Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Filha ilegítima de antigo rei belga também quer ter direitos e títulos

Delphine Boël recorreu ao tribunal para pedir os mesmos direitos que os seus irmãos.

Filha ilegítima de antigo rei belga também quer ter direitos e títulos
Notícias ao Minuto

16:28 - 11/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Bélgica

A filha ilegítima do antigo rei da Bélgica, Albert II, requisitou ao Tribunal da Apelação de Bruxelas os mesmos direitos e títulos que os filhos legítimos do seu pai têm.

Depois de mais de dez anos a combater em tribunal, o antigo monarca finalmente admitiu a paternidade em janeiro deste ano. A artista Delphine Boël, de 52 anos, é filha da baronesa Sybille de Selys Longchamps, que alega ter tido um caso extraconjugal de 18 anos com Albert antes de este ser rei.

Esta quinta-feira a história com mais uma década ganha mais um capítulo, com o advogado da mulher a dizer que esta pretende ter os mesmo direitos e títulos que os seus irmãos -  Philippe, agora Rei da Bélgica, príncipe Laurent e  a princesa Astrid. "A posição de Delphine não é querer ou não ser princesa. Quer sim ter os mesmos privilégios, títulos e capacidades que os irmãos", explicou Marc Uyttendaele citado pela BBC.

Caso o tribunal decida a seu favor, os seus filhos poderão ser elegíveis para um título real. Mas os advogados de Albert II dizem que isso só pode acontecer por decreto real e não por intervenção de um tribunal.

Os rumores da existência de uma criança fruto da relação emergiram pelam primeira vez em 1999 numa biografia não autorizada sobre a Rainha Paola. E Delphine admitiu que o rei era seu pai em 2005, mas só depois de este abdicar do trono em 2013 e por isso perder a imunidade é que foram abertos os procedimentos legais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório