Crias de leões vítimas de negligência em zoos decadentes na Bulgária

Estas crias são só dois leões de vários que vivem em condições deploráveis no país, garante associação.

leão leões

© DR

Notícias ao Minuto
28/09/2020 23:48 ‧ 28/09/2020 por Notícias ao Minuto

Mundo

Bulgária

O tratamento dado a duas crias de leões num zoo da Bulgária está a levar a que vários ativistas denunciem a "constante negligência" que estes animais sofrem no país.

Simba e Kossara, dois leões com menos de três meses, são crias de dois irmãos e a mãe acabou por rejeitá-los. De acordo com o The Independent, os dois leões bebés foram transportados para outro "incapacitado" zoo que os mantém, atualmente, presos num espaço pequeno com chão de cimento. 

A denuncia é feita pela associação de defesa dos animais 'Four Paws' ('Quatro Patas') que garante que a consanguinidade entre leões - que não é recomendada devido a problemas como o abandono das crias pelas progenitoras - e más condições são dois factores recorrentes em jardins zoológicos na Bulgária, que operaram no limite das capacidades mínimas impostas pela União Europeia. 

Estima-se que haja no país cerca de 24 leões e 15 tigres em cativeiro. 

Ainda segundo a associação, os zoos estatais da Bulgária foram criados na altura da União Soviética e encontram-se "sem fundos e em total decadência". O Governo está inclusivamente acusado de aprovar autorizações para estes espaços sem confirmar as medidas impostas pela União Europeia. 

Sobre as duas crias, a 'Four Paws' ainda revelou ao órgão de comunicação britânico que se ofereceu para dar uma nova casa para os dois leões bebés, num santuário para animais selvagens na Holanda. Contudo, a proposta foi ignorada até hoje.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas