Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Filipinas disponível para receber vacina russa oferecida por Putin

Presidente do país diz mesmo que será o primeiro a testar a vacina.

Filipinas disponível para receber vacina russa oferecida por Putin

Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, revelou que aceitou a oferta de Vladimir Putin, para administrar de forma gratuita a vacina russa contra a Covid-19 quando esta estiver disponível. Mais, o presidente filipino ofereceu-se para ser o primeiro a vacinar-se publicamente.

"Quando a vacina chegar, vacinar-me-ei em público. Experimentá-la em mim, parece-me bem. Se funcionar comigo, funcionará com todos", disse o líder filipino numa entrevista divulgada esta noite no país.

Duterte está confiante na eficácia da vacina que está a ser desenvolvida pela Rússia, a qual, segundo ele, estará pronta em dezembro, altura em que "as Filipinas estarão livres da Covid-19 e poderão desfrutar de um Natal em paz".

Segundo o mesmo, a Rússia ofereceu ao país a vacina "de graça" e sugeriu que os filipinos participassem nos ensaios clínicos da mesma. 

"Dir-lhe-ei, ao presidente Putin, que tenho plena confiança nos seus estudos clínicos e que a vacina que está a produzir é um bem para toda a humanidade", disse Duterte, que no passado não escondeu a sua admiração pelo líder russo, a quem chegou a considerar um "ídolo", lembra o ABC.

O presidente russo anunciou, esta terça-feira, que a Rússia criou a primeira vacina a nível mundial contra a Covid-19. O tratamento foi aprovado hoje pelo Ministério da Saúde russo após dois meses de testes com humanos. A vacina foi desenvolvida pelo instituto Gamaleya, em Moscovo, e o próximo passo será abrir caminho para produção em massa da vacina, bem como o término dos restantes ensaios clínicos relativos à segurança e eficácia do tratamento. 

OMS, contudo, recebeu com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a Covid-19, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos. "Acelerar o progresso não deve significar comprometer a segurança", disse o porta-voz da organização, Tarik Jasarevic, numa conferência de imprensa.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório