Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Eslováquia vai declarar novamente o estado de emergência

A Eslováquia vai declarar novamente, ainda no decorrer da semana em curso, o estado de emergência para combater a covid-19, afirmou hoje o primeiro-ministro eslovaco, depois de o país ter registado um forte aumento de novos casos.

Covid-19: Eslováquia vai declarar novamente o estado de emergência
Notícias ao Minuto

21:06 - 28/09/20 por Lusa

Mundo Pandemia

"A situação é extremamente grave e devemos aprovar decisões muito audaciosas e fundamentais", disse Igor Matovic, após uma reunião da "célula de crise" eslovaca.

A medida, que, a aprovar, será a segunda do género desde o início da pandemia, deverá ser aprovada quarta-feira pelo Governo.

Entre as restrições propostas pelo executivo está a interdição, a partir de 01 de outubro, de todos os eventos desportivos e culturais, bem como os serviços religiosos.

Os casamentos e as cerimónias fúnebres só serão autorizados se todos os participantes provarem ter testes negativos ao novo coronavírus.

Os restaurantes, bares e cafés encerrarão às 22:00, as pessoas que não residam sob o mesmo teto terão de respeitar uma distância de dois metros e, no exterior, é obrigatório o uso de máscara.

O uso de máscara era já obrigatório na Eslováquia nos locais públicos e no interior de instituições oficiais e em estabelecimentos comerciais.

A Eslováquia, com 5,4 milhões de habitantes, registou até hoje 9.343 casos de covid-19, de que resultaram 44 óbitos.

Na passada sexta-feira, o número diário de novos casos atingiu o recorde de 552.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório