Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Portugal perto dos 53 mil casos. Vacina russa com encomendas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Portugal perto dos 53 mil casos. Vacina russa com encomendas
Notícias ao Minuto

07:44 - 11/08/20 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Segundo o último balanço divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabiliza, desde o início da pandemia, 52.945 casos confirmados e 1.761 mortes, sendo que hoje foram registados mais dois óbitos e 120 novos casos de infeção por Covid-19.

Na conferência de imprensa da DGS e do Ministério da Saúde, desta segunda-feira, o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, revelou que há 164 surtos ativos no país, nomeadamente, 41 no Norte, 10 no Centro, 84 em Lisboa e Vale do Tejo, 13 no Alentejo e 16 no Algarve. 

Lá fora, os Estados Unidos e o Brasil continuam a ser os países mais afetados do mundo pela pandemia: Quatro em cada 10 casos confirmados de Covid-19 ocorrem nestes territórios. No total, em todo o mundo, já foram contabilizados 20.122.700 casos e 736.828 mortos associadas ao novo vírus

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h45 - Este registo termina por aqui. Continue a acompanhar os principais desenvolvimentos, desta terça-feira, sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do Mundo aqui. Já sabe, caso tenha alguma dúvida relacionada com a Covid-19 consulte a informação disponível no site da DGS e, caso tenha sintomas, contacte: 

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

15h40 - O grupo Ação Cooperativista alertou hoje que a linha de apoio social destinada a profissionais da Cultura e das Artes, que abriu no dia 3 de agosto, exclui "grande parte das pessoas que trabalham no setor"

15h31 - Os trabalhadores independentes que também têm trabalho por conta de outrem, com rendimento inferior a 438,81 euros, passam a ter direito ao apoio extraordinário à redução da atividade económica, segundo um diploma publicado hoje em Diário da República.

15h25 - Dirigentes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses concentraram-se hoje em Santa Maria da Feira para exigir que o Governo "tome as rédeas" da contratação desses profissionais e acabe com "injustiças e discriminações que se agudizaram com a pandemia".

15h19 - Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, revelou que aceitou a oferta de Vladimir Putin, para administrar de forma gratuita a vacina russa contra a Covid-19 quando esta estiver disponível. Mais, o presidente filipino ofereceu-se para ser o primeiro a vacinar-se publicamente.

15h15 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, três casos positivos de Covid-19 em São Miguel, dois dos quais "contactos próximos" de doentes recentemente diagnosticados e "elementos" de "uma cadeia de transmissão local em investigação no concelho de Ponta Delgada".

15h11 - As empresas criadas em julho somaram 2.916, número que reforça a ideia que se está a recuperar após as grandes quedas observadas no final de abril, sobretudo durante o estado de emergência, revela hoje o barómetro Informa D&B.

14h52 - O número de casos confirmados de Covid-19 na vila de Mora, no distrito de Évora, aumentou para 11, mais oito nas últimas 24 horas, registando-se um internamento hospitalar, disse hoje a presidente do município.

14h32 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais dois mortos e 120 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico, desta terça-feira, divulgado pela DGS. No total, Portugal passa a contabilizar, desde o início da pandemia, 1.761 óbitos e 52.945 infetados. Quanto ao número de recuperados, 160 pessoas diagnosticadas com o novo vírus foram dadas como curadas hoje. No total, 38.760 doentes já recuperaram em todo o território nacional. 

14h30 - O Europeu de 2020 de natação adaptada, marcado para a Madeira, foi adiado para maio de 2021, devido à pandemia de Covid-19, e será a última grande prova antes dos Jogos Paralímpicos, informou hoje o comité internacional.

14h13 - O festival Dunas de São Jacinto, promovido pela Câmara de Aveiro, regressa de 21 a 23 de agosto, com um orçamento mais reduzido e uma edição adaptada às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, informou hoje a autarquia.

13h58 - A Deco recebeu cerca de 150 reclamações de consumidores relacionadas com a cobrança em unidades de saúde de equipamentos de proteção individual (EPI) contra a covid-19 e 'kits' de desinfeção, apelando ao Governo para impor limites aos valores cobrados.

"O principal motivo de reclamação está invariavelmente relacionado com a falta de informação prévia. Os consumidores remarcam a sua consulta, o seu exame e não são informados da cobrança deste valor", explica a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Consumidor da Associação para a Defesa do Consumidos (Deco), Ana Sofia Ferreira, acrescentando que esta cobrança "é muito variável nas unidades de saúde privadas", podendo ir "desde os cinco euros, até aos 25, 30 euros", e também é variável consoante for uma consulta, um exame ou um internamento.

13h43 - No balanço mais recente feito pela agência France Presse, hoje às 11h00 TMG (12h00 em Lisboa) há mais de 20.122.700 casos diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, dos quais 12.080.900 foram considerados curados. Só nas últimas 24 horas foram registados 5.035 mortos e 232.781 infetados em todo o mundo. Os países que registaram mais novas mortes foram a Índia (871 novos óbitos), o México (705) e o Brasil (703).

13h37 - Para ajudar a promover a "hotelaria nacional", o banco público está a oferecer a todos os clientes CGD que façam reservas nestes 95 hotéis um desconto de 15% no pagamento da reserva, desde que feita com "cartão de débito ou crédito da Caixa Geral de Depósitos". Esta promoção é válida até ao fim do mês de setembro.

13h29 - A Comissão Europeia anunciou hoje os 23 projetos selecionados para receber financiamento total de 128,2 milhões de euros, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, dois dos quais liderados por equipas portuguesas.

13h25 -  A queda de cabelo não é um dos sintomas do novo coronavírus, mas várias pessoas infetadas relatam tratar-se de um efeito secundário. Segundo o diário espanhol El País, Óscar Muñoz, do Hospital Ramón y Cajal, está a conduzir uma investigação para esclarecer se a queda de cabelo é causada por medicamentos ou pelo próprio vírus. Embora afete ambos os sexos, os médicos garantem que nas mulheres é "mais escandaloso".

13h18 - O governo escocês ameaçou hoje interromper a Liga escocesa de futebol, pouco depois de ser iniciada, devido a várias infrações às regras sanitárias impostas para travar a pandemia de Covid-19.

13h11 - A vacina russa contra a Covid-19, cujo registo foi hoje anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se 'Sputnik V', vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países.

13h02 - Os centros comerciais da Área Metropolitana de Lisboa, com limitação de horário devido à pandemia, registam quebras de vendas que "representam 40% face ao mesmo período do ano passado", indicou hoje a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).

13h00 - A fábrica de componentes automóveis Preh, localizada na Trofa, tem 12 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e cerca de 70 pessoas estão em casa em quarentena, disse hoje à Lusa fonte da administração da empresa. 

12h52 - Um total de 106 cidadãos indianos regressaram ao seu país no sábado, após terem estado retidos em Moçambique desde março devido às restrições impostas pela Covid-19.

12h49 - Ao lado da Suécia, Croácia, Eslovénia e Letónia, Portugal é um dos cinco países em toda a Europa com menos novos casos de Covid-19, de acordo com o relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) divulgado esta terça-feira. Segundo as conclusões, Portugal e a Suécia são os dois países onde o surto da Covid-19 está a recuar de forma mais rápida, com descidas na ordem dos 30%, considerando a evolução do número de novos casos.

12h34 - O Governo adiou o prazo de reporte ao Fisco de operações com esquemas de planeamento fiscal sujeitas a escrutínio e troca automática de informações sobre contas financeiras de residentes fiscais noutro Estado-Membro, segundo diploma hoje publicado. A decisão do executivo é justificada com as perturbações causadas pela pandemia da doença Covid-19, com um "efeito significativo sobre a capacidade das empresas em cumprir as suas obrigações fiscais".

12h13 - A OMS recebeu com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos. "Acelerar o progresso não deve significar comprometer a segurança", disse o porta-voz da organização, Tarik Jasarevic, numa conferência de imprensa.

12h05 - A grave propagação do novo coronavírus que se tem registado em Saragoça, Espanha, durante o último mês - e a consequente escalada de internamentos -, levou à implementação de medidas de reforço sanitário na região. Esta terça-feira, militares foram chamados para ali criar um hospital de campanha. objetivo é que seja um local de hospitalização temporária para os doentes durante a sua primeira avaliação. Ou seja, será uma espécie de centro de triagem.

12h00 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) assumiu hoje preparação para a 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, em Lisboa, num "cenário diferente do habitual" devido à não presença de adeptos nos estádios. Em conferência de imprensa, o comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Paulo Pereira, frisou que "o dispositivo de segurança se adapta à não presença do público nos estádios", devido à pandemia de covid-19.

11h46 - Especialistas do jogo disseram hoje à Lusa que o regresso dos vistos turísticos para Macau em toda a China em setembro é uma "grande notícia" para a indústria do jogo, mas avisaram que a recuperação vai demorar.

11h31 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a medicina dentária foi amplamente esquecida na pandemia. De acordo com organização, três em cada quatro países interromperam total ou parcialmente os serviços de atendimento de medicina dentária devido à Covid-19.

11h20 - A confiança no investimento subiu na Alemanha em agosto, depois de ter caído ligeiramente em julho, uma vez que os investidores esperam mais uma vez uma rápida recuperação económica, foi hoje anunciado pelo Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW).

11h15 - Livre de Covid-19 durante 102 dias, a Nova Zelândia voltou a contabilizar, esta terça-feira, novas infeções, informou o The Guardian. A novidade foi anunciada pela própria primeira-ministra, Jacinda Ardem, durante uma conferência de imprensa, na qual revelou que os contágios surgiram no seio de uma família. Até ao momento, foram confirmados quatro novos casos, verificando-se que se trata de uma "transmissão comunitária". 

11h08 - A primeira vacina contra a Covid-19 registada no mundo, anunciada hoje pelo Presidente russo, Vladimir Putin, vai entrar em circulação em 1 de janeiro de 2021, segundo o Ministério da Saúde da Rússia.

Notícias ao MinutoVladimir Putin anunciou esta manhã a aprovação da primeira vacina contra a Covid-19, durante uma reunião com membros do governo russo.© Reuters

10h52 - O número total de mortes por Covid-19 é hoje de 23.582 em África, continente com mais de um milhão de infetados pela doença, que afeta sobretudo as regiões Austral e do Norte, segundo os dados oficiais mais recentes.

10h46 - O decreto que define a DGS como responsável pela gestão e tratamento de dados da aplicação de rastreio de contactos Stayaway Covid foi hoje publicado em Diário da República. O documento estabelece que o tratamento de dados para funcionamento do sistema "é excecional e transitório", mantendo-se "apenas enquanto a situação epidemiológica provocada pela Covid-19 o justificar".

10h16 - O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou, esta terça-feira, que a Rússia criou a primeira vacina a nível mundial contra a Covid-19, cita a Reuters. Apesar de apenas ter sido testada em humanos durante dois meses, Putin garantiu que a vacina mostrou ser eficiente durante os ensaios clínicos e que oferece imunidade duradoura contra o novo coronavírus. O Presidente revelou ainda que a sua filha já tinha sido submetida ao tratamento e que se encontrava bem de saúde. 

9h45 - A China planeia autorizar em todo o país a emissão de vistos turísticos para Macau a partir de 23 de setembro, segundo um aviso online hoje publicado pela Administração Nacional de Imigração.

9h21 - O Valencia, de Gonçalo Guedes, comunicou, nesta terça-feira, que nos testes efectuados esta segunda-feira a jogadores, membros da estrutura técnica e membros mais próximos da principal equipa, foram detectados dois casos positivos de Covid-19.

9h12 - Médicos da companhia farmacêutica Zava UK alertam que em certos casos o uso de álcool gel para desinfeção das mãos pode reagir à luz solar, causando queimaduras e bolhas dolorosas. Saiba mais aqui

9h00 - A Rússia contabilizou hoje mais 4.945 infetados, elevando o número total de casos confirmados no país para 897.599, informa a Reuters. Quanto ao número de mortes, desde o início da pandemia, já foram confirmadas 15.131 vítimas mortais associadas à Covid-19, sendo que morreram 130 pessoas nas últimas 24 horas. 

8h42 - A Alemanha registou nas últimas 24 horas mais quatro vítimas mortais e mais 966 infetados, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Robert Koch Institut. Com esta atualização, o país passa a contabilizar, no total, 9.201 mortos e 217.293 casos confirmados, desde o início da pandemia

8h14 - Cerca de 730 mil pessoas perderam o emprego no Reino Unido, desde o início da pandemia. Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística britânico (Office for National Statistics), citados pela Sky News, só no mês de julho verificou-se "um salto" de mais 81 mil pessoas no desemprego. Os números apontam para que o desemprego se agrave nos próximos tempos no Reino Unido, apesar das medidas de apoio que estão a ser levadas a cabo pelo Governo de Boris Johnson. 

8h10 - Mais de 30 trabalhadores da Crewlink, que tripulam os aviões da Ryanair, estão a ser convidados para os quadros da companhia com remunerações base abaixo do salário mínimo, tendo como alternativa a relocalização no estrangeiro já em setembro.

8h06 - Usar máscara reduz risco de coronavírus em 65%. Investigadores da University of California Davis Children’s Hospital, nos Estados Unidos, afirmam que os dados apurados são prova de que "as máscaras funcionam e são extremamente importantes".

7h55 - A Grécia está "oficialmente" a meio da segunda vaga da pandemia, garantiu um dos mais considerados especialistas de doenças infecciosas do país, cita o The Guardian. Para o investigador, este é um dos momentos mais decisivos para a Grécia: "É agora que podemos ganhar ou perder a batalha contra o novo coronavírus". 

Notícias ao MinutoEsplanada em Atenas, na Grécia, dia 10 de agosto© Reuters

7h52 - A Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) vai realizar esta terça-feira, pelas 20h00, no Terreiro do Paço em Lisboa, uma ação pacífica, para chamar a atenção do Governo para um setor que se sente excluído dos mecanismos de apoio por causa da pandemia de Covid-19 e que se encontra “desesperado”.

7h43 - A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de Covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

7h31 - Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de hoje solicitar visto para voltarem a entrar no país asiático, informaram as autoridades chinesas. "À medida que a prevenção e o controlo da Covid-19 se tornaram frequentes (...) a China decidiu agora que cidadãos estrangeiros dos seguintes países, que possuam autorizações de residência válidas (...) podem solicitar vistos gratuitos em qualquer embaixada ou consulado chinês nesses países", indicou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês. 

7h26 - A Venezuela registou, nas últimas 24 horas, 995 casos de Covid-19, um novo máximo que elevou para 26.800 o número total de infeções desde o início da pandemia no país. A vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, acrescentou terem sido contabilizadas seis mortes, o que eleva o número total de óbitos, desde o início da quarentena em março, para 229.

7h11 - A Comissão de Saúde da China informou hoje ter registado, nas últimas 24 horas, 44 novos casos de Covid-19, na maioria procedentes do exterior. Entre os casos diagnosticados, 13 são de contágio local, todos eles na província de Xinjiang, no extremo noroeste da China, onde foi detetado um surto há cerca de um mês.

7h04 - O México registou 705 mortos e 5.558 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 53.003 óbitos e 485.836 infeções desde o início da epidemia no país, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

7h00 - Os Estados Unidos registaram nas últimas 24 horas mais 44.348 casos de Covid-19 e 457 mortes provocadas pela doença, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. A contagem desde o início da pandemia eleva-se agora para 5.085.821 infeções, além de 163.370 óbitos.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos de ontem sobre a pandemia em Portugal e no resto do Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório