Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia aprova primeira vacina contra a Covid-19, anuncia Putin

A vacina foi testeada em humanos durante dois meses. Uma das filhas de Putin já terá sido submetida ao tratamento.

Rússia aprova primeira vacina contra a Covid-19, anuncia Putin
Notícias ao Minuto

10:03 - 11/08/20 por Noticias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou, esta terça-feira, que a Rússia criou a primeira vacina a nível mundial contra a Covid-19. "Esta manhã foi registada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus", declarou o chefe de Estado russo, segundo cita a Reuters, durante uma reunião com membros do governo russo. 

O tratamento foi aprovado hoje pelo Ministério da Saúde russo após dois meses de testes com humanos. A vacina foi desenvolvida pelo instituto Gamaleya, em Moscovo, e o próximo passo será abrir caminho para produção em massa da vacina, bem como o término dos restantes ensaios clínicos relativos à segurança e eficácia do tratamento. 

Contudo, Putin garantiu que a vacina mostrou ser eficiente durante os testes e que oferece imunidade duradoura contra o novo coronavírus. O Presidente revelou ainda que uma das suas filhas já tinha sido submetida ao tratamento e que se encontrava bem de saúde. 

As autoridades russas já tinham adiantado que profissionais de saúde, professores e outros cidadãos que pertençam a grupos de risco serão os primeiros a receber a vacina. 

No entanto, muitos cientistas no país e no estrangeiro questionaram a decisão de registar a vacina antes de os cientistas completarem a chamada Fase 3 do estudo. Esta fase, por norma, demora vários meses, envolve milhares de pessoas, e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e de facto funciona.

pandemia de SARS CoV-2 já provocou mais de 733 mil mortos e infetou mais de 20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório