Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Canadá reconhece impacto de internamento forçado de crianças indígenas

O Governo canadiano reconheceu hoje oficialmente "o significado histórico nacional" de um dos capítulos mais obscuros da história naquele país, o internamento forçado de dezenas de milhares de filhos de indígenas em residências escolares, ato considerado como "genocídio cultural".

Canadá reconhece impacto de internamento forçado de crianças indígenas
Notícias ao Minuto

00:08 - 02/09/20 por Lusa

Mundo Canadá

O ministro do Ambiente e Alterações Climáticas, Jonathan Wilkinson, anunciou que, além de reconhecer oficialmente o sistema de residências escolares como um evento significativo na formação do país, o Canadá irá designar duas das escolas onde ocorreram abusos sobre os filhos de indígenas como Sítio Histórico Nacional.

O objetivo é educar o público do país e evitar que se repitam os mesmos erros, noticia a agência EFE.

O Canadá definiu um total de 492 eventos históricos que contribuíram para as características daquele país, como a batalha das forças inglesas contra as tropas francesas e indígenas na costa do Atlântico em 1747 até à fundação do serviço de correios em 1693, bem como a criação do campeonato de futebol, em 1909.

O país conta ainda com 996 Sítios Históricos Nacionais.

Jonathan Wilkinson defendeu a designação das residências escolares, uma na província de Nova Escócia e outra em Manitoba, na lista de Sítios Históricos Nacionais.

E justificou: "Contar a história não é apenas contas as coisas boas, mas também o mais problemático. É comemorar e entender a história, não celebrá-la".

O sistema de residências escolares para indígenas foi estabelecido no início do século XIX para ensinar a população indígena do país, forçando a aprendizagem de línguas e costumes.

A última residência escolar encerrou as suas portas em 1996.

Durante o período de funcionamento cerca de 150 mil indígenas foram forçados a abandonar as suas casas e a viverem internados durante a maior parte da sua infância e juventude.

Muitas das crianças sofreram abusos físicos, sexuais e psicológicos, incluindo torturas, por parte dos funcionários das escolas residenciais, geridas na maioria por ordens religiosas.

Em 2015 foi revelado o relatório final da Comissão para a Verdade e Reconciliação do Canadá (CVRC) que juntou testemunhos de milhares de sobreviventes das residências escolares.

O relatório classificou aquele sistema como parte de uma política sistemática de "genocídio cultural" por parte das autoridades do país contra a população indígena.

Calcula-se que entre 03 a 06 mil crianças morreram naquelas instituições por doença, má nutrição e, em alguns casos, pelos abusos sofridos, apesar do número concreto ser impossível de determinar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório