Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Irão condena dois homens por espionagem

Dois homens foram condenados em tribunais iranianos a dez anos de prisão cada um por espionagem para Israel, a Alemanha e o Reino Unido, anunciou hoje a autoridade judiciária iraniana.

Irão condena dois homens por espionagem
Notícias ao Minuto

15:14 - 11/08/20 por Lusa

Mundo Irão

Um dos condenados, Massoud Mossaheb, "espiou para a Mossad (serviços secretos israelitas) e para a Alemanha sob o título" de secretário-geral da Sociedade Austro-Iraniana, disse o porta-voz daquela autoridade, Gholamhossein Esmaili.

Mossaheb terá fornecido informações sobre "mísseis, nuclear, nanotecnologia e medicina" no Irão, afirmou a mesma fonte.

O segundo condenado, Shahram Shirkhani, trabalhava para os serviços secretos britânicos, disse Esmaili.

Shirkhani tentava "corromper as autoridades e recrutar" pessoas e dava informações sobre "contratos ligados ao banco central, ao Melli Bank e ao Ministério da Defesa", acrescentou ainda o porta-voz, citado na página eletrónica da televisão pública.

Cinco outras pessoas foram recentemente detidas por suspeitas de espionagem nos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Indústria, bem como na agência da energia atómica iraniana, disse Esmaili, sem identificar os detidos ou as acusações que pendem sobre eles.

A Áustria pediu no ano passado a libertação de Mossaheb, então com 72 anos, afirmando que não havia qualquer acusação contra ele e que não se conhecia o motivo da sua detenção.

Segundo o jornal austríaco Der Standard, Mossaheb deslocou-se ao Irão para acompanhar uma delegação de um centro de investigação austríaco que teria aberto uma filial perto de Teerão.

A família do detido ficou sem qualquer contacto com ele durante semanas após a sua detenção em janeiro de 2019, até ser informada de que Mossaheb estaria encarcerado na prisão de Evin em Teerão.

O Irão anunciou recentemente diversas detenções e, em alguns casos, execuções, de pessoas consideradas culpadas de espionagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório