Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Lukashenko falou ao telefone com Putin

O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, falou hoje ao telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa altura em que a contestação à sua reeleição leva milhares de manifestantes para as ruas, segundo a agência estatal Belta.

Lukashenko falou ao telefone com Putin

"Os presidentes discutiram a situação interna e externa da Bielorrússia", indicou a agência bielorrussa na mensagem na rede Telegram pouco tempo antes de Lukashenko ter dito que pretendia encontrar-se com Putin para falarem sobre a ameaça que paira sobre o seu país e toda a região.

"Está a acontecer uma agressão contra a Bielorrússia, não é uma ameaça apenas contra o país", tinha dito Lukashenko, durante uma reunião com outros responsáveis que decorreu antes da conversa com Putin.

Segundo Lukashenko, os protestos ameaçam o seu país, mas também a união intergovernamental entre a Rússia e a Bielorrússia e tem "elementos de interferência externa".

Vários milhares de manifestantes juntaram-se hoje em Minsk para protestar contra a reeleição de Lukashenko, noticia a agência francesa AFP.

Desde domingo que dezenas de milhares de manifestantes desafiam a reeleição do chefe de Estado, denunciando fraudes e a repressão violenta do poder.

O Governo bielorrusso recebeu o apoio de Moscovo, que denunciou as tentativas de "interferência estrangeira" com o objetivo de desestabilizar a Bielorrússia, um aliado histórico da Rússia, apesar das tensões recorrentes entre os dois países nos últimos anos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório