Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nagorno-Karabakh: Turquia garante "apoio total" ao Azerbaijão

O Governo turco prometeu hoje o "apoio total" da Turquia ao Azerbaijão no conflito armado com a Arménia, desencadeado hoje de madrugada na zona de Nagorno-Karabakh, território separatista de população arménia em solo azeri.

Nagorno-Karabakh: Turquia garante "apoio total" ao Azerbaijão
Notícias ao Minuto

12:35 - 27/09/20 por Lusa

Mundo Conflito

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco responsabilizou a Arménia pela violação do acordo de cessar-fogo entre os dois países vizinhos, assinado em 1994, frequentemente alvo de incumprimento, embora os confrontos de hoje sejam os mais graves em décadas.

"Condenamos fortemente o ataque arménio, uma violação evidente do direito internacional que leva à morte de civis. Com esta agressão, a Arménia mostra uma vez mais que é o maior obstáculo à paz e estabilidade na zona", lê-se na nota governamental.

"O Azerbaijão fará uso do seu direito da legítima defesa para proteger o seu povo e a sua integridade territorial. Neste processo, a Turquia prestará um apoio total ao Azerbaijão. Estaremos ao lado do Azerbaijão da forma que este país entender", sublinha-se no comunicado do Governo turco, que mantém laços estreitos com a república do Cáucaso, mas não tem relações diplomáticas com a Arménia.

A posição da Turquia "foge" às tomadas anteriormente pela Rússia, União Europeia (UE) e França, que apelaram ao fim das hostilidades e pediram o regresso imediato à mesa das negociações.

O conflito em Nagorno-Karabakh começou em 1991 e permitiu à Arménia anexar, de facto, a região, habitada por arménios cristão, mas oferecida pela extinta União Soviética ao Azerbaijão, de maioria muçulmana.

Os idiomas turco e azeri são extremamente parecidos e, nos setores nacionalistas turcos, é habitual a referência às ligações entre a Turquia e Azerbaijão com a frase "Dois Estados, Uma Só Nação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório