Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Testes serológicos? "É difícil retirar conclusões fiáveis", alerta DECO

A associação de defesa do consumidor sublinhou que a probabilidade deste tipo de testes "darem resultados errados, falsos negativos e falsos positivos" ainda não está bem determinada.

Testes serológicos? "É difícil retirar conclusões fiáveis", alerta DECO
Notícias ao Minuto

08:50 - 15/07/20 por Noticias ao Minuto

País Covid-19

A DECO Proteste deixou, esta terça-feira, um alerta sobre a eficácia e fiabilidade dos testes serológicos, que têm como objetivo detetar anticorpos associados à Covid-19 no sangue. 

Segundo uma avaliação publicada esta terça-feira pela maior associação de defesa do consumidor em Portugal, estes testes "ainda não estão validados" e, portanto, os seus resultados que apresentam "não permitem passar 'certificados de imunidade'”.

Apontando que o seu "desempenho clínico é limitado", a DECO sublinhou que a probabilidade deste tipo de testes "darem resultados errados, falsos negativos e falsos positivos" ainda não está bem determinada, "pelo que será difícil retirar conclusões fiáveis" 

"De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, a informação acerca do seu desempenho clínico é ainda limitada e a validação adicional da precisão do diagnóstico (fiabilidade e sensibilidade dos testes) é uma prioridade", recordou a associação, acrescentando que a Comissão Europeia também já recomendou uma avaliação do desempenho clínico destes testes, cujos resultados deverão ser brevemente divulgados. 

A DECO desaconselha ainda o uso destes testes como uma forma de "diagnóstico de novos casos" e lembra que "não há ainda evidência científica robusta" que prove que presença de anticorpos confiram imunidade "em caso de reinfeção por este vírus". 

"A marca CE, símbolo de conformidade com a legislação europeia, que muitos testes ostentam, não garante a qualidade e a fiabilidade dos mesmos. A informação sobre o seu desempenho clínico também é limitada, sendo necessário verificar, durante a utilização de rotina, se os resultados são exatos. O Infarmed também já alertou no passado para a venda, na Europa, de testes falsificados que ostentam a marca CE", alertou, por fim, a associação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório