral de Rutherglen e Hamilton West, lamentou profundamente a decisão, por ter violado de forma grave as normas relativas à pandemia no país.

A deputada fez um teste de diagnóstico no sábado, depois de ter manifestado sintomas. Depois, na segunda-feira, viajou de comboio para Londres, uma viagem de quase 6 horas, para marcar presença numa sessão parlamentar, onde fez um breve discurso sobre o combate à pandemia. Terá sido nesse dia à noite que soube que estava infetada, não sendo claro se antes ou depois de discursar no Câmara dos Comuns.

Ainda assim, na terça-feira de manhã, apanhou o comboio de volta para a Escócia, sem consultar as autoridades de saúde. Segundo o Guardian, Ferrier disse ao líder parlamentar do partido, Patrick Grady, que tinha um familiar doente e foi autorizada a sair do Parlamento.

Sabe-se ainda, de acordo com o Guardian, que Ferrier só informou Grady sobre a sua situação na quarta-feira à tarde, tendo este assumido que o teste tinha sido feito depois do seu regresso à Escócia, na terça-feira. Esta quinta-feira, porém, a situação tornou-se conhecida, gerando "espanto e fúria" no seio do partido.

A líder do SNP, a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, apelidou a situação de "indefensável". "É difícil expressar o quão zangada me sinto, em nome de todas as pessoas no país que estão a fazer sacrifícios diariamente para ajudar a combater a Covid-19. As regras aplicam-se a toda a gente e existem para manter as pessoas seguras".

A polícia escocesa já indicou que Ferrier poderá ser alvo de investigação de possível multa. "Estamos cientes das circunstâncias e estamos a trabalhar em conjunto com os nossos colegas da Polícia Metropolitana [polícia de Londres]", indicaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório