Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 733 mortes no Brasil. Mais de 13 milhões de casos no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 733 mortes no Brasil. Mais de 13 milhões de casos no mundo
Notícias ao Minuto

15:35 - 13/07/20 por Silvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal registou esta segunda-feira mais dois óbitos e 306 casos confirmados de Covid-19, passando a contabilizar um total de 1.662 vítimas mortais e 46.818 infetados, desde o início da pandemia. Mas também o número de recuperados continua a subir, sendo o total de 31.065, mais 158 nas últimas 24 horas.

Durante a conferência de imprensa de hoje, o secretário de Estado e da Saúde anunciou que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) "encontram-se a fazer uma intervenção profunda sobre os sistemas de recolha e tratamentos de dados epidemiológicos”. Esta medida visa diminuir a "possibilidade de ocorrência de erros", explicou, reforçando um alerta. "Este vírus não tira férias" e a sua propagação "não anda ao sabor das estações do ano".

António Costa está hoje reunido com o homólogo holandês, Mark Rutte, em Haia, no quadro dos encontros bilaterais que tem mantido com outros líderes europeus antes do Conselho Europeu da próxima sexta-feira.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h00 - Este registo chega agora ao fim, mas será retomado um novo na manhã de terça-feira. Mantenha-se em segurança e se tiver sintomas associados ao novo coronavírus contacte as autoridades de saúde.

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h37 - O número de mortes por sida, tuberculose e malária vai aumentar nos próximos cinco anos, no caso da malária em mais de um terço, devido à interrupção de tratamentos provocada pela Covid-19, prevê um estudo hoje divulgado.

23h28 - "Dizer se o Algarve é seguro ou não, neste momento, é fazer futurologia". O virologista Pedro Simas não se quis comprometer quanto à segurança do Algarve, numa altura em que milhares de portugueses (e não só) se deslocam para a região para as tão desejadas férias de verão.

"Dizer se o Algarve é seguro ou não, neste momento, seria fazer um bocadinho de futurologia. Penso que o número de novas infeções está mais ou menos estável e isso são boas notícias porque não se está a traduzir num aumento e numa subcarga do SNS e de infeção dos grupos de risco", afirmou.

23h26 - Novo voo de repatriamento. Portugal está a organizar, para 31 de julho, um novo voo para repatriar portugueses e outros cidadãos europeus que ficaram na Venezuela, após o encerramento, a 15 de março, do espaço aéreo venezuelano, devido à pandemia de Covid-19.

23h10 - Atualização no Brasil. O país reportou, esta segunda-feira, mais 733 óbitos e 20.286 novos casos. No total, o país contabiliza 1,8 milhões de casos confirmados e 72.833 vítimas mortais.

O Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de infeção e mortes pelo novo coronavírus, estando em primeiro lugar os Estados Unidos.

22h49 - Califórnia volta atrás e repõe medidas de restrição. Esta segunda-feira, o Governador Gavin Newsom ordenou o encerramento de restaurantes, bares, teatros, zoos e museus, devido ao aumento de casos na região.

22h45 - Atualização Mundial. A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus infetou mais de 13 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o último balanço feito pela France-Presse (AFP), às 20h00 GMT, junto de fontes oficiais.

22h30 - A ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Karen Longaric, testou positivo ao novo coronavírus. Este é o quinto caso entre os ministros da presidente Jeanine Áñez, que também está infetada pela doença. "Encontro-me bem e estou assintomática", referiu Longaric, através da rede social Twitter.

22h22 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje "uma discriminação positiva" para o setor do turismo, considerando que o Algarve é uma das regiões onde essa discriminação é muito importante.

22h14 -  António Costa sublinhou hoje a importância da "responsabilidade individual", apontando que "ninguém pode ignorar que cada vez que há uma distração, isso tem um preço, e um preço muito elevado", como foi o caso de Odiáxere, onde se realizou uma festa que esteve na origem de um grande surto.

"Que não seja repetida e que as pessoas tenham aprendido a lição, porque todo o Algarve e todo o país estão a pagar um preço muito elevado por aquela festinha. Portanto, brincadeiras destas não podem continuar. Acho que as pessoas todas também já perceberam e espero que tenham outro tipo de comportamento", concluiu.

21h52 - Europa começa "finalmente" a perceber situação do país. O primeiro-ministro, António Costa, afirmou-se hoje convicto de que os países da União Europeia começam "finalmente" a perceber que o grande aumento do número de casos em Portugal é muito localizado, assumindo que também tem sensibilizado os seus homólogos europeus.

21h35 - "Tenho que apelar ao civismo e ao espírito de solidariedade". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, apelou hoje ao civismo dos adeptos, pedindo que sejam evitadas celebrações e concentrações quando apuradas as equipas vencedoras das competições de futebol nacional.

21h27 - Costa "demitiu-se" das responsabilidades. A Associação Sócio-Profissional da Polícia Marítima (ASPPM) considerou hoje que o primeiro-ministro, António Costa, "demitiu-se das suas responsabilidades" ao "endossar às capitanias e às autarquias a resolução do problema" de concentração de pessoas nas praias, na sequência da pandemia.

21h21 - Indígenas infetados. A comunidade da etnia 'nahua', que vive numa das cinco reservas de indígenas na Amazónia, no Peru, registou os primeiros casos de infeção por Covid-19, apesar das precauções tomadas nas últimas semanas para evitar contágios naqueles povos isolados.

21h05 - Atualização na Madeira. A Madeira registou mais um caso de infeção por Covid-19, elevando o total para 99, dos quais 93 estão recuperados e seis permanecem ativos, anunciou hoje o Instituto da Administração da Saúde.

21h02 - Atualização Mundial. A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 569.879 pessoas e infetou quase 13 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

19h58 - Diretora de lar de Melgaço sob investigação. Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje estar a investigar a atuação da diretora do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, que na Páscoa deu a cruz a beijar a idosos residentes no lar da instituição.

19h54 - Atualização em França. De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pela Direção-Geral da Saúde, o país registou mais 25 mortes desde sexta-feira (uma vez que no fim de semana não foram feitas atualizações), elevando o número total de vítimas mortais para 30.029. Foram também reportados 288 casos nas últimas 24 horas.

19h44 - Recuperação económica. À saída do encontro com o homólogo holandês, Mark Rutte, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu estar "mais confiante", mas "sem confiança num acordo", visto que, "ainda há vários pontos de divergência.  

"A chave estará na forma como são aprovados os programas. Ninguém aceita troikas, mas há formas de compromisso que são possíveis", sublinhou Costa.

19h23 - "Treinar profissionais de saúde pública é essencial ". O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, disse hoje que é essencial treinar os profissionais de saúde - incluindo cientistas como ele -  para futuras situações de pandemia.

"Há décadas que digo isto, precisamos de ter um plano sólido para combater pandemias e operacionais capacitados, porque não é algo que vá desaparecer", disse, durante um Webinar, em Stanford.

19h19 - O coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal, José Luís Bucho, manifestou-se hoje preocupado com os excessos cometidos pela população jovem no concelho, que acusa de desrespeitar as regras e propagar a doença Covid-19. "As pessoas têm de começar a comportar-se melhor", apelou.

19h04 - Atualização em São Tomé e Príncipe. O país registou mais seis casos positivos de Covid-19 em 54 testes laboratoriais realizados nas últimas 72 horas, elevando para 732 infetados acumulados no país, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde.

18h56 - Atualização em Cabo Verde. O país contabilizou hoje mais 24 infetados pelo novo coronavírus, entre 355 amostras analisadas nas últimas 24 horas, elevando o acumulado desde 19 de março a 1.722 casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

18h53 - Estrela de BollywoodAmitabh Bachchan, testa positivo para a Covid-19.

18h42 - Atualização em Nova Iorque. A cidade norte-americana registou 10 mortes nas últimas 24 horas, divulgou hoje o governador Andrew Cuomo. Os dados mais recentes mostram ainda que de um total de 51.687 testes, realizados este domingo, 557 deram resultado positivo.

18h39 - O Governo criticou hoje a "falta de coerência" de alguns países da União Europeia (UE) nas restrições à entrada de cidadãos vindos de Portugal, devido à Covid-19, afirmando esperar que a livre circulação seja reposta "nas próximas semanas".

18h34 - Jogador da NBA testa positivo ao novo coronavírus. Russell Westbrook, estrela dos Houston Rockets e uma das principais figuras do campeonato norte-americano de basquetebol, recorreu, esta segunda-feira, às redes sociais para anunciar ao mundo que contraiu uma infeção pelo novo coronavírus.

18h28 - SNS já está a ser reforçado. O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que já está em curso a preparação do plano para o inverno, com o reforço de recursos humanos, da capacidade instalada dos hospitais, da vacinação e da rede de testagem.

18h05 - Desta forma, Portugal vai continuar a três velocidades nos próximos 15 dias, com a generalidade do país em estado de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em estado de contingência e as 19 freguesias em estado de calamidade.

17h53 - Após a reunião com os cinco autarcas da Área Metropolitana de Lisboa - Loures, Sintra, Amadora, Lisboa e Odivelas - , a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, indicou que se pode concluir "que em todos os concelhos, nos últimos sete dias, se pode verificar uma tendência decrescente dos novos casos". Contudo, aponta, esta tendência importa consolidar e "não estamos em condições de ficar completamente descansados".

"O governo vai manter as regras para os próximos 15 dias", divulgou a ministra, assegurando que, apesar do "balanço positivo destes 15 dias, não estamos ainda em condições de atenuar as medidas".

17h48 - Reabrir escolas? A Organização Mundial de Saúde recomendou hoje que só se reabram as escolas quando a transmissão comunitária do novo coronavírus esteja controlada, admitindo que falta saber muito sobre o papel das crianças na pandemia.

17h31 - Depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter exigido hoje que a Bélgica retirasse o Alentejo e o Algarve da lista de áreas consideradas arriscadas, sujeitando viajantes destas regiões a "maior vigilância", o país belga voltou a incluir estas duas regiões portuguesas na lista de países "com luz verde".

Notícias ao MinutoConfira a atual lista belga© Diplomatie.belgium

17h26 - Atualização em Espanha. Depois de um fim de semana sem atualização de dados, o país reportou mais três mortes e 164 novos casos. O número diário de casos é menos de metade do que o reportado na sexta-feira (333). 

17h09 - Mais produtos frescos. Os portugueses pretendem consumir mais produtos frescos, de mercearia e de higiene e beleza após a pandemia de Covid-19, segundo um estudo da Católica hoje divulgado.

17h08 - Atualização em Moçambique. Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 62 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 1.219 infeções pelo novo coronavírus e mantendo-se com nove óbitos, disse hoje a diretora de Saúde Pública.

17h07 - Imunidade. A imunidade adquirida por anticorpos após a cura da Covid-19 pode desaparecer em alguns meses, o que poderá complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz a longo prazo, sugere um estudo britânico divulgado hoje.

17h02 - Atualização em Itália. O país registou, nas últimas 24 horas, 13 mortes e 169 novos casos. O país contabiliza um total de 34.967 vítimas mortais e 243.230 casos confirmados.

17h00 - Atualização no Reino Unido. O país registou mais 11 mortes e 530 novos casos nas últimas 24 horas. No total, o novo coronavírus já fez 290.133 infetados e 44.830 vítimas mortais.

16h35 - Surto em Torres Vedras. O surto de Covid-19 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), com 18 doentes e nove profissionais infetados, está "a caminho do controlo", disse hoje o delegado de saúde.

16h31 - A Catalunha reportou esta segunda-feira 300 novos casos de infeção pela Covid-19, reporta o El País. O presidente da região confinou, no passado dia 4, cerca de 200 mil pessoas devido ao aumento de casos na região.

16h23 - Regresso à normalidade? O diretor-geral da OMS disse hoje que o regresso à normalidade "não acontecerá num futuro próximo" e que é necessário "encontrar uma situação sustentável" em que seja possível controlar o vírus sem que as vidas parem por completo ou que se passe "de um confinamento para o outro".

16h18 - Incidência em Lisboa. A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que a taxa de incidência da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresenta uma tendência decrescente, mas alertou que ainda é cedo para tirar conclusões.

16h06 - 'Objetivo Fome Zero'. O programa do 'Objetivo Fome Zero até 2030' está em risco, denunciou hoje a ONU num relatório, indicando que quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019 e alertando para o impacto este ano da pandemia de Covid-19.

15h54 - No entanto, Tedros Adhanom aponta que "as ações de muitos governantes e cidadãos não refletem" a gravidade da situação e que sem medidas de controlo e supressão adotadas a nível governamental e em colaboração com as populações, a pandemia "só vai ficar pior e pior e pior". "O único objetivo do vírus é encontrar pessoas para infetar", vincou.

15h46 - Conferência OMS. Na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no Mundo, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que este domingo foram reportados 230 mil novos casos de Covid-19 e que "quase 80% foram reportados em 10 países, sendo que 50% são provenientes de apenas dois".

"Deixem-me ser franco, demasiados países estão a ir na direção errada", alertou, relembrando que a "Covid-19 continua a ser o inimigo público número um".

Pode acompanhar aqui o briefing

15h38 - O uso de máscara para travar a propagação da Covid-19 será obrigatório a partir de quarta-feira na província espanhola da Andaluzia, à exceção das famílias, havendo sanções para quem não a utilizar, indicou hoje fonte oficial.

15h25 - Perigos do calor. A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou hoje para os perigos do calor que se vai fazer sentir esta semana, com um aviso especial para as crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos, por representarem grupos mais vulneráveis.

15h13 -  Governo melhora recolha de dados. As ferramentas utilizadas para analisar e tratar os dados relativos aos infetados com Covid-19 estão a ser alvo de uma "intervenção profunda" para reduzir a "possibilidade de erros", disse hoje o secretário de Estado da Saúde.

15h12 - Atualização DGS. Oito em cada vez profissionais de saúde infetados com Covid-19 já recuperaram, segundo um balanço feito hoje pelo secretário de Estado da Saúde, que aponta para um total de 3.280 infetados já recuperados.

Boa tarde. Pode recordar aqui o registo anterior sobre todas as incidências do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório