Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Humanos causaram 96% das extinções animais em 126 mil anos, diz estudo

Os cientistas prevêem ainda que desaparecerão mais 558 espécies até ao final deste século.

Humanos causaram 96% das extinções animais em 126 mil anos, diz estudo
Notícias ao Minuto

18:50 - 05/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Extinção

Os humanos são responsáveis por 96% de todas as extinções animais ao longo dos últimos 126 mil anos, de acordo com um estudo. Os cientistas prevêem ainda que desaparecerão mais 558 espécies até ao final deste século.

Este estudo contradiz outros especialistas que acreditam que as alterações climáticas ligadas à Idade do Gelo foram o causador da maioria das extinções da pré-história, em particular dos animais de grande porte, como os rinocerontes-lanudos ou os mamutes [na imagem, restos mortais preservados em museu russo], há cerca de 12 mil anos.

Daniele Silvestro, investigadora da Universidade de Gotemburgo e co-autora do estudo, fala em outras evidências. "Basicamente, não encontramos provas de extinções causadas pelo clima nos últimos 126 mil anos. Ao invés disso, descobrimos que o impacto humano explica 96% de todas as extinções de mamíferos nesse período".

A chegada dos humanos à Austrália, há cerca de 65 mil anos, e à América, há 24 mil anos, fez disparar as extinções de animais, de acordo com o estudo, que encontrou resultados similares em Madagáscar e nas Caraíbas, onde o desaparecimento definitivo de espécies disparou depois da chegada dos humanos, cita o Telegraph.

O estudo foi apresentado na publicação científica Science Advances e acrescenta que as alterações climáticas provocadas pelos humanos, assim como outras ameaças causadas pela mesma espécie, colocaram um enorme risco para inúmeras espécies.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório