Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Hong Kong: Ativista Nathan Law elegeu Londres como novo lar

Um dos ativistas mais proeminentes do movimento pela democracia em Hong Kong, Nathan Law anunciou hoje estar em Londres, cinco dias depois de ter fugido após a entrada em vigor de uma lei de segurança nacional imposta por Pequim.

Hong Kong: Ativista Nathan Law elegeu Londres como novo lar
Notícias ao Minuto

18:27 - 13/07/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"Meu destino: Londres. Até agora mantive um perfil discreto sobre as minhas viagens para limitar os riscos. Neste país para mim estranho, comecei a fazer planos para a vida que me espera. Há ainda muitas incertezas", escreveu Law na página pessoal no Facebook, por ocasião do seu 27.º aniversário.

Nathan Law é um dos jovens líderes do movimento político que milita pela democracia em Hong Kong, o Demosisto, que anunciou a sua dissolução na passada terça-feira, logo após a adoção pelo Parlamento chinês da controversa legislação de segurança nacional.

Este partido foi fundado por estudantes, no final da 'Revolução dos Guarda-Chuvas' em 2014, contra o crescente domínio de Pequim na ex-colónia britânica.

Apesar de não ter militado pela independência do território, Law e outros membros proeminentes do partido, como o ex-líder estudantil Joshua Wong, foram descritos muitas vezes pelas autoridades chinesas como separatistas conspirando com o estrangeiro contra Pequim.

A China promulgou uma lei draconiana sobre a segurança nacional, a 30 de junho, imposta a Hong Kong para reprimir o que considera a subversão, a secessão, o terrorismo e o conluio com forças estrangeiras, em resposta ao movimento de protesto do ano passado neste território semiautónomo do poder central.

Essa lei representa a mudança mais radical para Hong Kong desde a passagem da administração da ex-colónia do Reino Unido para a China, em 1997. Os militantes e ativistas pró-democracia temem uma erosão sem precedentes nas liberdades e autonomia concedida à antiga colónia britânica.

Na quarta-feira, menos de 24 horas após a entrada em vigor da lei, a polícia fez as primeiras detenções em virtude desse texto, e na quinta-feira, Nathan Law anunciou que tinha fugido de Hong Kong, sem especificar o destino.

Acreditando que a nova lei constituía uma "violação manifesta" de autonomia da ex-colónia britânica, o Reino Unido anunciou, na semana passada, a intenção de estender os direitos de imigração aos habitantes de Hong Kong.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório