Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 22º

Polícia chilena treina cães para detetar infetados com Covid-19

Os animais vão conseguir identificar as pessoas infetadas através do odor do seu suor.

Polícia chilena treina cães para detetar infetados com Covid-19
Notícias ao Minuto

09:14 - 15/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Quatro cães da polícia chilena começaram a ser treinados para serem agentes de 'biodeteção' e assim conseguirem identificar potenciais casos de infeção pelo novo coronavírus através do odor do suor.

Os chamados cães pisteiros estão normalmente dedicados a detetar drogas, bombas, pessoas desaparecidas e estes quatro - três labradores e um golden retriever - foram selecionados para detetarem pessoas com Covid-19.

Isso foi possível através de uma parceria entre a polícia chilena e a Universidade Católica do Chile, após experiências já desenvolvidas em França. 

"O vírus não tem odor, mas a infeção gera alterações metabólicas no indivíduo e nos seus diferentes órgãos. E nessa resposta do organismo que se geram compostos que são libertados pelo organismo associados com sulfatos e que são no fundo o que é detetado pelo cão", explicou o professor de epidemiologia veterinária da Universidade Católica, Fernando Mardones, à AFP.

Os cães têm 330 milhões de recetores no seu olfato e uma capacidade olfativa 50 vezes superior à do ser humano. Conseguem ainda cheirar 250 pessoas por hora. Nas provas feitas pela equipa na Europa e no Dubai foi comprovada 95% de eficácia, referiu Julio Santelices, o diretor da Escola de Especialidades dos Carabineros. "O importante neste estudo científico é que permite aos cães converterem-se em biodetetores e encontrar de forma antecipada este tipo de doença", acrescentou ainda.

A pandemia de coronavírus matou pelo menos 574.278 pessoas e infetou quase 13,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo o mais recente balanço da agência AFP, baseado em dados oficiais.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório