Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Governo aprovou manutenção das medidas. 1.300 mortes no Brasil

A pandemia de coronavírus já infetou mais de 13 milhões de pessoas no mundo. Mais de 575 mil morreram e cerca de 7,7 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Governo aprovou manutenção das medidas. 1.300 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:47 - 14/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Governo reúne-se hoje em Conselho de Ministros extraordinário e no final desse encontro para analisar as medidas de desconfinamento, sendo que esta segunda-feira a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que o Governo vai manter as mesmas regras para os próximos 15 dias

O presidente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Roque da Cunha, disse que os médicos estão esgotados e a maioria já ultrapassou as 150 horas extraordinárias. Sobre o pagamento extra para recuperar a atividade suspensa por causa da pandemia, Roque da Cunha afirmou que o Governo está a "atirar areia para os olhos dos portugueses". 

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado pela pandemia no mundo. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, o Peru e o Chile. 

Esta terça-feira o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que a partir do dia 1 de agosto o uso de máscara vai tornar-se obrigatório em todos os lugares públicos fechados.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h09 - Este registo chega agora ao fim, mas será retomado um novo na manhã de quarta-feira. Mantenha-se em segurança e se tiver sintomas associados ao novo coronavírus contacte as autoridades de saúde.

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

00h07 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h59 - Anthony Fauci, o principal especialista de doenças infecciosas nos Estados Unidos, salientou esta terça-feira que a pandemia de Covid-19 tem o potencial para ser tão grave como a pandemia de 1918, também conhecida como a pandemia da gripe espanhola, segundo a CNNFauci sublinhou que a pandemia de Covid-19 tem "proporções históricas".

"Penso que não podemos negar esse facto. Se olharmos para a magnitude da pandemia de 1918, na qual entre 50 a 75 ou 100 milhões de pessoas morreram no mundo, essa foi a mãe de todas as pandemias e verdadeiramente histórica. Eu espero que nem sequer nos aproximemos disso agora, mas tem as características para isso, a possibilidade de... se aproximar em termos de gravidade", constatou o especialista. 

23h47 - A administração Trump recuou na decisão de negar vistos a estudantes provenientes de outros países e cujas aulas permaneceriam virtuais no início do ano académico, por causa da pandemia, anunciou hoje um juiz federal.

23h28 - O Governo aprovou hoje a manutenção, até ao final do mês, da situação de alerta na generalidade do continente, de contingência na Área Metropolitana de Lisboa e de calamidade em 19 freguesias da AML, no âmbito da pandemia da Covid-19.

A intenção do executivo já tinha sido anunciada na segunda-feira pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na sequência de uma reunião com os presidentes dos municípios de Lisboa, Sintra, Loures, Amadora e Odivelas (todos no distrito de Lisboa), nos quais se localizam as 19 freguesias mais afetadas.

23h21 - O Ministério da Saúde brasileiro revelou que nas últimas 24 horas foram identificados 41.857 casos de contágio e mais 1.300 mortes. No total, o Brasil perfaz agora um total de 1.926.824 infetados. O número acumulado de mortes é de 74.133. 

O número de pessoas recuperadas é de 1.209.208

22h56 - A manutenção do 'lay-off' simplificado com requalificação dos trabalhadores e a prorrogação das moratórias bancárias e fiscais são algumas das propostas do Algarve para o Plano Especial de Recuperação da região, revelou hoje a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. 

22h52 - A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou hoje que o grande objetivo da nova medida extraordinária de incentivo à retoma é apoiar as empresas no regresso à atividade e os trabalhadores a recuperar os seus rendimentos nos próximos meses.

21h36 - A Turquia registou hoje menos de mil casos diários pela primeira vez desde o dia 11 de junho, informou o ministro da Saúde Fahrettin Koca. O número acumulado de casos de infeção na Turquia é agora de 214.993 e o total de óbitos ascendeu aos 5.402. 

21h21 - A pandemia de coronavírus matou pelo menos 574.278 pessoas e infetou quase 13,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP

21h08 - O jogador da NBA Harrison Barnes revelou que testou positivo para a Covid-19. Barnes, que joga nos Sacramento Kings, referiu através de uma publicação no Twitter que testou positivo na semana passada, antes da equipa viajar para Orlando e isolar-se no campus no resort Disney World, onde estão as equipas da NBA que vão disputar a retoma da competição no final deste mês. 

Barnes destacou que tem estado "principalmente assintomático" e que se sente bem. Acrescentou que está em quarentena e mostrou-se esperançoso de recuperar e ter 'luz verde' para se juntar aos restantes companheiros em Orlando. 

20h59 - Angola registou mais 16 casos de Covid-19 no país, aumentando para 541 o número de infeções pelo novo coronavírus, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano. O país contabiliza ainda 26 óbitos e 118 recuperados. 

20h57 -  O Real Madrid, líder da liga espanhola de futebol, e a uma vitória de garantir o título, pediu hoje aos adeptos que não saiam à rua para celebrar essa possível conquista nos habituais espaços, como a Praça Cibeles.

20h54 - A reação à crise económica gerada pela pandemia de Covid-19 mostra que os "Estados aprenderam com o passado", disse hoje a presidente do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Cristina Casalinho

"A atuação das autoridades na Europa foi avassaladora nesta crise e isso faz com que seja gerida de forma completamente diferente", adiantou a responsável. 

20h20 - O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse hoje no parlamento estar "bastante pessimista" quanto às hipóteses de ser alcançado um acordo sobre o plano de recuperação da União Europeia (UE), apesar de estar mais aberto à concessão de subsídios.

19h56 - O artista Banksy voltou a fazer uma obra inspirada na pandemia de coronavírus. Desta feita Banksy pintou ratos mascarados num dos comboios do metro de Londres, no Reino Unido. A obra pretende incentivar as pessoas a usarem máscara. 

View this post on Instagram

. . If you don’t mask - you don’t get.

A post shared by Banksy (@banksy) on Jul 14, 2020 at 6:30am PDT

19h35 - O Chile registou o menor número de casos diários em dois meses, revela a AFP. No espaço de 24 horas 1.836 pessoas testaram positivo para a Covid-19. "A melhoria continua, e a confirmação disso vem dos próprios números: os novos casos baixaram 15% nos últimos sete dias e 37% nos últimos 14 dias", frisou o ministro da Saúde chileno, Enrique París

O Chile figura entre os dez países com maior número de casos de Covid-19. Soma 319.493 contágios desde o início da pandemia. O número de vítimas mortais é superior às 11 mil. 

19h20 - A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu hoje que persistem "divergências sérias" entre os estados membros da União Europeia (UE) em relação ao fundo de recuperação económica após a pandemia de Covid-19. 

19h18 - A Madeira não registou casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 99 infeções confirmadas, já com 93 doentes recuperados e seis ativos, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE). 

19h06 - O estado da Flórida registou um recorde de mortes nas últimas 24 horas. Morreram 132 pessoas, o que aumentou o total de óbitos para 4.409, avança o The Guardian. 

18h47 - Os hospitais devem criar planos de ação para blocos operatórios, com avaliação de risco dos doentes com Covid-19, dos processos e das estruturas existentes para garantir o bloqueio da transmissão da doença e a proteção dos profissionais. Esta orientação faz parte da norma 'Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2: Blocos Operatórios e Procedimentos Cirúrgicos' publicada hoje pela Direção-Geral da Saúde.

18h19 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou que nas últimas 24 horas foram detetados 398 novos casos e mais 138 óbitos. O Reino Unido totaliza 291.373 contágios e 44.968 vítimas mortais desde o início da pandemia de coronavírus

17h52 - Uma equipa de médicos francesa anunciou o primeiro caso de um bebé infetado com o coronavírus durante a gravidez, de acordo com o The Guardian. O menino desenvolveu uma inflamação no cérebro dias depois do nascimento, mas teve uma boa recuperação. 

17h47 - Moçambique registou nas últimas 24 horas mais 49 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 1.268, mantendo os nove óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h45 - Cabo Verde registou mais 61 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e atualizou o total acumulado desde 19 de março para 1.780, informou hoje o Ministério da Saúde. Até agora foram registados 19 óbitos e 780 pessoas consideradas curadas da Covid-19. 

17h43 - São Tomé e Príncipe registou mais quatro casos positivos de Covid-19 em 13 testes laboratoriais realizados nas últimas 24 horas, elevando para 736 o número de infeções acumuladas no país, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde. O número de óbitos mantém-se em 14. 

17h41 - Há 11 concelhos em Portugal com mais de mil casos de Covid-19. Confira quais e saiba quantos contágios foram registados no seu concelho

17h36 - O governo austríaco anunciou hoje a proibição, a partir desta quinta-feira e pelo menos até final de julho, de desembarques em Viena de voos provenientes dos Balcãs e Egito para evitar a importação de casos de Covid-19. 

17h34 - O Museu de Lisboa vai reunir em exposição, a partir do dia 23 de julho, quatro olhares de fotojornalistas sobre a capital durante a quarentena devido à pandemia, com profundas mudanças no quotidiano e como palco de silêncio. 

17h21 - A Bélgica não registou qualquer morte nas últimas 24 horas, o que acontece pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19 em março, segundo a BBC. O país mantém um total de 9.787 vítimas mortais. É a 12ª nação no mundo com maior número de óbitos provocados pela Covid-19. A Bélgica soma 62.781 casos positivos.

16h48 - A proteção civil italiana anunciou esta terça-feira que desde ontem mais 114 pessoas testaram positivo para a Covid-19 e morreram mais 17. No total, Itália contabiliza 243.344 pessoas infetadas e 34.984 óbitos. O país regista mais de 195 mil pessoas recuperadas

16h23 - O Ministério da Saúde espanhol revelou esta terça-feira que no espaço de 24 horas foram detetados 263 novos casos de contágio e morreram mais três pessoas. Espanha perfaz assim um total de 256.619 casos positivos e um número acumulado de 28.409 óbitos

16h07 - Cerca de 20% das empresas cabo-verdianas suspenderam a sua atividade no primeiro trimestre devido à pandemia de Covid-19, que afetou sobretudo o setor do Turismo, em que 83% encerraram temporariamente, segundo um estudo hoje divulgado.

15h42 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que dá conta de 233 novos casos e mais seis mortes nas últimas 24 horas. Neste período de tempo mais 485 pessoas recuperaram da Covid-19. Portugal totaliza nesta altura 47.051 casos de infeção e 1.668 vítimas mortais. O número de recuperações subiu para 31.550

Recomendados para si

;
Campo obrigatório