Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Canadá suspende tratado de extradição com Hong Kong

O Canadá suspendeu hoje o seu tratado de extradição com Hong Kong após a imposição pela China de uma nova lei de segurança no território.

Canadá suspende tratado de extradição com Hong Kong
Notícias ao Minuto

18:33 - 03/07/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que o Canadá é um firme apoiante do modelo "um país, dois sistemas" para Hong Kong e que vai continuar a apoiar a população do território.

Trudeau também disse que o Canadá equaciona outras medidas, incluindo a imigração. Outros países estão a admitir conceder asilo.

Cerca de 300.000 canadianos vivem em Hong Kong.

A nova lei de segurança nacional da China para Hong Kong, aprovada e promulgada na terça-feira, prevê punir atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras.

Os crimes contra a segurança nacional são passíveis de prisão perpétua em Hong Kong, (região administrativa especial da China desde 1997) onde a justiça chinesa será a partir de agora competente para as infrações "mais graves", na sequência da nova lei adotada na capital chinesa.

A oposição em Hong Kong receia que esta legislação -- que também prevê a criação por Pequim de uma agência para a segurança nacional --, implique um recuo inédito das liberdades após o Reino Unido ter transferido para a China esta sua antiga colónia em 1997, garantindo na ocasião um estatuto de autonomia judicial e legislativa por 50 anos.

Na quarta-feira, a polícia deteve 370 pessoas durante um protesto com milhares de participantes, incluindo dez suspeitas de violarem a nova lei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório