Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2020
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 23º

Edição

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Os restantes 26 países europeus analisados deparam-se com um agravamento da pandemia. Portugal e a Suécia são os territórios em que o novo surto está a recuar mais rapidamente.

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Ao lado da Suécia, Croácia, Eslovénia e Letónia, está Portugal como um dos cinco países em toda a Europa com menos novos casos de Covid-19, de acordo com o relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) divulgado esta terça-feira (11 de agosto).

A análise comparou os números contabilizados pelos países em meados de julho e nos primeiros dias de agosto, calculando assim a incidência de novos casos nos 14 dias anteriores, e ajustando por 100 mil habitantes.

O relatório confrontou os dados de 31 países europeus - os 27 membros da União Europeia, o Reino Unido, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

Segundo as conclusões, Portugal e a Suécia são os dois países onde o surto da Covid-19 está a recuar de forma mais rápida, com descidas na ordem dos 30%, considerando a evolução do número de novos casos.

Os restantes países analisados viram todos a pandemia agravar-se nos seus territórios. Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Malta, República Checa e Roménia são as nações cujas infeções estão a subir 30% ou mais.

Contudo, a positiva evolução de Portugal não chega para colocar o país abaixo das 20 novas infeções por 100 mil habitantes, sendo que neste momento encontra-se nas 28,4  por 100 mil habitantes, aponta ainda o relatório. Este é um indicador de máxima relevância, sendo que, na altura em que Portugal não foi incluído no corredor aéreo britânico, este foi um dado decisivo para o Reino Unido. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório