Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Grupo armado rapta sete alunos e um professor na Nigéria

Um grupo de homens armados levou a cabo um ataque a uma sala de aula numa aldeia no estado de Kaduna, norte da Nigéria, e raptou sete alunos e o professor, disseram hoje fontes locais.

Grupo armado rapta sete alunos e um professor na Nigéria
Notícias ao Minuto

20:08 - 25/08/20 por Lusa

Mundo Nigéria

O atacantes tomaram a localidade de Damba-Kasaya na segunda-feira de manhã, com cerca de 20 motos e disparando para o ar. Depois, entraram na escola da Academia Príncipe, onde os alunos se preparavam para os exames finais, relataram os aldeões que testemunharam o ataque.

"Raptaram sete estudantes e o seu professor", disse Iliya Bawa, uma moradora de Damba-Kasaya, citada pela agência France-Presse.

"Não sabemos para onde os levaram", acrescentou. "Eles ainda não contactaram as famílias, esperamos que não os magoem".

Forças do Exército nigeriano já foram destacadas para a aldeia, e afastaram os últimos homens armados que estavam a aterrorizar a população, disse outro residente, que não quis revelar a identidade.

"Um miliciano [contratado para proteger a comunidade] foi morto na troca de tiros quando os soldados intervieram", acrescentou a mesma fonte.

A polícia local, contactada pela agência noticiosa, não esteve disponível para confirmar o incidente.

Os raptos para resgate são comuns na Nigéria, particularmente no Estado de Kaduna, onde bandos armados aterrorizam a população, roubam gado ou pilham aldeias.

Em outubro de 2019, homens armados raptaram seis raparigas e dois funcionários de uma escola pública, libertando-os algumas semanas mais tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório