Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: "Façam férias cá dentro". Mais 8 mortos por cá (e 560 curados)

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Façam férias cá dentro". Mais 8 mortos por cá (e 560 curados)

Portugal vai continuar dividido entre o estado de alerta, contingência e calamidade até ao final do mês, tendo o Governo aprovado ontem a manutenção das medidas mais restritivas em 19 freguesias dos cinco concelhos mais afetados pela pandemia da Covid-19, todos na Área Metropolitana de Lisboa.

Recorde-se que Portugal contabiliza, até ao momento, 47.426 casos de infeção confirmados e 1.676 mortes, em resultado da infeção provocada pela doença Covid-19. 

No mundo, segundo os últimos dados, a pandemia já matou pelo menos 578.746 pessoas e infetou mais 13,3 milhões desde dezembro, quando os surto espoletou na China.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Terminámos este registo. Pode continuar a acompanhar as principais notícias aqui.

15h18 Andorra decide impor máscara obrigatória após aumento de casos. O aumento de novos casos de Covid-19 levou hoje Andorra, sem registo de infetados desde junho, a impor a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais públicos para todas as pessoas com idade superior a dez anos.

15h00 - Maiorca encerra zona de festas após vídeo gerar polémica. As autoridades sanitárias ordenaram o encerramento da zona de bares de Punta Ballena, em Magaluf, destino preferencial para festas, depois de terem sido filmados ajuntamentos de turistas sem observar qualquer tipo de medida de higiene ou distância social.

14h42Uso de máscara obrigatório no País Basco a partir da meia-noite. A conselheira de Saúde do governo regional do País Basco anunciou hoje que o uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir da meia-noite na via pública e em espaços fechados de uso público, independentemente da distância social.

14h38 - Estados Unidos. O estado da Flórida tem 54 hospitais com unidades de cuidados intensivos (UCI) lotadas. Dez desses hospitais estão situadas no condado de Miami-Dade, o epicentro do vírus no estado. Ainda de acordo com as autoridades sanitárias regionais, outros 40 hospitais estão com 90% (ou mais) das camas das UCI ocupadas, diz a CNN.

Notícias ao MinutoPacientes esperam pela admissão no Hospital Jackson Memorial, em Miami© REUTERS/Marco Bello

14h25 Boris Johnson quer inquérito independente "no futuro" para tirar lições. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu hoje a realização de um inquérito independente à forma como o governo respondeu à pandemia Covid-19 no Reino Unido, um dos países onde o coronavírus provocou mais mortes. 

14h23 BE acusa fábrica em São João da Madeira de falso lay-off e pouca higiene. A coordenação distrital de Aveiro do BE acusou hoje a fábrica Alfa Calçados, em São João da Madeira, de recorrer indevidamente à suspensão dos horários laborais ('lay-off'), não fornecer máscaras aos trabalhadores e descurar limpezas de espaços comuns.

14h03 Mais 199 mortos nas últimas 24 horas no Irão. O Irão anunciou hoje 199 mortes ligadas ao novo coronavírus nas últimas 24 horas, o que faz aumentar para 13.410 o número total de mortos com Covid-19 no país, 140 dos quais eram profissionais de saúde.

13h59 Açores sem novos casos e com mais um doente recuperado. Os Açores voltaram a não registar novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, pelo quinto dia consecutivo, e há a registar a recuperação de um doente em São Miguel, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

13h52 - Rússia anuncia testes clínicos em humanos de potencial vacina. A Rússia anunciou hoje que está a fazer ensaios clínicos em humanos de uma potencial vacina para o novo coronavírus, que deverão estar concluídos no fim do mês.

13h32 - Já começou a conferência da DGS sobre a evolução da pandemia em Portugal. Hoje, além da diretora-geral Graça Freitas, está também presente a secretária de Estado Jamila Madeira. Acompanhe aqui:

13h16 - Já foram revelados os dados do boletim da Direção Geral de Saúde. Nas últimas 24 horas foram reportados em Portugal mais 375 novos casos e mais oito mortos. Há ainda informação de mais 560 recuperados.

13h11 - Em tempos de férias para muitos, o Governo deixou hoje uma aviso aos portugueses. "Estamos a pedir aos portugueses que façam férias cá dentro, estamos a sugerir que evitem viagens não essenciais ao estrangeiro e estamos a avisar que, se forem agora para destinos exóticos ou com ligações fracas a Portugal, não contem com uma operação de repatriamento com a dimensão e a rapidez com que foram organizadas em março e em abril", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

13h08 - O balanço mais recente da evolução da Covid-19 pelo mundo, feito  pela agência de notícias francesa AFP, revela que até às 11h00 de hoje (hora de Lisboa), já morreram pelo menos 578.746 pessoas e há mais de 13.346.550 casos infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan. Há também informação de que pelo menos 7.238.600 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no início de fevereiro, continuam a 'liderar' em termos de óbitos e casos, com 136.466 e 3.431.574, respetivamente. Aos EUA segue-se o Brasil com 74.133 mortes em 1.926.824 casos, Reino Unido com 44.968 mortes (291.373 casos), México com 36.327 mortes (311.486 casos) e Itália com 34.984 mortos (243.344 casos).

13h06 - Reguengos regista mais uma morte após cinco dias sem óbitos. A vítima mortal é uma mulher, de 82 anos, informa a autarquia, no balanço divulgado nas suas plataformas digitais, esta manhã.

12h59 - Governo sem esperança. O Reino Unido deverá manter, no final do mês, Portugal fora dos corredores aéreos se usar o mesmo critério e admitiu novos apoios ao turismo e restauração face a essas restrições. "Dia 27 de julho vai ser reavaliado. Se se mantiver o mesmo critério, não tenho esperança de que a situação seja revertida", afirmou a secretária de Estado do Turismo na comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, onde foi ouvida a pedido do PSD sobre a "estratégia de relançamento do setor do turismo".

12h42 - IPO lamenta espera para análises mas garante que doentes com marcações para o Hospital de Dia de Quimioterapia e Serviço de Atendimento Não Programado não aguardam no exterior. A explicação surge depois de terem sido divulgadas nas redes sociais imagens de dezenas de doentes que aguardavam na segunda-feira numa fila, no exterior do edifício, ao calor.

Apesar de às segundas-feiras ser superior o número de doentes que fazem análises ao sangue, pois há tratamentos que exigem os resultados no próprio dia ou 24 horas antes, não é habitual o acumular de pessoas como aconteceu naquele dia, assegura o IPO.

Notícias ao MinutoEsta foi uma das imagens divulgada nas redes sociais e que gerou indignação© Facebook

12h30Caso na Figueira da Foz encerra creche e põe 39 pessoas em isolamento. O caso positivo de um menino, aluno de um jardim-de-infância na Figueira da Foz, levou ao encerramento da creche que este frequenta e colocou 39 pessoas em isolamento, 28 das quais crianças, disse hoje a diretora da instituição.

12h15 "Há uma coisa que sabemos: Não podemos voltar a repetir o confinamento". António Costa considerou hoje que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da covid-19 e avisou que o tempo é "curtíssimo" para a sociedade se preparar para o próximo inverno.

"Há uma coisa que sabemos: Não podemos voltar a repetir o confinamento que tivemos de impor durante o período do estado de emergência e nas semanas seguintes, porque a sociedade, as famílias e as pessoas não suportarão passar de novo pelo mesmo", declarou o primeiro-ministro.

12h05 - Brasil. Jair Bolsonaro em passeios higiénico pelo exterior do Palácio da Alvorada, em Brasília, depois de ser confirmado como caso positivo de Covid-19. O presidente brasileiro estava a ser fotografado a alimentar emas, quando foi mordido por uma das aves.

Notícias ao Minuto[Legenda]© REUTERS/Ueslei Marcelino

11h58 - Lérida com mais de 50 focos de coronavírus. As autoridades sanitárias regionais espanholas indicaram hoje que "entre surtos e grupos de casos" há cerca de 50 focos de coronavírus na província de Lérida, sublinhando que a velocidade de contágio comunitário é muito elevada, noticia o El Mundo

11h42 Companhias aéreas pedem ajuda "de joelhos" aos passageiros. As companhias aéreas "estão a pedir de joelhos" a ajuda dos passageiros, aceitando crédito, em vez de solicitar o reembolso pelos voos cancelados devido à crise sanitária, disse hojediretor geral da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

11h35 - Restrições aéreas do Reino Unido "sem fundamento científico". O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, considerou hoje que a decisão do Reino Unido de deixar Portugal fora da lista de destinos seguros para viajar não tem fundamento científico, mesmo com o critério que o país escolheu seguir.

11h17 App de rastreio pode chegar a Portugal ainda em julho. As apps de rastreio (‘contact tracing’) têm sido consideradas uma das formas mais eficazes para combater a disseminação da Covid-19, permitindo saber se nos cruzámos com alguém infetado com a doença. Até aqui disponível apenas noutros países, sabe-se agora que Portugal terá direito à sua própria app: a StayAway.

11h05 - Turismo 'parado' em maio, revela o INE. O setor do alojamento turístico registou 149,8 mil hóspedes e 307,0 mil dormidas em maio de 2020, correspondendo a variações de -94,2% e -95,3%, respetivamente (-97,7% e -97,4% em abril, pela mesma ordem). As dormidas de residentes recuaram 85,9% (-93,5% em abril) e as de não residentes decresceram 98,4% (-98,9% no mês anterior).

10h30 Apple envia testes aos colaboradores. A pandemia de Covid-19 fez com que grande parte das empresas tecnológicas adotasse o trabalho remoto e, sendo uma das mais reputadas em todo o mundo, a Apple não fugiu à tendência. Porém, a tecnológica de Cupertino quer garantir que os seus colaboradores continuam seguros.

10h20 Covid-19 deixa capital do Japão em alerta máximo. A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados, alertou hoje a sua governadora, Yurico Koike.

10h05 Pessoas que se recusam a usar máscara têm menor capacidade cognitiva. Optar por seguir normas de distanciamento social pode depender da quantidade de informação que a memória de cada indivíduo consegue reter, diz estudo.

9h57 - Polícia chilena treina cães para detetar infetados com Covid-19. Quatro cães da polícia chilena começaram a ser treinados para serem agentes de 'biodeteção' e assim conseguirem identificar potenciais casos de infeção pelo novo coronavírus através do odor do suor.

9h42 - Rússia com mais de 6 mil novos casos de infeção. A Rússia contabilizou, esta quarta-feira, mais 6.422 novos casos de infeção confirmados, de acordo com a AP, elevando o número acumulado para 746.369, o quarto maior número de pessoas infetadas no mundo.As autoridades russas indicam, ainda, que morreram nas últimas 24 horas mais 156 pessoas, fixando-se o balanço de mortes em 11.770.

9h15 - O artista britânico Banksy filmou-se a fazer uma pintura numa carruagem do metro de Londres, relacionada com a pandemia do novo coronavírus. A obra foi, entretanto, apagada.

9h09 - Testes serológicos? "É difícil retirar conclusões fiáveis", alerta DECO. A associação de defesa do consumidor sublinhou que a probabilidade deste tipo de testes "darem resultados errados, falsos negativos e falsos positivos" ainda não está bem determinada. Segundo uma avaliação publicada na terça-feira pela maior associação de defesa do consumidor em Portugal, estes testes "ainda não estão validados" e, portanto, os seus resultados que apresentam "não permitem passar 'certificados de imunidade'”.

8h58 Alemanha regista mais 3 mortes e 351 novos casos de infeção por Covid-19. O número acumulado de casos de infeção confirmados é agora de 199.726. A agência governamental revela ainda que o número de mortes passou para 9.071.

8h30O que faz de Portugal "melhor destino do mundo não será infetado". Os "melhores e maiores ativos" de Portugal, aquilo que distingue o país "enquanto melhor destino turístico do mundo, por três anos consecutivos, não será infetado pela Covid-19", acredita a secretária de Estado do Turismo.

8h16China regista seis novos casos oriundos do exterior. A China registou nas últimas 24 horas seis novos casos da Covid-19, todos importados do exterior. É o nono dia consecutivo sem registo de novos casos de contágio local no país asiático, onde a doença foi detetada pela primeira vez, em dezembro passado.

8h14 Provedor dos viajantes tem recebido "milhares de queixas". O Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo, Vera Jardim, disse à Lusa que tem recebido "milhares de queixas" relacionadas com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, declarada em março em Portugal.

8h13Venezuela com mais de 10 mil casos confirmados. A Venezuela totalizava na terça-feira 10.010 casos de infeção pelo novo coronavírus, dia em que segundo o Presidente do país, Nicolás Maduro, 303 cidadãos deram positivo nos testes de Covid-19.

8h13 - México regista 836 mortos e 7.051 novos casos nas últimas 24 horas. O México registou 836 mortos e 7.051 novos casos de covid-19, nas últimas 24 horas, totalizando 36.327 óbitos e 311.486 infeções desde o início da epidemia, indicou o Ministério da Saúde mexicano.

8h12 EUA com 850 mortos e mais de 63 mil infeções nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 850 mortes causadas pela covid-19 e 63.262 novas infeções nas últimas 24 horas, indicou a Universidade Johns Hopkins.

8h11 Índia com 936 mil casos e mais de 24 mil mortos desde início da pandemia. A Índia registou 28.498 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infeções desde o início da pandemia para 936.181, que causaram mais de 24 mil mortes, foi hoje anunciado.

7h55Multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste Covid-19 negativo. O Governo clarificou as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19, e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras.

7h45 - Iniciámos um novo registo. Pode clicar aqui para verificar as incidências de terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório