Meteorologia

  • 06 AGOSTO 2020
Tempo
30º
MIN 19º MÁX 35º

Edição

Covid-19. App de rastreio pode chegar a Portugal ainda em julho

A aplicação está disponível para Android e iOS.

Covid-19. App de rastreio pode chegar a Portugal ainda em julho

As apps de rastreio (‘contact tracing’) têm sido consideradas uma das formas mais eficazes para combater a disseminação da Covid-19, permitindo saber se nos cruzámos com alguém infetado com a doença. Até aqui disponível apenas noutros países, sabe-se agora que Portugal terá direito à sua própria app: a StayAway.

A StayAway foi desenvolvida em conjunto pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e com a participação da Keyruptive e Ubirider. A app também foi desenvolvida sob o olhar atento do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), certificando-se que StayAway corresponderá às expetativas de segurança e respeitará a privacidade dos utilizadores.

StayAway estará disponível para Android e iOS e encontra-se atualmente em fase de testes e de aprovação pela Google e Apple. O desenvolvimento começou em abril e a disponibilização pública está prevista ainda para o mês de julho.

Convém realçar que a StayAway foi desenvolvida para ser o menos intrusiva possível e que será usada de forma voluntária pelos portugueses, pelo que ninguém será obrigado a instalar a app no respetivo smartphone. A ideia no entanto é que quantas mais pessoas a tiverem instalada, mais eficaz ela será no combate à disseminação da Covid-19.

[Notícia atualizada às 11:23]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório